Existe uma infinidade de produtos estéticos para alcançar a beleza ideal, sendo o óleo de macadâmia um desses ingredientes milagrosos.
Sua extração, feita da noz de macadâmia, é realizada diretamente da Austrália, terras que levam a sério a beleza da mulher. Visualmente, o líquido é muito semelhante ao azeite, mas, não se engane, as diferenças estão diretamente relacionadas à sua propriedade.
Seja para o cabelo, para a pele ou, até mesmo, para a alimentação, o óleo de macadâmia é muito saudável. Ingerir o conteúdo extraído da noz pode abaixar o colesterol, porque não há presença de muita gordura. Já para os tecidos da pele, seu maior ponto forte está no antienvelhecimento.
Portando, chega de conversa, e saiba mais o porque desse fruto ser tão importante para a saúde no geral!
O que é o óleo de macadâmia?
A árvore que dá origem ao fruto, onde é feito a extração do óleo de macadâmia, pode ser conhecida por várias nomeações. Seja Macadâmia (que significa óleo bom) ou Queensland, o fato é que este líquido é muito visado pela indústria cosmética graças as sua propriedades. Não é por menos, já que seu poder restaurativo é impressionante.
A princípio, o conteúdo é fonte de fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Ou seja, uma bomba nutritiva com fortes presenças proteicas. O baixo teor de gordura é sua principal peculiaridade, porque pode estar tranquilamente aderida na dieta. Além disso, há ainda ômega 9 e 7 em sua composição, ácidos graxos indicados no combate da osteoporose, ou até mesmo na prevenção à diabetes tipo 2.
Outra ação importante é a ação antioxidante, porque é a partir dessa função que acontece a oxigenação das células. Para a pele, este efeito é muito importante, pois estimula a renovação das células, impedindo o envelhecimento. A reação química não é menos importante para o cabelo, pois produz o mesmo efeito revitalizante.
Benefícios para o cabelo
Este óleo é muito usado em hidratações capilares, e está em muitas composições de produtos estéticos para o cabelo. Portanto, quer ter os fios macios, fortes e brilhantes, é só apostar no uso rotineiro do óleo de macadâmia. Não é à toa que ele está no top 10 dos líquidos oleicos mais indicados no tratamento capilar. Veja quais são os benefícios do produto:
Hidrata e dá brilho
Além do ômega 6 e 7, há ainda grande abundância do ômega 3 e 6. São essas substâncias que trazem, acima de tudo, o efeito macio e hidratado dos fios de cabelo. O óleo de macadâmia, como mencionado acima, é fonte de gorduras saudáveis e é através dessa propriedade que os cabelos se beneficiam na hora da hidratação. Portanto, não tenha dúvidas, aposte fundo nessa substância.
Estimular o crescimento
Quer ter cabelos longos, forte e cheios de vida? Não perde tempo então, menina! Porque o óleo de macadâmia vai te proporcionar esse efeito mais rápido do que você imagina. A ação antioxidante impede oxidação das células capilares. Isto é, a ação dá espaço para que haja a renovação das novas células, dando maior probabilidade de crescimento.
Barreira protetora
Sabe quando os cabelos ficam ressecados após tratamentos químicos, ou procedimentos térmicos muito intensos como escovas e chapinhas? Pois bem, o óleo de macadâmia é bastante indicado para ser usado antes dessas interferências mais agressivas para os fios. As substâncias protegem a camada protetora dos fios. Tudo isso sem deixar aquele aspecto oleoso, indesejado quando se usam os óleos.
Outra informação valiosa quanto ao produto, é que ele não se limita a proteção contra processos químicos. Em segundo lugar, ele também é um ótimo protetor solar. Após absorvido pelo cabelo, não há agentes exteriores que irão danificar os seus fios, pois estarão extremamente revestidos e protegidos.
Benefícios do óleo de macadâmia para a pele
Posto que seus benefícios atingem todas as áreas do corpo, a pele não fica para traz com o uso do óleo de macadâmia. As peles secas e frágeis são as principais beneficiadas das substâncias da extração das nozes australianas. Portando, fique por dentro da sua ação epidérmica e passe a utiliza-lo com o intuito de trazer de volta o seu bem mais precioso: a saúde!
Antienvelhecimento
Aplicar diretamente o óleo na pele é eficaz contra o envelhecimento da pele. Isso porque, o estresse oxidativo provado nas células é combatido, beneficiando os poros, a reposição das células e a oxigenação do poros. Por consequência, a penetração dos agentes hidratantes e das vitaminas na pele é certa.
Em outras palavras, a oxigenação das células e a produção de radicais livres impedem o aparecimento das famigeradas rugas.
hidratante para os lábios
Todos nós sabemos o quanto incomoda ficar com os lábios ressecados, princialmente em regiões de clima seco. Portanto, uma outro dica, além do bom e velho cacau, é apostar no uso do óleo de macadâmia para hidratar a boca. As rachadura e as sensações do ressecamento vão para o espaço com o uso do óleo.
Óleo de macadâmia na alimentação
São inúmeros os benefícios do óleo de macadâmia na alimentação. As principais influências positivas estão na diminuição do colesterol e na prevenção contra diabetes tipos 2, – graças ao controle da glicemia. Além disso, um outro importante efeito é no controle da pressão arterial, ou seja, contra a hipertensão. É fácil aderir ao uso na dieta.
O óleo de macadâmia pode substituir, por exemplo, o azeite da salada, podendo ser usado diariamente. Em síntese, não há limitações para implementação do ingrediente. Nesse sentido, outra maneira de usar é em pratos doces e também salgados. Seu aroma e seu sabor são marcantes e muito gostosos. Portanto, fica aqui uma dica para usar a macadâmia no seu lanche da tarde:
MOQUECA DE CAÇÃO
Está dica é altamente saudável pelo simples fato de substituir o óleo comum pelo óleo de macadâmia. A preferência pela carne branca também é um fator relevante. Portanto, dê só uma olhada na receita e invista na sua saúde.
Ingredientes
- 500g de cação
- 2 tomates cortados em rodelas
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 1 dente de alho picado
- suco de 1 limão
- 100ml de óleo de macadâmia
- 50g de extrato de tomate
- coentro picado a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Usando o sal, a pimenta e o suco do limão tempere o cação e deixe descansado por pelo menos 30 minutos. Este procedimento irá fazer com que o tempero seja mais absorvido pela carne. Em uma panela coloque metade do óleo de macadâmia juntamente com o alho picadinho, metade da cebola e metade do tomate em rodela, coentro e o cação.
Espere dar uma dourada nos ingredientes e na sequência despeje as outras metades dos ingredientes anteriores, principalmente o óleo de macadâmia. Deixe cozinha em fogo baixo por 20 minutos e sirva. Esta receita rende cerca de 4 poções.
Por fim, saiba mais sobre os benefícios dos óleos em Óleos de cabelo – 7 melhores para manter os fios hidratados e nutridos
Fontes: ecycle, Tua Saúde, Dicas de Mulher, Big 1 News, Natum Cosméticos, Gaúcha ZH.
Fontes das imagens: Big 1 News, Acorda, bonita, Carreira Beauty, Vix, Magazine Luiza, Dr. Juliano Pimentel, Boa Forma, Dr Carla Bortoloto, Mercado Livre, GShow, Nit, Remedias and Herbs.