Dicas & Truques

Panela de pressão – Com funciona, como usar, cuidados e receitas

A panela de pressão ainda pode dar medo em muita gente, mas se usada da forma certa, esse utensílio pode te ajudar muito na cozinha.

Atualizado em 07/08/2020

A panela de pressão é um utensílio indispensável em qualquer cozinha. No entanto, mesmo sendo muito prático, a panela de pressão ainda é um tabu para muita gente que tem horror a usar esse utensílio. O que é compreensível, já que ela pode ser muito perigosa.

Mas, não precisa ser temida. Se usada corretamente, a panela de pressão é muito segura e pode ser uma verdadeira ajuda na hora de preparar os mais diversos pratos.

Isso mesmo, além de acelerar o preparo dos alimentos, a panela de pressão também é um acessório muito versátil. Sendo assim, pode ser usada de diversas formas para o preparo dos mais variados alimentos.

Além disso, a panela de pressão também é muito econômica, já que diminui o tempo de cozimento dos alimentos. O importante é ter uma panela de boa qualidade, manter a sua manutenção em dia e usá-la seguindo as instruções de fabricação. Fazendo tudo isso, não há o que temer.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre a panela de pressão, desde o seu funcionamento até como usá-la da forma certa. Além de algumas dicas de pratos especiais usando o utensílio.

Panela de pressão

Panela de pressão - Com funciona, cuidados e dicas de como usar
Clock

Embora seja muito comum em toda cozinha, a panela de pressão ainda pode ser uma questão para muita gente. Como usar corretamente é uma das dúvidas mais recorrentes sobre essa panela. Até porque ela pode ser perigosa, já que é atribuída a explosões e queimaduras na cozinha.

Mas, na verdade, é muito fácil usá-la e ela pode ser muito útil na cozinha. A sua principal utilização é para agilizar o preparo dos alimentos. Ela é comumente usada para cozinhar grãos e carnes, tornando o preparo das refeições muito mais rápido e prático. Além de ser muito econômica, já que gasta menos energia ou gás, justamente por ficar menos tempo no fogo.

Porém, além do tradicional, essa panela também pode ser usada de outras formas. Por exemplo, você sabia que dá para fazer churrasco na panela de pressão? O ponto principal é saber como ela funciona. A partir disso, fica mais fácil usá-la e evitar possíveis acidentes.

Como funciona a panela de pressão

Panela de pressão - Com funciona, cuidados e dicas de como usar
Cozinha Técnica

A panela de pressão funciona aprisionando os vapores no seu interior. Com isso, a pressão interna aumenta e, consequentemente, a temperatura também. Desse modo, a água aumenta o seu tempo de ebulição para mais de 100 graus centígrados, e assim cozinha os alimentos mais rápido do que uma panela comum.

Então, para que os vapores fiquem presos no seu interior, a panela precisa estar bem fechada e com a borracha de vedação em bom estado, para que nenhum vapor escape. Além disso, a trava de segurança na alça também deve ser colocada corretamente, para não correr o risco de se soltar, abrindo a tampa e causando um acidente.

E, para que os vapores internos não ultrapassem o espaço disponível dentro da panela – o que poderia resultar em uma explosão -, existe a válvula com pino. Esse pino, que fica na tampa, funciona como uma espécie de peso, que controla e mantém a pressão dentro da panela constante.

Inclusive, esse pino que causa medo em muita gente. Quando ele começa a chiar e a soltar fumaça, pode assustar quem está cozinhando. Mas, isso é sinal de que a panela está funcionando bem. Inclusive, isso significa que o pino está liberando o excesso de vapor de dentro da panela, para controlar a pressão.

Como usar a panela de pressão

Panela de pressão - Com funciona, cuidados e dicas de como usar
Casamarela

Antes de usar a sua panela de pressão, a primeira coisa a se fazer é observar se ela tem uma marcação do nível máximo. Se tiver, é até essa marcação que você pode encher a panela.

Caso não tenha essa marca, o ideal é encher apenas 2/3 da panela para que seu uso seja seguro. Então, sabendo disso, já pode começar a utilizar a sua panela de pressão sem medo.

A seguir, temos outros passos e cuidados que podem ajudar você a perder o medo do utensílio e aproveitá-lo melhor:

  1. Primeiramente, coloque os alimentos dentro da panela. O ideal é usar água ou outro líquido para o cozimento e para que a panela funcione corretamente.
  2. Em seguida, tampe bem a panela. Ou seja, se certifique de que a borracha está bem colocada.
  3. Leve ao fogo alto até começar a ferver, que é quando o pino começa a chiar, indicando que a panela pegou pressão.
  4. Então, abaixe o fogo e deixe cozinhar pelo tempo indicado para cada tipo de alimento.
  5. Após esse tempo, desligue o fogo e espere esfriar para sair toda a pressão. Se preferir agilizar o processo, você pode colocar a panela embaixo da torneira para a pressão sair mais rápido.
  6. Só abra a panela quando toda a pressão tiver saído. Para saber isso, é só notar quando o pino abaixar e não fazer mais barulho quando você encostar nele. Isso significa que toda a pressão saiu e que você pode abrir a panela normalmente, sem riscos de acidente.

Cuidados ao usar a panela de pressão

Panela de pressão - Com funciona, cuidados e dicas de como usar
Review Box

Antes de mais nada, é preciso escolher uma panela de pressão de qualidade. E isso não é difícil, porque existem diversas marcas boas no mercado. É só escolher uma já que você já confia.

Além disso, é imprescindível verificar se o produto tem o selo de qualidade do INMETRO. Isso é a garantia de que a sua panela foi feita respeitando todas as normas de segurança.

Por fim, basta seguir alguns cuidados básicos e a sua panela será a sua melhor amiga na cozinha.

  • Primeiro de tudo, jamais abra uma panela de pressão sem ter certeza de que retirou toda a pressão interna.
  • No caso de o pino da válvula parar de chiar, enquanto a panela estiver no fogo, é sinal de que ela não está funcionando corretamente. Na maioria das vezes, o pino pode estar só mal encaixado. Se for este o caso, basta ajustar o pino e levar a panela de novo ao fogo.
  • Após o uso, lave bem a panela e todas as suas partes, incluindo o pino e a borracha. Isso é essencial para o seu bom funcionamento, já que alguma sujeira pode atrapar a vedação ou o controle da pressão.
  • Esteja sempre atenta à borracha e garanta que ela esteja em bom estado. Isso porque uma borracha seca ou quebradiça pode ser perigosa. Sendo assim, o ideal é trocar a borracha da sua panela sempre que necessário.
  • A panela de pressão é um utensílio como qualquer outro, que fica velho e estraga. Então, quando notar mal funcionamento, é hora de trocar por uma nova.

Receitas na panela de pressão

E para finalizar, algumas receitas do que você pode fazer na panela de pressão além de cozinhar feijão. Confira:

Churrasco

Panela de pressão - Com funciona, como usar e cuidados necessários
Receitaria

Quem diria que daria para fazer churrasco na panela de pressão!? Mas, é possível sim. E é bem mais simples do que parece.

Para isso, basta colocar cerca de 30% do peso do alimento de carvão, no fundo da panela. Em seguida, envolva a carne, peixe ou vegetal já temperado em um papel alumínio e faça alguns furos com o garfo, para deixar a fumaça entrar.

Por fim, leve ao fogo. O tempo de preparo varia de acordo com o tipo de alimento e o peso.

Você pode assar filé ou costela, peixe e até vegetais nesse esquema. Um quilo de costela bovina, por exemplo, leva, em média, 50 minutos para assar. Já vegetais são bem mais rápidos, cerca de 6 minutos; e peixes, entre 8 e 12 minutos.

Frango desfiado

Panela de pressão - Com funciona, como usar e cuidados necessários
Tô Bem Na Cozinha

A panela de pressão pode ser usada para fazer um frago desfiado, delicioso e muito prático. Para isso, coloque o peito de frango com o temperos de sua preferência na panela, cubra com água e cozinhe normalmente.

Em seguida, retire o caldo deixando apenas o frango na panela. Feche e chacoalhe bem. Desse modo, o frango irá desfiar facilmente com o movimento. Muito simples e rápido.

Ossobuco na pressão

Panela de pressão - Com funciona, como usar e cuidados necessários
Cozinhando

A panela de pressão é uma ótima opção para cozinhar carnes mais duras, como o músculo, por exemplo. Inclusive, essa carne fica muito boa quando cozida com legumes.

Uma dica é selar a carne, passando na farinha de trigo. Depois, reserve e refogue o alho, cebola e temperos com extrato de tomate e acrescente a carne. Cubra com água e cozinhe por cerca de 40 minutos. Você ainda pode usar o caldo para servir com risoto, polenta e até purê.

Batatas assadas

Panela de pressão - Com funciona, como usar e cuidados necessários
Piteisdadinha

Para fazer batatas assadas rapidamente, sem brasa, a panela de pressão é a solução. Lave bem as batatas e depois as coloque no fundo da panela. Cubra tudo com bastante azeite, tempere com sal e ervas, e feche a panela.

Nesse caso, não é necessário água, o líquido da própria batata irá auxiliar no seu cozimento. Depois que pegar pressão, conte 8 minutos e já pode desligar o fogo e retirar o vapor, e está pronta para servir.

Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também como suas panelas podem influenciar na sua saúde.

Fontes: COMBRASIL Aqui na Cozinha Bom Gourmet

Imagem destacada: Almanaque da Mulher 

Imagens: Cozinha Técnica Clock Review Box Casamarela Piteisdadinha Cozinhando Tô Bem Na Cozinha Receitaria