Sendo confundido algumas vezes com o papel vegetal, o papel estilo manteiga tem tipos diferentes de finalidade. Ele é direcionado para receitas culinárias, já que sua camada de cera não permite que os alimentes grudem.
Com sua superfície antiaderente, possui cor de leite e é levemente transparente. É vendido em rolos, e tem acabamento em cera, o que o faz altamente resistente ao calor, ou seja, pode ser usado em receitas que necessitam usar o forno.
Para ser produzido, o papel estilo manteiga é consistido, principalmente, em passar as folhas de celulose em uma solução de ácido sulfúrico, para que ele seja ainda mais resistente. Em seguida, ele passa por processos de lavagem e secagem, tudo isso antes de ir para o comércio.
Para que serve e utilidades do papel manteiga
É descartável, porém, muito útil. Apresenta várias vantagens, como por exemplo, cobrir fundos de forma para assar bolo, uma vez que para desinformar será muito mais fácil.
Ele também serve para preparar biscoitos, sejam eles de qualquer tipo. Ele criará uma superfície antiaderente para impedir que os biscoitos grudem na assadeira. Além disso, pode ser usado também como um saco de confeiteiro improvisado.
Comparando o papel estilo manteiga com o papel alumínio por exemplo, tem muito mais benefícios. Ele protege produtos como o óleo, manteiga ou azeite, além de cobrir assados salgados, funcionando como um embrulho que vai ao forno com peixe e legumes, além de também poder ser utilizado no microondas. Além disso, a sua degradação é muito mais rápida que o alumínio.
Ele também pode se aplicar na confecção da milenar arte japonesa, como por exemplo, origamis, que podem formar animais, flores ou objetos. Cuidado para não confundir o papel de manteiga, existem vários parecidos, como o papel encerado ou o sulfurizado. Entretanto, são utilizados com outras finalidades.
Utilidades
Confira algumas utilidades para que o papel estilo manteiga seja utilizado e se surpreenda com sua funcionalidade:
Funil improvisado
Bastando apenas cortar um pedaço de papel, o enrolando como cone, deixando uma abertura na ponta. Ele pode ser usado para ingredientes líquidos e sólidos.
Torneiras brilhantes
Esfregando o papel sobre a torneira, vai permitir que seja criado uma fina camada de cera, facilitando o deslize da água, sem que as manchinhas de marca d’água apareçam.
Sem respingos no microondas
Se você não tiver com o que cobrir o seu alimento na hora de usar o microondas, basta colocar uma folha de papel manteiga sobre o recipiente. Vai evitar respingos do alimento enquanto estiver esquentando.
Fim da poeira
Para evitar acúmulos de poeira em cima de armários de cozinha, por exemplo, basta forrar com o papel. Trocando de um tempo para outro.
Objetos emperrados
Muito útil para portas que emperram, ou até mesmo para a cortina que não desliza da forma correta ao ter que utilizar. Basta esfregar o papel na região emperrada, o que vai permitir criar uma camada lisa, de forma que deslize mais facilmente.
Forre gavetas
Ele também pode ser utilizado para forrar gavetas, com a mesma finalidade dos armários e geladeiras.
Embrulhar tecidos
Fazendo isso, visto que ele evita que tecidos delicados, além disso também evita que fiquem amarelados ou desbotados.
Proteja tábuas de cortar e recipientes de madeira
Bastando apenas passar o papel nas peças, você, por conseguinte, os mantém em boas condições.
Tampa de garrafa
Uma vez que, se a rolha da sua garrafa de vinho sumiu, molde um pouco do papel para tampar a garrafa.
Evite que a tinta endureça
Antes de fechar uma lata de tinta, ponha uma folha acima do líquido para evitar que essa crosta endureça. Também serve para embrulhar pincéis, evitando assim também, o endurecimento.
Esfregue no zíper
Para evitar que o zíper emperre, basta esfregar a folha nos dentes do zíper.
E então? Gostou da matéria? Então, confira também: Como fazer chocolate – Receita para ao leite e amargo + dicas
Fontes: Scarcelli, Tudo gostoso, Abril
Imagem de destaque: Mercado Livre