Dicas & Truques

Vanish caseiro: faça seu próprio tira manchas em casa

Que tal economizar e fazer seu próprio produto tira manchas em casa? Aprenda a fazer seu próprio Vanish caseiro, com apenas quatro ingredientes:

Atualizado em 10/10/2018

Quando o assunto são manchas, não adiante, o campeão de vendas, com toda a certeza, é o Vanish. Mas, embora seja muito bom para o tecido e realmente cumpra com o prometido, o tira manchas Vanish costuma ter um preço salgado, se comparado a outros produtos similares.

Agora, se você gosta do poder tira manchas de Vanish e, mesmo assim, quer gastar pouco, essa matéria vai ser um presente em sua vida. Isso porque, embora pareça bom demais para ser verdade, é possível fazer uma versão caseira de Vanish com pouquíssimos ingredientes, sabia?

E, se você está aí, tentando imaginar se isso funciona mesmo, nós temos a resposta na ponta da língua: SIM! O tira manchas caseiro é feito a partir da mistura de produtos fáceis de serem encontrados e muito baratos, que naturalmente ajudam na faxina e na lavagem de roupas, mas que juntos têm esse poder de limpeza potencializado.

Soap powder measure

Mas o melhor de tudo é que é bem possível que você tenha, se não todos, boa parte dos produtos em casa. Quer ver?

Fórmula do Vanish caseiro:

150ml de água oxigenada 30%
7 colheres (sopa) sabão em pó.
7 colheres (sopa) de Bicarbonato de sódio
5 ml de Amaciante

Para fazer, é só colocar todos os ingredientes em um recipiente de boca larga, como um pote ou mesmo uma embalagem usada de Vanish. Então, misture bem com uma espátula, até que adquira uma consistência pastosa. Você pode até diluir um pouco com água, se quiser um produto menos agressivo.

OBS: Lembre-se de guardar essa mistura em um recipiente escuro e em local protegido da luz do sol.

1

Como usar?

Não tem mistério nenhum na utilização do Vanish caseiro. A medida ideal é usar 5ml da mistura para cada 10 kg de roupas, mais ou menos. Se, no entanto, a mancha foi mais difícil de sair, vale aplicar algumas gostas do produto diretamente no pano e deixar agir por 5 minutos, antes de lavar.

Por que o Vanish caseiro funciona?

Ao contrário de muitas misturas preparadas em casa, de forma aleatória, o Vanish caseiro é composto de produtos com funções específicas e, por isso, funcionam tão bem juntos. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é ótimo para limpar a sujeira e realçar a cor branca. Já, o amaciante, garante maciez e perfume.

2

Enquanto isso, a água oxigenada é perfeita para a retirada de manchas e não estraga os tecidos. O sabão em pó, claro, tira a sujeira grossa das roupas.

Viu, como tudo combinado é potente? Depois nos conte como funcionou seu Vanish caseiro!

E, por falar em “fazer em casa”, você pode gostar de ler também: Como fazer xampu, pasta de dente e desodorante em casa.

Fonte: Show de Dicas

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf