Maternidade

Chances de engravidar – Fertilidade e fases da vida

A fertilidade da mulher está diretamente ligada com as fases da vida, e assim as chances de engravidar vão diminuindo com o tempo.

Atualizado em 13/06/2020

Hoje em dia, uma boa parcela das mulheres estão priorizando outras coisas na vida, além da maternidade. Assim, muitas estão preocupadas em estudar, construir uma carreira, ter estabilidade financeira e emocional, e encontrar um parceiro ideal para então constituir uma família. Contudo, isso pode levar tempo e variar de mulher para mulher. Mas, o corpo feminino está constantemente mudando, e isso influencia diretamente nas chances de engravidar em diferentes fases da vida.

E isso levanta uma série de questionamentos para as mulheres, principalmente em relação a melhor idade para engravidar. Isso envolve um planejamento, esse que deve levar em consideração todas as conquistas almejadas até certa idade, e as chances de engravidar nessa fase. Biologicamente falando, o corpo da mulher está propício a engravidar desde a puberdade, mas a fase ideal seria por volta dos 18 anos. Mas como sabemos, nessa idade, nem todos as mulheres estão preparadas para ter um filho.

E uma coisa é fato, o tempo não é o melhor amigo da fertilidade feminina. Sendo assim, quanto mais tempo se passa, menores serão as chances de engravidar naturalmente. Por isso, hoje iremos entender melhor como isso funciona nas mulheres em diferentes fases da vida.

Chances de engravidar

Chances de engravidar - Como é a fertilidade da mulher durante as fases da vida
Evolua Saúde

De modo geral, uma mulher com menos de 30 anos de idade tem cerca de 20% de chances de engravidar por mês. Ou seja, não é algo tão fácil de acontecer como todo mundo imagina. Desse modo, para uma mulher engravidar naturalmente, depende de uma série de fatores.

Como a gravidez acontece através do encontro entre o espermatozoide e o óvulo, a concepção só acontece quando a mulher está no seu período fértil. Ou seja, quando o óvulo está preparado para a fecundação.

Sendo assim, mulheres em idade fértil até os 30 anos, que tem ciclos menstruais regulares, não faz o uso de nenhum método contraceptivo, e tem relações sexuais regulares, as chances de engravidar ficam em torno de 15 a 20% por mês. Para se ter uma ideia das chances de engravidar nesse caso, a cada 10 mulheres que preenchem esses requisitos, apenas duas delas engravidariam.

Ovulação

Chances de engravidar - Como é a fertilidade da mulher durante as fases da vida
Tabela Chinesa

A chamada ovulação é processo de amadurecimento e liberação do óvulo, que acontece todos os meses. Esse processo é essencial para a gravidez, já que sem ele não há fecundação.

A ovulação começa no momento em que a mulher atinge a sua fase fértil, que geralmente ocorre a partir dos 13 anos, e vai até a menopausa, que encerra a fase reprodutiva da mulher. O início da menopausa pode variar muito de mulher para mulher, mas geralmente ocorre em algum momento entre os 40 e 50 anos.

Durante toda a fase reprodutiva da mulher, ela amadurece ao menos um óvulo para ser fecundado por mês. E esse processo acontece durante o intervalo entre uma menstruação e outra. Que no caso de mulheres com o ciclo regular, esse intervalo pode durar 28 dias.

Período fértil

Chances de engravidar - Como é a fertilidade da mulher durante as fases da vida
Dra. Cegonha

O período fértil, como o próprio nome sugere, é o período em que o óvulo está mais propício a ser fecundado. Assim, é o intervalo do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar.

É durante o período fértil que os hormônios da mulher ficam à flor da pele, aumentando a sua libido. Desse modo, o útero e todo o corpo se prepara para receber a fecundação.

Então, como todo ciclo começa com a menstruação, para saber o período fértil é preciso contar 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Desse modo, os 3 dias antes e os 3 dias depois dessa data correspondem ao período fértil da mulher. Assim, a mulher tem 6 dias por mês de período fértil.

Chances de engravidar em cada fase da vida

Chances de engravidar - Como é a fertilidade da mulher durante as fases da vida
Bebê

Sabendo disso, vamos conhecer quais são as reais chances de se engravidar em cada fase da vida.

Gravidez aos 18 anos

Considerando as questões biológicas do corpo feminino, aos 18 anos é a fase ideal para a mulher engravidar. Isso porque, a fertilidade está muito alta, a mulher não conta com problemas de saúde e tudo contribui para uma gravidez saudável.

Devido a quantidade de óvulos ainda ser alta, as chances de engravidar também são mais altas, cerca de 20% por mês. Isso porque a fertilidade da mulher está diretamente ligada a idade. E isso está intimamente relacionado ao estoque de óvulos da mulher. Quando uma menina nasce, ele tem cerca de 2 milhões de óvulos. Durante a sua vida, essa quantidade vai diminuindo consideravelmente, tanto que na fase da puberdade, ela tem apenas 400 mil óvulos.

Gravidez aos 25 anos

Por volta dos 25 anos de idade, as chances de uma mulher conseguir engravidar ainda são altas. Isso porque ela continua na fase alta de fertilidade, essa que se estende até os 30 anos. Até essa idade, o corpo da mulher ainda mantém condições ideias para manter uma gestação.

Portanto, as chances de engravidar são de cerca de 18% por mês. Isso é equivalente a 85% de chances de engravidar durante um ano. Obviamente, mantendo relações sexuais regulares, e não utilizando nenhum método contraceptivo, como camisinha ou anticoncepcional.

Gravidez aos 30 anos

Como já mencionado anteriormente, o período de alta fertilidade da mulher vai até os 30 anos. Contudo, as chances de engravidar já começam a diminuir consideravelmente após essa idade. E isso fica ainda mais evidente depois dos 35 anos.

Desse modo, entre os 31 e 35 anos, as chances de engravidar caem para 15% ao mês, totalizando 80% de chance de engravidar em um ano. Já a partir dessa idade, a probabilidade cai ainda mais, chegando a 9% de chances, e 50% em 12 meses de tentativa.

Gravidez aos 40 anos e mais

Como visto anteriormente, o fim da fase fértil da mulher, a chamada menopausa pode acontecer em algumas mulheres a partir dos 40 anos. Sendo assim, a partir dessa idade, uma gravidez já pode ser considerada de risco, uma vez que as chances de engravidar são muito pequenas. Aos 40 anos, as chances de engravidar são as mesmas que com 35 anos, ou seja, 9% ao mês.

Já entre os 41 e 42 anos, a probabilidade de gestação cai para 4% em um mês, e 20% no ano. A partir disso, entre os 43 e 45, as chances são ainda menor. E chagam a apenas a 0,2% por mês, e 1% em um ano de tentativas.

Contudo, apesar de ser mais difícil engravidar nessa faixa etária, ainda é possível, se atentando a alguns riscos. Enquanto as probabilidades são baixas, existem ainda os métodos de reprodução assistidas que podem ajudar nesse processo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conhecer testes de gravidez caseiro.

Fontes: Pró Criar Clínica GeraViva Bem  Unimed Fortaleza 

Imagem Destacada: Bebê 

Imagens: Dra. Cegonha Bebê Tabela Chinesa Evolua Saúde