Teste de farmácia: como funciona? Ele é realmente confiável?

É só fazer xixi e esperar por alguns minutos para saber se está grávida ou não. Mas, você sabe como funcionam o teste de farmácia? Ele é mesmo confiável?

Um dos métodos mais fáceis de descobrir se está grávida ou não é fazendo o teste de farmácia. Como você já deve saber, ele é bem fácil e tudo o que você precisa fazer é expô-lo ao xixi e esperar alguns minutos.

E, por mais que as pessoas ainda confiem mais no exame de sangue, especialistas garantem que o teste de farmácia tem eficiência superior a 99%.

Isso acontece porque o exame mede, na verdade, o que os médicos chamam de beta HCG, que se trata da fração do hormônio gonadotrofina ceriônica humana (HCG), produzido durante a gravidez.

HCG

Conforme especialistas, é esse hormônio que dá origem à placenta, à medida que a gravidez vai se desenvolvendo. Ele já é detectável na urina, assim como no sangue, a partir do momento em que a o embrião é implantado no útero, ou seja, cerca de cinco dias depois da fecundação.

Depois disso, sua quantidade desse hormônio no organismo da grávida dobra a cada 48 horas. Por exemplo, no final da 3ª semana de gravidez, o hormônio costuma estar em 15mUI/mL e sobre para cerca de 30mUI/mL depois de dois dias.

Embora essa quantidade possa variar um pouco de acordo com cada mulher, no final da 5ª semana o os níveis de beta HCG ultrapassam os 1000mUI/mL.

Como funciona o teste de farmácia?

Agora, se você está se perguntando como aquele simples teste de farmácia pode detectar esse hormônio na urina, fique sabendo que o mecanismo é até engenhoso. Na verdade, o que acontece é que esses testes de gravidez comprados na farmácia contam com uma fita de papel que contém anticorpos detectores do hormônio que comentamos acima.

Quando ele é encontrado na urina, o teste de farmácia denuncia sua presença por meio de símbolos, que podem ser “+ ou -” ou somente fitas paralelas. No caso dos testes digitais o resultado é mais claro, aparecendo no visor as palavras “Grávida” ou “Não Grávida”.

No caso do teste das fitas, como você vê na imagem, quando o mostrador indica apenas uma listra quer dizer que o teste deu negativo e que você não está grávida. Quando a segunda listra aparece, significa que você está esperando um bebê.

Resultado incerto

Existe também a possibilidade da segunda listra aparecer, mas bem fraquinha. Nesse caso, significa que você pode estar grávida, mas que a gestação está bem no comecinho.

Se isso acontecer ou se você, por algum motivo, ainda ficar na dúvida; o mais indicado é que se repita o teste entre dois a sete dias. Como os níveis de HCG sobem muito rápido na gravidez, depois desse intervalo o resultado vai ser mais consistente.

Mas, é bom ficar alerta. Caso você não tenha outros sintomas de gravidez, ao não ser o resultado positivo de um teste de farmácia, fique atenta e vá a um médico. O hormônio HCG também pode ser produzido por alguns tumores de ovário, pode ser injetado como método de emagrecimento e pode ainda fazer parte de alguns tratamentos de fertilidade.

O teste de farmácia é confiável?

Falando sobre a eficácia dos testes de farmácia, qualquer um deles dá um resultado bem confiável a partir da 4ª semana que gestação.

Se sua gravidez é planejada, por exemplo, e você quer saber se já chegou esse período para fazer o teste, você pode contar quatro semanas depois do primeiro dia de sua última menstruação. Entretanto, se seu ciclo for irregular, você pode começar a fazer o cálculo cerca de 14 dias depois da provável concepção.

E, como nem sempre dá para garantir a eficiência do fabricante desses testes, o ideal mesmo é que você espere pelo primeiro xixi da manhã para fazer o teste de farmácia. Quem entende do assunto explica que nesse horário existe uma concentração maior de HCG na urina, o que garante um resultado mais certeiro.

Exame de sangue

Agora, sobre o exame de sangue que detecta a gravidez, que mencionamos no início, a eficácia é praticamente igual a de um teste de farmácia. A diferença, no caso, é que o exame é analisado em laboratório, o que permite quantificar com mais exatidão o HCG e determinar, em caso positivo, a idade gestacional verdadeira.

É exatamente por causa disso, aliás, que os médicos sempre pedem o exame de sangue, mesmo em casos em que a gravidez já esteja confirmada.

E então, conseguiu entender melhor o teste de farmácia? Você já utilizou algum deles? Sentiu dificuldade de interpretar o resultado? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários.

E, falando em testes de gravidez, além dos de farmácia, existem também esses outros testes que as pessoas juram ser eficientes: 5 testes de gravidez caseiros para acabar com a dúvida e +11 testes de gravidez caseiros e como você deve fazê-los.

Fonte: Bebe.com.br

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.