Maternidade

O que acontece quando deixamos o bebê chorar até dormir

Solução para uma boa noite de repouso ou fator estressante para os bebês? Entenda quais os riscos e benefícios do "treinamento do sono"

Hora de colocar o bebê pra dormir, você se despede e começa a imaginar que terá uma noite tranquila. Pouco tempo depois, ele começa a chorar. Essa é a realidade de muitos pais. Então, surge a dúvida: tranquilizar a criança ou deixar ela chorar até dormir sozinha?

Descubra quais são os melhores chás para dormir melhor.

A segunda opção é conhecida como ‘treinamento do sono’ e divide opiniões. Enquanto uns acreditam ser a solução para uma boa noite de repouso, outros defendem que esse é um fator estressante para os bebês. Sendo assim, vamos entender quais os riscos e benefícios de deixar o bebê chorar até dormir?

O que é o treinamento do sono?

Basicamente, o treinamento do sono é qualquer estratégia utilizada pelos pais para incentivar a criança a dormir à noite, seja por meio de rotina ou observando seus sinais de cansaço. No entanto, o ‘chorar até dormir’ está relacionado ao hábito de deixar a criança dormir sozinha. Ou seja, mesmo que um dos pais esteja presente, a criança deixa de ser alimentada e tranquilizada até que pegue no sono novamente.

Continua após a publicidade

Ao redor do mundo, essa prática é um pouco polêmica. No entanto, ‘chorar até dormir’ é uma opção bem aceita por famílias da América do Norte, Austrália e algumas partes da Europa. Do mesmo modo, nos Estados Unidos, 6 em cada 10 livros recomendam a técnica.

O que dizem os especialistas?

Pesquisadores de opiniões diversas não recomendam a intervenção no sono de bebês antes dos seis meses de idade. Bem como em bebês com temperamento sensível ou ansioso. Saiba quais são os principais cuidados no primeiro mês do bebê.

Continua após a publicidade

De acordo com estudos, a prática pode gerar resultados ruins. Entre eles, aumento do choro e desmame precoce. Confira dicas para facilitar o desmame. Além disso, em casos em que o responsável é muito ‘linha dura’, com o passar do tempo a criança pode apresentar problemas de conexão.

Quais são as reações esperadas?

Em bebês muito novos, deixar chorar até dormir pode ser psicologicamente prejudicial. Em outras palavras, crianças dessa idade não sabem se os pais apenas não estão no quarto ou nunca mais voltarão. Já os bebês mais velhos podem surpreender. Alguns pode chorar rapidamente, outros nem chorar, enquanto um terceiro grupo pode passar horas chorando, ao ponto de vomitar. Conheça os tipos de choro e como acalmar o bebê.

Continua após a publicidade

Rito de passagem necessário

Embora difícil de aplicar, o treinamento do sono baseado em deixar o bebê chorar até dormir é considerado importante para a maioria dos pais. Acima de tudo, eles entendem que a decisão não é apenas para que eles tenham uma boa noite de sono, mas para que seus filhos se desenvolvam. Saiba quais são os principais saltos e como funciona o desenvolvimento do bebê. Além disso, é possível começar por meios mais gentis, como ‘acampando no quarto’, para que seja menos doloroso para ambos.

Alívio ou estresse?

Outra dúvida é bastante comum relacionada ao assunto. Quando os bebês que foram ensinados a chorar até dormir simplesmente param de chorar, mas continuam acordando, o que isso quer dizer? Em suma, especialistas acreditam que os bebês têm alta capacidade de autorregulação. Ou seja, eles recebem a oportunidade para que se acalmem, já que entenderam que não adianta ‘pedir ajuda’ chorando.

Benefícios

Ainda que difícil, o treinamento que consiste em deixar o bebê chorando pode ajudar muito as famílias. Pesquisadores afirmam que mães de bebês que recebem esse tipo de treinamento apresentam menor propensão à depressão. Entenda o que é o Baby blues e sua diferença para a depressão. O mesmo vale para os pais, que se tornam vítimas de sintomas depressivos devido às noites mal dormidas.

Além disso, não só o bem-estar da família, bem como do bebê estão ligados à saúde mental dos pais. Manter-se saudável e eficiente é essencial para desenvolver esses papéis (maternidade/paternidade) e dar aos filhos o amor e os cuidados que eles precisam.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, é primordial que os pais sejam bem aconselhados quanto aos detalhes para que decidam se vale a pena ou não encarar os desafios. Isso porque muitas vezes eles nem sabem que a prática não funciona para todos os bebês. Do mesmo modo, pode ser preciso repeti-la várias vezes.

Por fim, deixar o bebê chorar até dormir ou atender ao choro é uma decisão exclusiva dos pais. Cada família deve procurar a melhor forma de enfrentar o problema e ver o que funciona dentro de sua realidade.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: 20 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda 

Fontes: BBC News, G1

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários