Maternidade

O que é Doula? Função, vantagens e reconhecimento profissional

O papel de uma doula é oferecer suporte emocional e físico para a mulher, isto durante o desenvolvimento do bebê, no parto e pós-parto.

Por Kariny Bianca

-

Você sabe o que é doula? Certamente, essa curiosidade já passou pela sua cabeça. De modo geral, a palavra Doula é de origem grega e significa “mulher que serve”. Basicamente, essa profissional é responsável pelo suporte físico e emocional da gestante – antes, durante e após o parto.

No entanto, nem sempre foi assim. Antigamente, as mulheres mais velhas da família é que faziam esse papel, na mesma época em que o parto era feito em casa. Portanto, é bem diferente do que acontece atualmente, já que os bebês nascem no hospital com a presença de um médico obstetra, uma enfermeira e o pediatra.

Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre o que as doulas fazem, suas vantagens e o reconhecimento profissional. Ademais, mesmo que o nome da profissão se remeta às mulheres, existem muitos homens que trabalham desempenhando essa função.

O que é Doula?

Como dito anteriormente, a doula é uma pessoa que encoraja, informa, conforta e tranquiliza a mulher durante todo o período de gestação. Antes de mais nada, esse serviço é primordial para o bem-estar da futura mamãe.

O que é Doula
Medium

No entanto, tudo começou quando a antropóloga americana Danna Rafael, utilizou o termo Doula, em 1973. A partir disso, a profissão começou a ser discutida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a estabelecer requisitos e exigir capacitação para os profissionais.

Nesse sentido, a doula oferece conforto físico com massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestões de posições e movimentos. Além disso, a profissional também tranquiliza a gestante com informações importantes, como termos médicos, procedimentos do parto e tudo o que pode acontecer.

Outro ponto é que a doula faz uma intermediação entre a gestante, a família, a equipe médica e todos os contatos que a mulher desejar. Ainda mais, a doula pode continuar prestando apoio no pós-parto, orientando a mãe com o recém-nascido e na amamentação.

Preparação do parto
As amigas do parto

Por outro lado, a doula não pode realizar procedimentos médicos, como aferir pressão, toques vaginais, monitoramento de batimentos cardíacos do bebê ou prescrever medicamentos. Até porque, esta profissional não substitui o médico e o acompanhante durante o parto.

Confira abaixo algumas funções da doula em diferentes períodos da gestação:

  • Durante a gestação: Informar a mulher e sua família sobre os processos da gestação, protocolos médicos e preparação da casa. Além disso, deve responder dúvidas e conversar sobre expectativas.
  • Parto: proporciona apoio emocional e físico com técnicas para alívio da dor e auxílio nas posições para nascimento do bebê. Ainda mais, a doula deve orientar o acompanhante sobre como ajudar no momento do parto.
  • Pós-parto: Esse momento a doula escuta e acolhe a mãe, ajudando a diminuir o estresse e o cansaço, como também orienta sobre a amamentação e cuidado do bebê.

Reconhecimento profissional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam o acompanhamento de doula para as gestantes. Isto porque, há comprovação científica de que a presença dessas profissionais diminuem em 50% os índices de cesáreas e reduzem em 25% o tempo de trabalho de parto.

Doulas
Governo Federal

Ao passo que, o suporte das doulas aumenta o conforto da mãe, combatendo a depressão pós-parto e qualquer tipo de complicação de origem emocional. No Brasil, a profissão consta na Classificação Brasileira de Ocupação, o que regulamenta a atividade com necessidade de certificados em cursos de até 200 horas. Para fazer a capacitação, o interessado não precisa ter formação na área da saúde.

Dessa forma, as doulas não tem treinamento técnico de medicina, por isso elas não substituem os profissionais de saúde especializados. Mesmo assim, são fundamentais no período gestacional, visto que elas fazem parte do momento do parto. Aliás, se você deseja encontrar uma doula, acesse o site Doulas do Brasil, assim localize uma pessoa da sua cidade.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Sexagem, o que é? Coleta, valores e tudo que você precisa saber

Fontes: Despertar do Parto, Pampers, Instituto Villa Mil e Bebê Abril

Imagens: Birth & Beyond, Medium, As amigas do parto e Governo Federal

Próxima página »

Escolhidas para você