Primeiramente, é importante ressaltar que as mangas bufantes não chegaram de repente. Na verdade, elas são usadas desde a geração dos anos 80, a geração do exagero fashion. E é exatamente por isso, que viemos falar sobre elas. Afinal, elas não só estarão no verão, como também no ano todo.
Acima de tudo, as mangas bufantes são aquelas mangas cheias, maiores, com tecidos abundantes nos braços, principalmente na parte de cima que são bem mais aparentes. Por isso, elas conseguem realçar o look por si só. Além do mais, são peças de roupas que combinam com diversos estilos e roupas.
Contudo, as mangas bufantes antigamente eram vistas como um detalhe exagerado, e extremamente aparente. Já nos dias atuais, elas são vistas como um detalhe estiloso, moderno, descontraído e descolado. Isto é, depende do estilo da roupa, pois existem algumas blusas com uma pegada mais romântica e discreta.
Popularização das mangas bufantes
Antes de mais nada, vale destacar que as mangas bufantes, historicamente falando, existem desde o século 19. Sendo mais específica, no século 19, na era vitoriana. Basicamente, essa época era marcada por vestidos cheios, espartilhos e anáguas.
Após esse período elas reapareceram na geração de 80 e agora no século 21. Sobretudo, as mangas bufantes aparecem hoje com uma leitura mais contemporânea e menos exagerada. E claro, como você já deve imaginar, na geração da informação, as coisas se popularizam em um piscar de olhos, e foi assim com as mangas bufantes.
Basicamente, hoje você não só as encontra em e-commerces, como também em lojas físicas e também no Instagram. Aliás, não podemos esquecer de citar as passarelas também, que inclusive, é o lugar que praticamente dita a moda. Até porque, se aparece em desfiles mais conhecidos, logo depois acaba virando tendência.
Quem pode usar mangas bufantes
Primeiramente, você pode usar o que você quiser e o que você se sentir confortável. Contudo, se você gosta de se antenar ao modelo do seu corpo, com roupas que valorizam suas curvas, nós iremos lhe falar algumas dicas. Como por exemplo, as mangas bufantes podem ser perfeitas para quem o corpo do tipo pêra, com quadris largos.
Até porque, as mangas bufantes focam o volume na parte superior do corpo. Desse modo, as mangas conseguirão equilibrar o volume do quadril, trazendo o foco também para os ombros. Contudo, nós indicamos que as demais peças sejam mais discretas, pois assim terá um equilíbrio.
Além das mulheres com quadris largos, as mangas bufantes são também recomendadas para as mulheres que tem o corpo do tipo ampulheta. Mas, antes de usar lembre-se de marcar a cintura. Pois assim as proporções do quadril e do ombro ficam evidentes. E ainda não escondem a cintura, a parte mais estreita do corpo.
Sobretudo, alguns estilistas afirmam que as mangas bufantes podem não fazer bem para as mulheres que tem o corpo em formato de triângulo invertido. Pois, elas já tem muito volume da parte superior do corpo, que são os ombros e peitos mais largos. Por isso, adicionar mais volume nessa região, pode ficar desproporcional.
Enfim, a principal dica, na verdade é manter o equilíbrio das proporções do corpo. Como por exemplo, escolha uma peça com volume moderado nas mangas e não use um shape absolutamente sequinho na parte de baixo. Acima de tudo, use o que você se sentir bem.
Como usar as mangas bufantes
Sobretudo, como já dissemos a principal dica é moderar e equilibrar o look. Portanto, se você irá usar as mangas bufantes, tente evitar peças volumosas na parte de baixo. Já as saias lápis, calças e shorts sequinhos podem ser opções certeiras para combinar com as mangas mais volumosas.
Além do mais, as mangas bufantes combinam também com calça de alfaiataria, short cycle com um tênis ou jeans cintura alta e scarpin. Acima de tudo, siga sua intuição, seu estilo e seu conforto.
+ Looks para você se inspirar
Enfim, o que achou da nossa matéria sobre mangas bufantes? Gostou dos looks?
Confira mais uma matéria do Área de Mulher: Looks com tênis – Como usar, combinações possíveis, tipos e inspirações
Fontes: Oh my closet, Donna Moda, Lalá Noleto
Imagem de destaque: Lapada, Lapada