Moda

Papete – Como usar a sandália polêmica + inspirações de looks

A papete foi sucesso nos anos 90, e apesar do estilo peculiar essa sandália nada convencional voltou com tudo e conquistou as fashionistas.

Por Cristyele Oliveira

A moda nem sempre agrada a todos. Nem tudo que é tido como fashion é considerado bonito para todo mundo, não é mesmo?  Um exemplo disso é a polêmica papete, sucessos nos anos 1980 e 1990. Quem viveu essa época com certeza lembra que a papete era sucesso entre os pais e os tios. Não por acaso ela recebeu o apelido de “sandália de papai”.

Contudo, essa sandália voltou a ser tendência, e não entre os papais, mas sim entre as fashionistas de todo o mundo. Até então, essa sandália era sinônimo apenas de conforto, e não de estilo, mas isso mudou agora que a tendência ganhou as passarelas das grandes semanas de moda. Hoje em dia a papete, apesar da aparência peculiar para muitos, vem com uma pegada muito mais estilosa e moderna.

Aqui no Brasil, a responsável pela popularização da papete foi a cantora Manu Gavassi. Durante a edição de 2020 do Big Brother Brasil, a artista não tirava do pé um modelo de papete vermelha que virou meme na internet. Independentemente disso, o fato é que a sandália voltou com tudo, com vários modelos, cores e estilos.

Por isso, hoje iremos compartilhar dicas de como incluir a papete nos seus looks e arrasar com essa tendência polêmica.

A volta da papete

Dri Lopes

Depois do alvoroço causado pela papete vermelha da Manu Gavassi no BBB, as grandes marcas viram o potencial da sandália de papai. Então, a partir disso foram lançadas várias opções, incluindo versões coloridas, mais robustas, minimalista entre outros modelos.

Apesar da sandália não ser unanimidade entre todos, ela não deixa de ser um calçado confortável e muito versátil. Dá para usar papete com várias peças de roupas e diversos estilos. Inclusive é uma alternativa para o tênis nos dias mais quentes.

Você pode usar a papete com peças esportivas, vestidos soltos e fluidos, conjuntos de moletom, terninho e muitos outros. No entanto, para quem gosta do mais básico e não quer errar na combinação, uma forma de usar a papete é com calça jeans e camiseta. Essa combinação não erro e é sucesso garantido.

Como usar a papete

Pinterest

Sendo assim, como come back da papete é real e a gente não quer ficar de fora dessa tendência um tanto quanto polêmica, vamos conferir dicas de como incluir a sandália nos seus looks.

Com vestido

Pinterest

O legal da papete é que ela tem o conforto de um tênis normal, porém com a vantagem de deixar os pés livres para transpirar. Sendo assim é uma ótima opção para os dias mais quentes que pedem um look mais confortável e fresco. E o que melhor combina com isso? O vestido é claro.

Desse modo, você pode combinar um vestido soltinho com uma papete para obter um look elegante, estiloso e confortável ao mesmo tempo. Além disso, a sandália deixa o look muito mais moderninho e descontraído.

Com terno e roupa social

Pinterest

Engana-se quem pensa que a papete só combina como looks casuais e despojados. Dá para usar a sandália também em looks mais chics e formais, com peças estruturadas e sociais, como blazer e terno, por exemplo. Sendo assim, dá para usar a papete até para ir para o trabalhou ou em eventos que pedem um pouco mais de elegância.

A dica é combinar um blazer com calça social ou até mesmo um terno de alfaiataria com a papete para obter um look moderno, elegante e descolado, digno de uma fashionista.

Com mom jeans

Pinterest

A calça no estilo mom jeans voltou com tudo e conquistou o coração das fashionistas. Além de style e confortável, o mom jeans super combina com a papete. Sem contar que a união das duas peças é cara dos anos 90. Então é uma ótima escolha para quem adora um estilo mais vintage chic.

Com calça pantacourt

Pinterest

Outro tipo de calça que combina muito bem com a sandália papete é a pantacourt, que é a cara do verão e primavera. A calça larga e com o comprimento acima dos tornozelos deixa a papete em destaque, sendo a protagonista do look. Além disso, dá para combinar as duas peças em diversos estilos, desde o street style até o mais clássico, dependendo do tecido da calça.

Com shorts

Pinterest

Os shorts são peças coringa em qualquer guarda-roupa e pode ser a combinação perfeita com a papete, ainda mais se você gosta mais do estilo despojado. Sendo assim, as duas peças juntas compõe o look ideal para um passeio ao ar livre ou férias em um lugar mais quente. Você pode unir os dois com camisetas ou blusas soltinhas e arrasar.

Com saia

Pinterest

Então, assim como os vestidos, a saia é outra peça leve que super combina com a sandália papete. Desse modo, dá para usar com saia longa ou curta e arrasar em um look despojado e casual e muito styling. Sendo assim, o diferencial fica por conta do estilo de saia que você gosta, seja mais estruturada ou soltinha, de todo jeito a combinação de saia e papete é um arraso.

Com meias

Pinterest

No primeiro momento essa combinação pode soar muito brega e nada elaborada, mas na realidade pode ser um ótimo truque de styling, ainda mais nos dias frios. Você tem total liberdade para escolher entre uma meia colorida ou neutra, com estampas ou lisa ou com detalhes e combinar com uma sandália minimalista. É uma ótima forma de dar destaque as meias, que é uma peça quase sempre apagada nos looks.

Inspirações de looks com papete

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida quanto a começar a usar a papete, selecionamos alguns looks para você se inspirar. Confira.

  

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Sandália transparente – Dicas de como usar a tendência + Inspirações.

Fontes: C na Moda Terra Just Lia

Imagens: Claudia Dri Lopes Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você