Chegou a hora de valorizarmos as queridas calças jeans. Antes de lhe mostrar todos os tipos de calças que existem hoje, é importante destacarmos que antigamente as calças eram vistas como roupas masculinas. Consequentemente, era considerado como algo desrespeitoso se as mulheres a usassem.
Contudo, após inúmeras lutas, opressões e brigas nós, mulheres conquistamos os nossos direitos e nossa voz. Ou seja, não só adquirimos liberdade de expressão, como também de liberdade de opinião. O que consequentemente, nos deu autonomia de usarmos todos os tipos de roupas. Como por exemplo, as calças jeans.
Desse modo, as calças aos poucos foram se tornando peças chaves no guarda-roupa de quase todas as mulheres. Inclusive, passou a ser uma das peças mais amada por todas. Tanto é que elas ainda são consideradas hoje como uma das peças mais democráticas, confortáveis, elegantes e práticas ao mesmo tempo.
Além do mais, são peças de roupas que são usadas por qualquer estilo e em qualquer ocasião. Enfim, para que você entenda ainda mais sobre o universo das calças, nós trouxemos todos os tipos de calças, para você conhecer.
Calça jeans, amada por todos
Primeiramente, somente no final do século XIX, que as mulheres começaram a usar calças. Mas, elas começaram a usar calças para se exercitarem. Afinal, se exercitar com saias e vestidos era bem complicado. Após, esse começo as mulheres começaram a usar calças bufantes, as quais ficaram conhecidas como bloomer.
Aliás, elas receberam esse nome em homenagem à feminista Amelia Bloomer, que ficou conhecida por usar a calça comprida em busca de maior conforto no vestuário. Basicamente, essas calças eram bem parecidas com saias bifurcadas. Inclusive, apesar de não parecer, esse modelo trazia liberdade de movimento maior para as mulheres.
Sobretudo, as coisas não foram tão fáceis como talvez tenha parecido. Na verdade, essa inserção da calça na moda feminina, foi literalmente um ato de resistência das mulheres. Afinal, essa peça de roupa era vista como um símbolo de poder masculino.
Inclusive, algumas mulheres já chegaram a serem agredidas e xingadas por usarem calças. Vale destacar, que em Paris existia até lei que proibissem as mulheres de usarem calças em público. Contudo, em 1960, as mulheres começaram a trabalhar em minas. Desse modo, as calças começaram a serem produzidas em maior escala.
Porém, somente 20 depois, em 1980 que as calças realmente se popularizaram em todo o mundo. Ou quase todo o mundo. Até porque, ainda existem países, como o Sudão que abominam o uso de calças em mulheres. Inclusive, para eles, a calça é considerada como uma peça obscena.
Nos demais países, as calças passaram a ser usada por muitas marcas de luxo. Como por exemplo, Calvin Klein, Chanel, Armani, Diesel, Balmain, Burberry, Bo.Bô e entre outras. Consequentemente, começaram a surgir diversos tipos de calças, com cortes, modelos, tecidos, cores e texturas variadas.
Tipos de calças
1. Skinny
Sobretudo, esse modelo de calça provavelmente é o mais conhecido de todos. Aliás, essas calças são conhecidas por serem extremamente justas ao corpo. Por conta dessa característica, é classificada como o modelo mais sexy de calça. De modo geral, é a calça que nós todas queremos usar, não é mesmo?
Pois, além de confortável, ela nos deixa sexy. E ainda pode ser usada em qualquer ocasião, seja durante o dia para trabalhar. Ou à noite na balada.
2. Cigarrete
De modo geral, esse modelo de calça é bem parecido com a skinny. Contudo, ela se diferencia no tamanho. Pois, ela é um tipo de calça que afunila na direção da barra. Ou seja, seu comprimento termina no tornozelo. Sobretudo, é uma calça bastante moderna e estilosa. Inclusive, pode ser usada com qualquer tipo de calçado.
3. Boyfriend ou Jogger
Se você é o tipo de mulher que busca conforto acima de tudo, essa com certeza pode ser a calça ideal para você. Basicamente, esse modelo de calça trás referência ao estilo masculino, aliás, por conta disso, elas recebem esse nome. Afinal, a primeira impressão é que você pegou a calça do seu namorado emprestada.
De modo geral, elas contém um corte mais folgado, o qual afina na parte do tornozelo. Vale destacar, que essas calças normalmente tem um estilo mais despojado e descontraído. Por isso, podem compor tanto os looks mais básicos, como também aqueles looks mais estilosos.
4. Pantalona
Primeiramente, é importante destacar que esse é um dos tipos de calças mais antigos. Até porque, ela já existe desde o ano de 1970. Sobretudo, é um modelo de calça que geralmente tem a cintura mais alta e o comprimento mais largo. O que aliás, deixa o tecido mais solto no corpo.
5. Flare ou boca de sino
Esse modelo de calça é juntamente com a pantalona, um dos tipos de calças mais antigos da moda. Inclusive, é da mesma época que a calça pantalona. Sobretudo, esse modelo é conhecido por ser justo na coxa e largo na parte do joelho. Aliás, essa abertura é mais exagerada.
Por isso, que é também conhecida como boca de sino. Contudo, a flare é a versão atual das calças boca de sino de antigamente. Sobretudo, esse modelo é indicado para equilibrar tipos físicos oval ou triangular. Pois, a “boca de sino” faz o equilíbrio com o tamanho do quadril.
6. Pantacourt
Sobretudo, a calça pantacourt normalmente possui a cintura alta e uma modelagem mais folgada, a qual inclusive, termina na altura do joelho ou das panturrilhas. De modo geral, elas deixam o look bem mais despojado e com muita jovialidade.
Inclusive, elas podem ser usadas com tênis e sandálias. E até mesmo, com plataformas ou sapatos de salto alto, caso você queira ir a uma festa à noite.
7. Jeans destroyed
Vale destacar, que esses tipos de calças são caracterizados por serem mais rasgados e destruídos. Porém, são calças com recortes mais discretos. Sobretudo, essas calças ficaram bem mais conhecidas por conta do estilo punk e rock, dos anos de 1980 e 1990. E atualmente são consideradas como calças urbanas e básicas ao mesmo tempo.
8. Cintura alta
Caso você ainda não tenha percebido, as calças de cintura alta voltaram com tudo. Aliás, elas voltaram a ser os tipos de calças mais usadas pelas mulheres. Basicamente, isso acontece, pois elas conseguem valorizar a silhueta das mulheres, deixando as com cinturas mais finas. E também por ser uma calça versátil.
9. Fuseau ou fusô
Já essa calça, é um modelo bem antigo, a qual não é tão usada nos dias de hoje. Contudo, essa calça se diferencia das demais, justamente por ela ter uma alça que deve ser colocada na sola do pé. No mais, é uma calça que se assemelha com a legging.
10. Legging
Sobretudo, como já dizemos a calça fusô é bem parecida com a legging. Porém, a diferença é que a calça legging não tem a alça da sola do pé. De modo geral, a legging é bastante usada em academias. Aliás, isso ocorre, pois é uma calça confortável, versátil e é uma calça que permite movimentos maiores das pernas.
11. Reta
De modo geral, esse é o modelo mais básico e simples de todos os tipos de calças já citados. Até porque, é uma calça sem cortes e sem variações. Contudo, é um modelo de calça que combina com qualquer ocasião. Inclusive, você consegue encontrar desse modelo de cintura alta ou não.
12. Capri
Sobretudo, esse modelo de calça se diferencia das demais, por conta do seu afunilamento em direção à barra. Além do mais, é um modelo de calça com um comprimento que vai do meio da canela até a altura do tornozelo. De modo geral, são calças mais modernas e estilosas.
13. Cropped
Já esse modelo de calça, é bem parecido com o anterior. Porém, ela é mais justa no corpo. Assim como a anterior, é um modelo de calça com uma barra mais curta, que vai até a parte superior da canela.
14. Cargo
Sobretudo, as calças cargo são uma nova tendência. Portanto, são calças modernas, estilosas e muito glamourosas. Inclusive, por conta disso, você consegue encontrar inúmeras cores desse modelo. Apesar de serem modernas, elas são variações de calças que foram famosas nos anos 90. As quais, aliás, eram bem largas.
15. Saruel
Primeiramente, é importante destacar que esse modelo de calça tem origem oriental. Sobretudo, é um modelo bem diferente de calça. Pois, elas são bem larguinhas no gancho, aliás, as vezes são tão largas que chegam até serem confundidas com calças-saias. E normalmente, são feitas com tecidos mais leves.
16. Clochard ou cenoura
Já esse estilo de calça, é um pouco mais exótico. basicamente, sua principal característica, é o fato de o modelo dela ser com tecido mais solto na parte do quadril, e o restante se afunila na perna. Além do mais, outra característica que podemos destacar são as pregas abaixo do cós.
17. Social
Sobretudo, esses tipos de calças, são mais usadas pelo público masculino. Contudo, as calças sociais estão cada vez mais comuns nos guarda roupas das mulheres. Inclusive, as mulheres também procuram usar blazer junto com elas. Não sei vocês, mas nós do Área de Mulher achamos muito estiloso e elegante.
18. Alfaiataria
De modo geral, esse modelo de calça, é bem parecido comas calças sociais. Contudo, ela é uma versão mais moderna e atualizada. Sobretudo, caso você não saiba elas combinam também com peças mais descontraídas. Como por exemplo, as camisetas.
19. Harem
E por fim, as calças harem, essas são inspiradas em modelos de calças de odaliscas. Ou seja, com cintura marcada, pernas amplas e presas no tornozelo. Inclusive, geralmente são presas com elásticos na barra.
Enfim, você já conhecia todos esses tipos de calças?
Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Mom jeans, como usar e as melhores inspirações de looks
Fontes: Etiqueta única, Terra
Imagem de destaque: M Bastos Joias