Hidratação com abacate: saiba os benefícios para seu cabelo

O abacate é uma superfruta e possui inúmeros benefícios para a saúde. Utilizar o abacate no cabelo também é uma forma de tratamento ideal.

Abacate no cabelo

O abacate é um dos ativos mais poderosos que se pode ter na cozinha. A superfruta é extremamente nutritiva, fonte de óleos naturais e ainda é rica em diversas vitaminas e minerais. Nesse sentido, adicioná-lo ao cardápio é uma excelente forma de auxiliar na saúde do corpo e também da pele. Todavia, a fruta também é útil em outro tratamento que, por vezes, pode parecer caro ou inalcançável demais quando não se tem conhecimento das receitas caseiras: se ele já é responsável por fazer maravilhas para o organismo, o abacate no cabelo é ainda melhor.

A ideia de que o abacate é capaz de fazer muito pelos fios já é popular, mas ainda existem dúvidas a respeito de como exatamente a fruta pode ser benéfica. Um dos pontos principais do uso do abacate no cabelo é seu poder hidratante, já que ele é rico em lipídeos e óleos naturais. Para as cacheadas e crespas, o ingrediente é ideal para inserir nos cronogramas capilares. As vitaminas e gorduras boas são responsáveis por deixar as mechas macias, brilhantes e nutridas novamente.

Confira abaixo todos os benefícios de se utilizar abacate no cabelo, bem como excelentes receitas caseiras fáceis de se fazer e sem custo para poder tratar os fios sem medo.

Benefícios do abacate no cabelo

Mas afinal, quais são os benefícios de utilizar abacate no cabelo? Antes de mais nada, é importante entender as propriedades da fruta em si. Ela é composta por lipídeos, gorduras monoinsaturadas, aminoácidos e fontes de óleos naturais, promovendo uma hidratação valiosa para os fios. Além disso, ainda possui uma enorme variedade de minerais e vitaminas, como vitamina A, E, C, K e minerais como magnésio, zinco, fósforo, cobre e manganês. Assim, apenas comer o abacate já é capaz de fazer muito pelo organismo.

Do mesmo modo, o abacate ainda é rico em antioxidantes, que são responsáveis por combater o envelhecimento precoce. Todavia, em relação ao cabelo, as vitaminas, gorduras e nutrientes da fruta fortalecem os fios, retém a umidade e atuam na saúde do couro cabeludo. Ao auxiliar a região, o abacate possibilita a desobstrução dos folículos capilares, responsáveis por fazerem crescer novos fios. Dentre seus benefícios, podem também ser citados seu poder de redução do frizz, cutículas seladas e poder de condicionador natural.

Por fim, o tratamento com a fruta resultará em fios brilhantes e muito mais macios, além da hidratação intensa auxiliar na melhora do aspecto de quem possui pontas ressecadas. O custo benefício é outra de suas qualidades: é muito mais simples e barato fazer uma hidratação caseira com o abacate do que adquirir um creme caro.

Abacate na química do cabelo

É comum que os fios fiquem extremamente danificados quando há excesso de tratamentos químicos como coloração ou alisamento. Tais processos são agressivos para o cabelo, e afetados por diversos agentes externos, como ferramentas de calor, poluição e umidade. Nesse sentido, o abacate é excelente para repor os nutrientes perdidos durante os procedimentos intensos. Ele torna as madeixas saudáveis, macias e fortes novamente, além de alinhadas e livres da aparência ressecada.

Abacate e cronograma capilar

Você conhece o cronograma capilar? O passo a passo é excelente para seguir à risca uma agenda de cuidados com os fios, proporcionando o tratamento necessário. É comum que a rotina seja composta de três fases, sendo elas a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Não é preciso mais do que um dia para que elas sejam feitas.

O fato do abacate ser rico em lipídeos e óleos naturais torna-o ideal para uso durante a fase da nutrição, já que ele pode devolver as gorduras boas perdidas, que produzem a oleosidade dos fios. Assim, o óleo pode voltar a proteger o couro cabeludo, que proporciona hidratação natural aos fios. A proposta é excelente para as crespas e cacheadas, de forma que seja possível acabar com o ressecamento natural dos fios enrolados, que não recebem a oleosidade proporcionalmente por seu formato espiral.

Receitas caseiras de abacate no cabelo

Antes de mais nada, é importante entender que apenas utilizar a fruta para receitas caseiras esperando melhoras instantâneas não é uma realidade. Para intensificar o efeito do tratamento, também é necessário inserir o abacate no cardápio da semana, já que cuidar da alimentação auxilia nos cuidados do organismo como um todo. Outros alimentos nutritivos como proteínas e aminoácidos também são valiosos para o cabelo, que o deixarão mais forte e saudável.

1 – Hidratante de abacate para fios cacheados

Essa receita é ideal para as cacheadas que sofrem com o ressecamento dos fios. As propriedades nutritivas do abacate aliadas ao azeite de oliva são excelentes ao proporcionar a hidratação necessária.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • Azeite de oliva extravirgem (1 colher de sopa)
  • Mel (1 colher de sopa)

Modo de preparo

Após abrir o abacate e retirar o caroço, raspe toda a polpa da fruta e deposite-a em um recipiente. Amasse-a com um garfo, adicione uma colher do azeite de oliva extravirgem e uma colher de mel, misturando tudo. Em seguida, aplique a mistura mecha por mecha no cabelo sujo, sem deixar nenhuma região para trás, de forma que a umectação faça mais efeito. Faça um coque alto e envolva as mechas em uma touca de banho ou alumínio, deixando agir por 30 a 40 minutos. Por fim, enxague bem, lavando com shampoo e condicionador normalmente.

2 – Hidratante de abacate para cabelos loiros

O hidratante em questão é ideal para quem tem fios pintados de loiro. Normalmente, cabelos escuros que passam por descoloração para atingir o loiro acabam extremamente danificados, com fibras capilares frágeis e porosas. O abacate é responsável por devolver a nutrição e a força necessária.

Ingredientes

  • Meio abacate
  • 1 cenoura cortada em pedaços pequenos
  • 2 amêndoas
  • Iogurte natural (embalagem pequena)
  • Ampola de vitamina E

Modo de preparo

Primeiramente, coloque todos os ingredientes menos a ampola de vitamina E em um liquidificador e bata tudo. Em seguida, despeje o conteúdo em um recipiente, adicionando a vitamina E e misturando bem. O creme deve ser aplicado no cabelo sujo, mecha por mecha, descansando nos fios por 20 minutos. Tome cuidado para não aplicar na raiz. Por fim, enxague bem e lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

3 – Hidratante de abacate para cabelos com química

A receita a seguir alia o abacate, a banana e o iogurte para tratar cabelos danificados por procedimentos químicos, salvando os fios do relaxamento e dos outros fatores prejudiciais dos tratamentos agressivos.

Ingredientes

  • 1/4 de abacate
  • 1 banana
  • Iogurte natural (1 colher de sopa)

Antes de mais nada, lave os cabelos normalmente com shampoo, retirando o excesso de água com uma toalha ou qualquer tecido de algodão. Em seguida, misture todos os ingredientes em um recipiente, amassando bem as frutas. Logo depois, aplique a mistura mecha por mecha e deixe agir por 20 minutos. Após enxaguar bem, não é necessário aplicar o condicionador, pois a banana já providencia seu efeito.

Se você se interessou por essa matéria sobre abacate no cabelo, aproveite também para conferir Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas

Fontes: Tô de Cacho, Fique Diva, Eu Total, Terra

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.