Absorvente de pano: como usar, vantagens e desvantagens

O absorvente de pano é colocado na calcinha, assim como os descartáveis. Após o uso, deve ser lavado e ao secar, pode ser reutilizado.

Absorvente de pano – Como usar, dúvidas e vantagens e desvantagens

Quem já ouviu aquelas histórias de vó que falavam sobre um “paninho” para usar quando estava menstruada? Pois bem, esse “paninho” é nada menos que o absorvente de pano, também conhecido como absorvente reutilizável ou ecológico.

Contudo, hoje em dia, o absorvente de pano não é igual ao de antigamente. Atualmente eles são feitos com tecidos diferentes, são respiráveis, impermeáveis e até mesmo com a opção de toque seco.

O uso do mesmo é colocado na calcinha, assim como os absorventes que as mulheres estão costumadas a usar. Entretanto, existem dois diferenciais: após o uso, deve ser lavado e ao secar, pode ser reutilizado. Além disso, seu processo produtivo é diferente do absorvente tradicional, que costuma ser prejudicial ao meio ecológico. Ou seja, uma ótima opção para quem se preocupa com a sustentabilidade do meio ambiente.

Sendo assim, na matéria de hoje você vai tirar todas suas possíveis dúvidas sobre este absorvente ecológico. Então preste atenção e vamos lá!

Como o absorvente de pano é feito?

Atualmente, o absorvente de pano é composto por três partes: a parte externa, que fica em contato com a calcinha, totalmente impermeável; a parte interna, que fica em contato com a pele; e entre as duas, um “recheio” com camadas absorventes. Além disso, estas partes são feitas em tecido 100% algodão.

É também possível encontrar opções semelhantes ao absorvente tradicional. Os absorventes de pano Korui, por exemplo, possuem opções das partes internas com toque seco, deixando a pele seca, e toque natural, para quem tem pele sensível.

Ademais, geralmente todos absorventes ecológicos apresentam abas com botões, para que fique fixo na calcinha.

Absorvente de pano – Como usar, dúvidas e vantagens e desvantagens
Veja São Paulo

Como usar o absorvente de pano?

Conforme visto anteriormente, o uso do absorvente interno é muito semelhante aos absorventes tradicionais. Veja a seguir o passo a passo:

  1. De preferencia, escolha uma calcinha mais justa. Assim a possibilidade dele se deslocar é menor;
  2. Pegue o absorvente de pano e envolva na calcinha, pegando suas abas e utilizando os botões para que fique preso;
  3. Diferente dos absorventes tradicionais, o absorvente de pano não tem uma cola na parte externa. Sendo assim, caso tenha ficado desconfortável, você pode ajustar puxando para frente ou para trás, sem a necessidade de colar e descolar, como nos absorventes descartáveis.

Portanto, é possível observar o quanto é simples e prático esse passo a passo. Mas existe uma dúvida muito frequente entre as mulheres: o absorvente reutilizável vaza? Quanto a isso, pode ficar tranquila, pois ele é muito resistente. Sendo assim, não rasga e é possível durar por muitos anos.

Absorvente de pano – Como usar, dúvidas e vantagens e desvantagens
Personare

Como lavar?

Antigamente, o absorvente de pano não era impermeável e tinha uma baixa capacidade de absorção. Sendo assim, precisavam ser trocados de hora em hora, e ao acabarem com as camadas alternativas de absorvente, deviam ser lavados à mão, dando assim um pequeno trabalho.

Contudo, como hoje em dia seu material é diferente, não precisa ser trocado de hora e hora. E o melhor de tudo, na hora de lavar, pode ser colocado na máquina. Sendo assim, confira esse passo a passo para melhor entendimento:

Pré-Lavagem

Existem três formas de se lavar absorvente de pano: deixando de molho, na máquina de lavar ou então lavar na mão. Mas antes de tudo, o ideal é que após usado, deve ser deixado em um local limpo, até o momento de levar. Sendo assim, o recomendado é deixar em bolsas impermeáveis, pois tornam a lavagem mais fácil ao manter a umidade do absorvente.

Mas lembre-se, quanto antes o absorvente for lavado ou deixado de molho, mais fácil será sua limpeza. Desse modo, sempre que possível, tire o excesso do absorvente e o prepare para limpar. Além disso, para evitar manchas, coloque um pouco de água oxigenada sobre ele e deixe agir por alguns minutos. Feito isto, agora você vai aprender como lavar de acordo com as três maneiras vistas anteriormente.

Molho

Se você escolheu a opção de coloca-lo no molho, então preste atenção:

  1. Após ter tirado o excesso, deixe seu absorvente de molho por 30 minutos em água fria, com ou sem sabão;
  2. É preciso ser na água fria, pois a água quente ajuda na impregnação de manchas;
  3. Pode deixar de molho por mais tempo, mas se optar por isso, é preciso trocar a água de 12 em 12 horas.

Lavagem

Conforme visto anteriormente, é possível lavar na mão ou na máquina. Na máquina é muito prático. Após tirar o excesso, basta apenas colocar o absorvente de pano junto com as outras roupas e lavar normalmente. Agora se for lavar na mão, continua sendo muito prático! Isso porque pode até mesmo lavar enquanto estiver tomando banho.

Além disso, o óleo de melaleuca ou o eucalipto podem ajudar a desinfetar o absorvente. Sendo assim, após usar qualquer opção, deve-se colocar o absorvente para secar. Ele pode ser seco no sol ou até mesmo em temperaturas baixas na secadora.

Mundo Poo

Dúvidas Frequentes

1 – Os absorventes de pano ficam manchados?

Não. Um exemplo são os absorventes Korui, que tem camadas resistentes e uma cor marrom, ou seja, difícil de ver alguma mancha. Mas caso duvide, aplique nele água oxigenada antes de lavar, assim evitando as manchas.

2 – Os absorventes de pano deixam odor?

Não. O que muitas pessoas não sabem, é o que odor que sentimos quando estamos naqueles dias, não vem da menstruação. Esse mal cheiro vem da reação do sangue com os químicos presentes nos absorventes descartáveis. Sendo assim, os absorventes de pano são livres de odores, pelo fato de serem livres de químicos em sua composição.

3 – Os absorventes de pano existem em tamanhos variáveis?

Sim. Assim como os absorventes tradicionais, os absorventes de pano dispõem várias opções para você. Existem absorventes com aba e sem aba, mini, normal, intensos e noturnos.

Korui

Vantagens e Desvantagens do absorvente de pano

Assim como o absorvente tradicional e interno, e o coletor menstrual, o absorvente ecológico também tem suas vantagens e desvantagens. Por ser reutilizável, o absorvente de pano é sustentável. Sendo assim, evita a produção de lixo não degradável que tanto impacta o meio ecológico. Além disso, não apresenta odor e é super confortável de usar, ao contrário dos absorventes descartáveis.

Contudo, sua única desvantagem é igual a dos métodos encontrados na farmácia: a preocupação com vazamentos. Mas se sua inserção ocorrer da maneira correta, pode ficar despreocupada que isto não vai acontecer.

Absorvente de pano – Como usar, dúvidas e vantagens e desvantagens
Inciclo

E então, gostou da matéria? Sendo assim, confira também sobre o uso dos absorventes internos.

Fontes: Korui, Personare, Moça Criada

Imagens: Veja São Paulo, Inciclo, Korui, Mundo Poo, Personare, Mercado Livre

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.