Qual o poder do ácido hialurônico para a pele e como usar

O ácido hialurônico é uma substância muito indicada para o tratamento de rugas e linhas de expressão, além de manter a pele hidratada.

Bastante indicado pelos dermatologistas, o ácido hialurônico é um ativo que promove diversos benefícios para a pele. Como por exemplo, combater as rugas. Ademais, o ácido pode ser usado em forma de gel, creme ou em cápsulas.

Em suma, na forma de gel, o ácido hialurônico é usado para fazer preenchimento facial. E costuma apresentar resultados surpreendentes suavizando as rugas e linhas de expressão. Além disso, ajuda a diminuir a flacidez da pele e ainda aumenta o volume da bochecha e dos lábios.

Por fim, os dermatologistas também indicam o uso do ácido para a correção de cicatrizes causadas pelas acnes e para reduzir a aparência das olheiras. No entanto, o ácido hialurônico deve ser indicado ou aplicado por um dermatologista ou por um cirurgião plástico. Enfim, saiba mais sobre esse ativo e seus benefícios, assim como as formas de uso.

Ácido hialurônico: o que é

Ácido hialurônico: o que é, para que serve e como usar
TecMundo

Em suma, o ácido hialurônico trata-se de um ativo que o próprio corpo produz naturalmente. No entanto, com o tempo a sua produção diminui. Por isso, precisa ser reposto através de tratamentos.

Ademais, a substância possui propriedades hidratantes, além de estimular a produção de colágeno. Dessa forma, o ácido atua preenchendo os espaços entre as células, reduzindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Por fim, o ácido hialurônico tem a capacidade de reter grande quantidade de água. Com isso, a pele se mantém mais hidratada, firme e lisa.

Ácido hialurônico: para que serve

Tua Saúde

Apesar de ser produzido pelo corpo, é normal que com o passar do tempo o ácido hialurônico comece a diminuir. Normalmente, isso acontece a partir dos 25 anos. Com isso, a pele perde sua elasticidade e hidratação, favorecendo o aparecimento de rugas, manchas, marcas na pele e flacidez.

Dessa forma, dermatologistas indicam que a reposição do ativo seja feita assim que os primeiros sinais de envelhecimento surgirem. Com o objetivo de promover o rejuvenescimento da pele. Já que o ácido ajuda a melhorar a elasticidade da pele, além de diminuir a flacidez e reduzir as linhas de expressão.

Por fim, a aplicação do ácido hialurônico pode ser através de cremes, injeções na pele ou através de comprimidos. No entanto, o uso deve ser feito sob a orientação de um dermatologista.

Benefícios

Ácido hialurônico: o que é, para que serve e como usar
Rede Sorrir

O ácido hialurônico é uma substância que possui ativos que promove os seguintes benefícios:

  • Combate às rugas e linhas de expressão – Em suma, existem dois tipos de rugas, as dinâmicas que são causadas pelo movimento dos músculos faciais constante e as estáticas, visíveis mesmo quando os músculos não se movimentam. Ademais, elas surgem devido à diminuição da produção de colágeno e do ácido hialurônico no corpo. Causado pelo envelhecimento natural e por fatores externos, como exposição solar sem proteção, uma má alimentação ou vícios, por exemplo. Enfim, para combater as rugas e linhas de expressão, o ácido hialurônico pode ser usado em forma de dermocosméticos ou através de procedimentos invasivos.
  • Alto poder de hidratação – provavelmente é a maior característica do ativo o seu alto poder de reter água. Fazendo com que a pele se mantenha mais hidratada e saudável. Portanto, quando sua produção começa a reduzir, a pele fica mais desidratada e sem densidade. Enfim, a reposição é importante para devolver a elasticidade e hidratação da pele, deixando-a com a aparência mais saudável.
  • Diminui sinais de envelhecimento: é natural que com o passar do tempo a pele comece a envelhecer, ficando mais flácida. Além disso, também surgem olheiras e bolsas debaixo dos olhos e a redução do volume facial e dos lábios. Geralmente, a causa é o descontrole hormonal e a diminuição do ácido hialurônico no organismo. Que dá firmeza à pele, deixando com uma aparência saudável e mais viçosa. Por isso, é importante sua reposição.

Como usar

Em suma, você pode usar o ácido hialurônico  em forma de gel, de cápsulas, creme ou injetável. Sendo que, o modo de uso vai depender do objetivo que você deseja alcançar. Por exemplo:

1- Ácido hialurônico injetável

Globo

Ademais, o ácido hialurônico injetável tem a forma de gel, e é indicado para preencher regiões com rugas, sulcos ou linhas de expressão do rosto. Sendo que, os locais mais usados são: boca, testa, cantos da boca e ao redor dos olhos. Inclusive, você também pode usar o ácido hialurônico para aumentar o volume dos lábios e bochechas. Além de corrigir olheiras e cicatrizes causadas por acne.

Enfim, a aplicação deve ser feita por um dermatologista ou por um cirurgião plástico em clínicas de dermatologia. E o procedimento consiste em pequenas picadas no local a ser tratado, mas, antes o profissional aplica anestesia local para diminuir a sensibilidade e a dor durante a aplicação. Ademais, o procedimento pode durar cerca de 30 minutos, sem a necessidade de internação.

Os resultados surgem logo após o procedimento e pode durar entre 6 meses até 2 anos. Que vai depender do organismo da pessoa, a quantidade aplicada, a profundidade e a quantidade de rugas do paciente. No entanto, é comum sentir dor, ficar inchado e com hematoma no local da aplicação.

Mas, costuma desaparecer cerca de uma semana após a aplicação do ácido hialurônico. E para aliviar os sintomas, o paciente pode fazer compressa com gelo durante 15 minutos, várias vezes ao dia.

2- Creme com ácido hialurônico

DermaClub

Os dermatologistas indicam o uso do creme com ácido hialurônico para promover a hidratação da pele. Pois, o ativo possui alto poder de reter grandes quantidades de água, mantendo a pele firma e lisa. Ademais, homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade podem usar o creme.

Em suma, o indicado é usar o creme diretamente na pele, de 3 a 4 vezes por semana. Dessa forma, passe uma pequena quantidade por todo o rosto. Mas, antes de aplicar o creme, faça uma limpeza facial para facilitar a absorção do produto.

Normalmente, o creme não provoca efeitos colaterais, com exceção em pessoas com maior sensibilidade. Que podem ter reações alérgicas como pele avermelhada ou coceira. Portanto, nessas situações é preciso suspender o uso do creme de ácido hialurônico.

Por fim, os resultados oferecidos pelo creme são mais preventivos do que tratamento para rugas. Mas, caso a pessoa já apresente rugas, o uso do creme pode ajudar a manter a pele mais hidratada e saudável.

3- Ácido hialurônico em cápsula

Ácido hialurônico: o que é, para que serve e como usar
La Nature

Por fim, você também pode usar o ácido hialurônico em forma de cápsulas ou em comprimidos. Em suma, nessa forma o ativo possui alto poder antienvelhecimento da pele, o que o torna um excelente antirugas.

Mas, como também pode usar as cápsulas de ácido hialurônico no tratamento de problemas nos olhos e ossos, o uso deve ser apenas com indicação do dermatologista.

Quanto a forma de uso, deve-se tomar 1 cápsula por dia em uma das refeições. Além disso, o tratamento não deve ser mais do que 3 meses. Por fim, não costuma provocar reações adversas. Dessa forma, você pode usá-lo para prevenir e retardar o aparecimento de rugas, além de deixar mais finas as rugas mais profundas. Mas, vale lembrar que qualquer reação ou desconforto que você sinta ao usar qualquer tipo de ácido hialurônico, suspenda o uso e procure um dermatologista o quanto antes.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Ácido Hialurônico no cabelo – Os benefícios e como usar o ativo nos fios.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.