Ácido málico: o que é, quais seus benefícios e onde encontrar

Caso você precise de um aumento na sua energia ou até mesmo uma ajuda para manter a pele mais hidratada, o ácido málico pode ser sua solução!

As pessoas sempre procuram saber as substâncias que estão ingerindo, principalmente se for algo positivo. Melhor ainda se essa substância puder ser usada de diversas formas e tiver vários benefícios. Sendo assim, vamos descobrir uma dessas substâncias hoje? Vamos falar do ácido málico!

O ácido málico é conhecido por ser um alfa-hidroxiácido. Esse conjunto de elementos é usado amplamente em produtos para a pele, já que auxiliam na hidratação e até no clareamento de manchas. Em sua ampla maioria, os alfa-hidroxiácidos são encontrados de forma natural, em diversas frutas e alimentos. Seu nome abreviado é AHA, e dentro desse grupo existem os ácidos cítrico, glicólico, láctico, nossa estrela de hoje, o ácido málico, entre outros.

Caso você queira uma pele umectada e hidratada e uma forma natural de reter energia, você veio ao lugar certo! Fique ligado para conhecer mais sobre o ácido málico. Confira abaixo o que é ácido málico e todos os seus benefícios. 

O que é ácido málico?

Vinagre de mação, rico em ácido málico

O ácido málico, como dito anteriormente, nada mais é que um ácido pertencente ao grupo de ácido alfa-hidroxiácido. Sendo assim, essa substância pertence a um grupo importante de ácidos naturais, que podem ser encontrados em alimentos. Ademais, tais ácidos são encontrados principalmente em frutas, como maçã e uvas. 

Esse ácido, por ser natural, é encontrado em diversas frutas e legumes, mas principalmente em maçãs e pêssegos. Além disso, o ácido é produzido naturalmente em nosso corpo, contudo, caso você deseje incorporar o ácido em sua dieta, é só ingerir mais frutas. Ademais, a substância também é encontrada em cosméticos, junto de seus outros parceiros de grupo. 

O uso dessa substância não costuma acarretar em efeitos negativos, com poucas pessoas sentindo algum sintoma relacionado ao seu uso. Contudo, caso ingira o suplemento artificial e de forma exagerada, efeitos colaterais como problemas intestinais e cólicas podem aparecer. Sendo assim, a forma mais correta de ingerir o ácido é por meio das frutas e legumes. Os alimentos que costumam ser mais ricos em ácido málico são: 

  • Maçã;
  • Banana;
  • Mamão;
  • Uva;
  • Pera;
  • Tomate;

Para de fato consumir uma quantidade maior da substância é recomendado ingerir frutas in natura. Ou seja, frutas frescas, e também em sucos naturais.

Benefícios do ácido málico

A ingestão de ácido málico tem diversos benefícios. Como mencionado anteriormente, essa substância auxilia na hidratação e umectação da pele, sendo usado com frequência em cosméticos variados. Além disso, também ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar a saúde bucal. Conheça alguns outros benefícios:

Protege os rins

Sim, o ácido málico ajuda a proteger os rins! Do que exatamente? Bem, ele ajuda a proteger os rins da formação de pedras, que também são conhecidas como as piores inimigas do órgão. Caso uma pessoa não se hidrate com frequência, pedras de cálcio são formadas em seus rins, e causam uma dor imensurável, até que sejam removidas. O ácido málico previne que o cálcio se acumule o suficiente para formar uma dessas pedras.

Aumenta a produção de energia

Aumenta a produção de energia

Um dos principais benefícios para o uso do ácido málico é o aumento na produção de energia corporal. Essa energia é usada para todas as funções corporais, sendo assim, a ingestão da substância promove uma maior produção de energia no corpo. Sendo assim, é possível sentir uma redução na fadiga exacerbada e um aumento da disposição em geral. 

Saúde da pele

Além dos benefícios citados anteriormente, o ácido málico também ajuda na saúde da pele. Quando aplicado diretamente, é possível perceber uma redução do envelhecimento da pele e também uma redução de possíveis manchas. Além disso, a substância promove uma produção de colágeno, o que também ajuda a combater os efeitos do sol na pele e a manter toda a expansão saudável e firme.

Combate dores no corpo

Ajuda a combater dores

O ácido málico também ajuda a livrar o corpo de dores e aumenta a resistência aos exercícios. Sendo assim, ao ingerir a substância, você poderá passar mais tempo se exercitando, sem sentir tanta fadiga e dor depois. Além disso, o ácido málico também ajuda quem tem fibromialgia, diminuindo de forma considerável as dores causadas pela doença.

Esse ácido aqui é para os cabelos, mas vale a leitura: Ácido fólico para o cabelo: o que é, para que serve e benefícios

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.