Existem alimentos proibidos durante a amamentação?

Durante a amamentação, tudo que a mãe come vai para o bebê, sendo assim, existem alguns alimentos que devem ser evitados durante essa fase.

Durante a fase de amamentação todo alimento que é consumido pela mãe pode afetar diretamente o leite materno. Sendo assim, é importante evitar que certas substâncias sejam passadas para a criança por meio do leite ou até mesmo que altere o seu sabor. Então, existem sim alguns alimentos proibidos durante a amamentação.

O ideal mesmo é que a alimentação da mãe nessa fase seja acompanhada por um médico, já que ele poderá indicar a melhor dieta para ela e o bebê. No entanto, de modo geral, há alguns alimentos que devem ser evitados ou pelo menos consumidos com moderação enquanto está amamentando.

Por exemplo, alimentos com sabor intenso, como alho, ou alimentos com cafeína, chocolate e até mesmo alguns tipos de chás devem ser evitados durante essa fase. Além disso, estudos já indicaram que as cólicas nos bebês podem ter relação com a dieta da mãe. Nesses casos, o consumo de leite e derivados, amendoim e camarão pode produzir substâncias que irritam o intestino do bebê.

Enfim, a seguir vamos entender melhor o que são esses alimentos proibidos durante a amamentação e o por quê.

Aproveite para conferir também: Dicas e benefícios da amamentação.

10 proibidos durante a amamentação

1. Álcool

Bebidas alcóolicas estão entre os alimentos proibidos durante a amamentação por questões óbvias. O álcool chega rapidamente ao leite materno. Sendo assim, em até uma hora, o leite passa a ter a mesma quantidade de álcool que o organismo da mãe.

Desse modo, o álcool no leite pode afetar diretamente o sistema nervoso do bebê, comprometendo o seu desenvolvimento neurológico e psicomotor. Ou seja, pode levar a uma dificuldade de falar e caminhar. Além de poder causar intoxicação no fígado da criança.

2. Cafeína

Alimentos com cafeína também devem ser evitados. Tais como, café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, mate ou preto. Confira aqui os chás proibidos durante a gravidez.

O ideal é ser evitado, mas se não for possível, que seja consumido em pequenas quantidades enquanto estiver amamentando. Isso porque o bebê ainda não tem a capacidade de digerir a cafeína como os adultos. E o excesso dessa substância no organismo do bebê pode resultar em dificuldade para dormir e até mesmo irritação.

3. Chocolate

Por mais saboroso que seja, o o chocolate também é um dos alimentos proibidos durante a amamentação. Isso porque ele é rico em teobromina, uma substância que tem efeito semelhante ao da cafeína no organismo. O ideal portanto, é evitar comer grandes quantidades ou comer chocolate diariamente. O consumo moderado, não causaria problemas ao bebê.

4. Alimentos com gosto intenso

Alho, aspargos, cebola, pimenta e outros alimentos com sabor muito intenso, bem como condimentos devem ser evitados. Isso porque eles podem alterar o sabor e o cheiro do leite materno. Consequentemente, pode causar problemas na amamentação, já que o bebê pode rejeitar o leite.

5. Alimentos processados

Não é novidade que os alimentos processados são ricos em calorias e gorduras, e pobre em nutrientes, como fibras e vitaminas. Sendo assim, o consumo pode afetar a qualidade do leite materno, comprometendo o sucesso da amamentação.

Portanto, o ideal é evitar o consumo nessa fase. Ou seja, dando preferência alimentos frescos e naturais, que compõem uma dieta saudável e equilibrada, capaz de fornecer todos os nutrientes que a mãe e o bebê precisam.

Então, estão nessa lista de alimentos proibidos durante a amamentação: salsichas, salgadinhos, bolachas recheadas, lasanhas, refrigerantes, hambúrgueres e etc.

Confira os alimentos que aceleram o envelhecimento e devem ser evitados.

6. Alimentos crus

Sabe os peixes crus, tradicionais da culinária japonesa, ostras e leite não pasteurizado? Então, esse tipo de alimento é tem grande potencial de intoxicação alimentar, o que pode resultar em uma infecção gastrointestinal na mãe.

Sendo assim, apesar de não trazer nenhum problema diretamente para o bebê, o a intoxicação da mãe pode causar uma desidratação, o que afetará a produção do leite. Portanto, a recomendação é evitar esse tipo de alimento, ou então, consumi-los apenas em lugares de confiança.

7. Determinados tipos de chá

Os chás podem tanto ser benéficos para a produção do leite, como um vilão. Isso porque dependendo do chá, a bebida pode afetar a produção do leite, e até mesmo causar efeitos colaterais no bebê.

Alguns dos chás que devem ser evitados durante a amamentação são: chá de erva-cidreira, orégano, salsa, hortelã, kava-kava, anis estralado, entre outros. Aliás, temos uma matéria completa sobre os chás proibidos e os permitidos durante a gestação.

8. Alimentos com potencial de alergias

É comum entre algumas mulheres ter alergia a determinados alimentos e o bebê também pode desenvolver alergia dos alimentos ingeridos pela mãe nessa fase. Sendo assim, a mãe tem que ficar atenta ao consumir alguns alimentos como: leite e derivados, soja, farinha de trigo, ovos, amendoim e castanha, xarope de milho, por exemplo. 

Isso porque esses alimentos são mais comuns de causar alergia e provocar sintomas no bebê. Então, a recomendação é observar o que foi consumido pela mãe de 6 a 8 horas antes de dar de mamar e reparar se há algum sintoma diferente. Então, se notar que algum alimento pode estar causando a alergia, deve-se evitar o seu consumo.

9. Aspartame

Para quem não conhece, o aspartame é um adoçante artificial, que é rapidamente decomposto no corpo da mulher, resultando na fenilalanina. Esse que é um aminoácido que pode passar para o leite materno. Portanto, deve ser evitado o seu consumo, especialmente em casos que o bebê tenha uma doença chamada fenilcetonúria. Essa doença é facilmente detectada após o nascimento por meio do teste do pezinho.

10. Alguns vegetais e frutas

Apesar dos vegetais serem saudáveis e naturais, isso não quer dizer que eles são sempre indicados. Por exemplo, durante a amamentação, deve-se evitar o consumo de brócolis e couve-flor. Isso porque eles chegam ao leite materno, e podem resultar em cólicas no bebê, além de alterar o seu sabor.

As frutas também, mas nesse caso apenas as cítricas. Essas frutas podem afetar diretamente a função digestiva do bebê, e até mesmo causar azia, que é um sintoma muito incomodo. 

O que devo comer durante a amamentação?

Apesar de ter alimentos proibidos durante a amamentação, existem muitas outras opções, que são boas tanto para a mãe quanto para o bebê.

Sendo assim, para a mãe ter todos os nutrientes que o corpo necessita durante esse período, ter uma dieta saudável e balanceada é fundamental. Por isso, é importante ter proteínas, como carne magra, frango, peixe, sementes e leguminosas. Bem como carboidratos, como pão, arroz, batatas e gorduras boas, como azeite.

Além disso, beber muito líquido, principalmente água, é fundamental para a hidratação da mãe, que terá uma produção de leite adequada ao bebê. Então, tenha sempre uma garrafa de água por perto, especialmente enquanto estiver amamentando.

Enfim, por mais que a vontade de ingerir alguns dos alimentos proibidos seja grande, lembre-se que isso é temporário. A amamentação não vai durar para sempre, e depois você pode voltar a consumir todos alimentos normalmente. 

Enfim, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também 9 alimentos proibidos para bebês de até 1 ano de idade.

Fontes: Lusíadas Qualicorp Tua Saúde 

Bibliografia:

  • DRUGS.COM. Aspartame use while Breastfeeding Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/breastfeeding/aspartame.html>. Acesso em 27 jan 2021
  • JEONG, Goun; et al. Maternal food restrictions during breastfeeding. Korean J Pediatr. 60. 3; 70–76, 2017
  • BOSE-O’REILLY, Stephan; et al. Mercury Exposure and Children’s Health. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. 40. 8; 186–215, 2010
  • NHS. Breastfeeding and diet. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/baby/breastfeeding-and-bottle-feeding/breastfeeding-and-lifestyle/diet/>. Acesso em 26 jan 2021
  • GIGLIA, Roslyn; BINNS, Colin. Alcohol and lactation: A systematic review. Nutrition & Dietetics. 63. 2; 103-116, 2006

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.