Alimentos que aceleram o envelhecimento e devem ser evitados

Uma dieta balanceada é fundamental para manter o organismo jovem. Por isso, saiba quais são os alimentos que aceleram o envelhecimento.

Alimentos que aceleram o envelhecimento

Se alimentar bem é a principal forma de garantir o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, uma alimentação saudável é responsável por evitar diversas doenças e também reflete na nossa aparência, seja na pele, nas unhas, nos dentes ou nos cabelos. Além disso, existem alguns alimentos que aceleram o envelhecimento e deveriam ter seu consumo evitado ou reduzido.

Alimentos industrializados, como embutidos, ultraprocessados e frituras são ricos em sódio e açúcares e, por isso, são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. Isso porque eles dão origem aos produtos finais de glicação avançada (ou AGEs), que se formam quando o excesso de açúcar e carboidratos interagem com proteínas e gorduras. Os AGEs alteram as estruturas de colágeno e elastina, responsáveis pela boa aparência da pele.

Além disso, o tabagismo, noites más dormidas e o excesso de sol sem proteção somados à má alimentação aceleram ainda mais o envelhecimento. Isso ocorre porque o excesso de radicais livres formados por esses maus hábitos somados aos AGEs, provocam a danificação do DNA das células.

A alimentação pobre em nutrientes não consegue produzir as as proteínas, os antioxidantes e os agentes anti-inflamatórios necessários para defender o organismo contra os AGEs e radicais livres. Dessa forma, o nosso corpo fica mais propenso ao  envelhecimento cutâneo acelerado e a desenvolver doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Mesmo que esses alimentos provoquem uma sensação de saciedade, isso é momentâneo. Assim, a fome logo volta e com ela a preguiça, pois a energia necessária ao nosso corpo só consegue ser gerada por uma dieta balanceada. Portanto, trouxemos uma lista com alimentos que aceleram o envelhecimento e podem ser muito prejudiciais se consumidos em excesso para você ficar atento.

Doces

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Portal da Ilha

Quando falamos de doces, falamos também de açúcar, um dos principais alimentos que aceleram o envelhecimento. O excesso de açúcar no organismo gera o processo de glicação, responsável pelos AGEs, que danificam as proteínas de colágeno deixando a pele flácida. Além disso, a versão refinada do açúcar, chamada sucrose, aumenta a pressão arterial, engorda e pode causar diabetes.

No entanto, substituir o açúcar por adoçantes artificiais também não é uma boa alternativa. Isso porque esses adoçantes podem trazer problemas na tireóide, dores de cabeça e nas juntas e aumentam a vontade de comer. Por isso, prefira adoçantes naturais como mel, açúcar de coco, estévia e mascavo, e substitua os doces por frutas frescas ou secas.

Bebidas alcoólicas

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: UOL

O álcool afeta principalmente o fígado, órgão responsável por expelir as toxinas prejudiciais à pele, por isso esse é um dos alimentos que acelera o envelhecimento. Além disso, provoca também a perda de colágeno, desidratação, inchaço e diminui a qualidade do sono. Por isso, o consumo excessivo de álcool pode causar rugas e diminuir a elasticidade da pele, provocando também surtos de rosácea. Essa doença causa inflamações na pele, com uma vermelhidão que atinge as bochechas, nariz queixo e testa.

Outra doença que pode ser provocada pelo consumo de álcool em excesso é a cirrose. Seus sintomas são cansaço, inchaço abdominal e amarelamento dos olhos e só surgem no estado avançado da doença. Ademais, compromete a função de vários órgãos, podendo até causar a paralisia dos mesmos. A cirrose não tem cura e a única solução para o problema é o transplante de fígado.

Vinhos

Apesar de o vinho tinto conter resveratrol, que é um ótimo antioxidante, seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades. Isso porque, além de apresentar os problemas envolvendo o álcool já citados anteriormente, o vinho tinto pode afetar também a coloração dos dentes.

O vinho branco, por sua vez, possui um ácido que danifica o esmalte dos dentes. O mais indicado é que essas bebidas sejam acompanhadas de água, para reidratar o organismo e espere pelo menos uma hora depois do consumo para escovar os dentes, já que o creme dental pode intensificar a erosão no esmalte dos dentes.

Cafeína

Fonte: Gastrolife

Alimentos ricos em cafeína também estão entre aqueles que aceleram o envelhecimento. Isso ocorre porque a cafeína é diurética, o que provoca a rápida desidratação pela eliminação de fluidos, prejudicando a pele. Além disso, bebidas com cafeína são muito ácidas, o que compromete o pH dos dentes. Desse modo, podem surgir poros microscópicos na superfície do esmalte dos dentes, causando sua erosão.

No entanto, não é necessário abandonar o consumo da substância, mas tomar cuidado com os excessos e consumir bastante água para limpar o ácido dos dentes e reidratar o corpo.

Bebidas energéticas

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: O Globo

Ricos em açúcares e em cafeína, os energéticos podem provocar diversos danos a longo prazo. Essas bebidas trazem alteração no sono e também estão associadas à ansiedade crônica e arritmia cardíaca. Isso porque, além de possuir três vezes mais cafeína do que uma xícara de café, nos energéticos estão presentes outros estimulantes como açaí, guaraná, ginseng, taurina, arnitine, creatina, inositol e ginkgo biloba.

O excesso de açúcar pode causar picos de glicemia e exaustão em pessoas diabéticas, que devem evitar esse tipo de bebida. Também deve ser evitada a união de bebidas energéticas com bebidas alcoólicas, pois a cafeína aumenta a absorção do álcool, afetando o sistema nervoso central.

Refrigerantes

Fonte: Milk and Mellow

Uma das principais bebidas associadas ao envelhecimento acelerado, o refrigerante é rico em corantes, conservantes, açúcar e cafeína. Até mesmo as versões light, diet e zero são extremamente prejudiciais. Isso porque o excesso de açúcares e cafeína aumentam a pressão arterial, provocam arritmia e estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, a bebida aumenta a produção de gases no organismo, afetando o estômago.

Os refrigerantes também afetam o cálcio presente nos dentes, os deixando mais sensíveis. Isso ocorre porque essas bebidas provocam um aumento da produção de ácido fosfórico, que é processado por uma molécula de cálcio. Por isso, também, os refrigerantes podem aumentar o risco de osteoporose.

Chá preto

Fonte: Jetss

O chá preto está entre as bebidas que podem causar manchas nos dentes. Isso ocorre porque essa bebida possui uma alta concentração de tanino, substância presente também em caules, cascas, sementes e madeira. O ideal é que o chá preto seja consumido com leite, pois uma proteína do leite chamada caseína consegue diminuir as manchas nos dentes provocadas pelo chá.

Suco industrializado

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Revista Menu

Os sucos industrializados também possuem uma grande quantidade de açúcares, sódio e conservantes em sua composição. Essas substâncias em excesso podem prejudicar a pele. Além disso, até sucos in natura podem ser uma escolha perigosa, pois a concentração de açúcar presente nos sucos é muito maior do que as da fruta em si.

A limonada, por exemplo, pode ser muito prejudicial pela quantidade de acidez presente no limão, que pode desgastar o esmalte dos dentes. Por isso, prefira consumir as frutas em sua integralidade.

Carne vermelha

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: i3i

A carne vermelha contribui para a produção de radicais livres, que prejudica as células saudáveis, diminuindo a produção de colágeno. Por esse motivo, esse tipo de carne pode ser ruim para a pele. Seu consumo não precisa ser evitado, mas controlado. Além disso, prefira carnes mais magras e brancas que são mais saudáveis.

Carnes processadas

Fonte: Bonde

Alguns exemplos de carnes processadas são as salsichas, linguiças, bacon, salames e calabresa. Esses tipos de carnes são cheios de conservantes e sódio, que desidratam e enfraquecem a pele, os colocando na lista de alimentos que aceleram o envelhecimento. Por isso, procure evitar carnes processadas ou substituir as versões industrializadas pelas artesanais, que possuem menos conservantes em sua composição.

Carne queimada

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Iguaria

Sabe aquela casquinha preta que se forma em cima da carne? Então, ela possui uma substância chamada hidrocarbonetos pró-inflamatórios que provoca a quebra de colágeno. Dessa forma, essa crosta queimada é muito prejudicial à pele. Por isso, lembre-se sempre de removê-la antes de comer.

Comida picante

Fonte: Sana Brasil

Outro alimento que pode provocar a rosácea, são aqueles muito picantes. Além disso, esse tipo de comida provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a pele vermelha, principalmente no período da menopausa. Dessa forma, a pele fica com uma aparência menos jovem.

Comidas apimentadas não devem ser excluídas da sua dieta, mas tome cuidados, pois elas fazem parte da lista de alimentos que aceleram o envelhecimento.

Alimentos com xarope de milho

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Jornal Ciência

O xarope de milho está presente em diversos alimentos industrializados, como refrigerantes, sucos de caixinha, ketchup, e é muito prejudicial à saúde. Seu consumo em excesso pode provocar diabetes, obesidade e aumentar a produção de ômega 3 e 6. Dessa forma, ocorre um desequilíbrio no organismo que gera inflamações e oxidação no corpo.

Alimentos à base de trigo

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Sindustrigo

No trigo está presente uma proteína chamada amilopectina-A, que é responsável por aumentar o nível de açúcar no organismo. A reação dessa proteína e os carboidratos no corpo provocam a glicação, que gera os AGEs. Como dissemos anteriormente, essa substância prejudica a produção de colágeno, enfraquecendo a pele e acelerando seu envelhecimento. Por isso, alimentos feitos com farinha de trigo refinada, como pão branco e roscas, devem se controlados na sua dieta.

Margarina

Fonte: Veja

A margarina é uma gordura modificada onde estão presentes substâncias que prejudicam a produção de colágeno e elastina. Por esse motivo, ela é muito prejudicial para a sustentação da pele e a deixa mais vulnerável aos raios ultravioletas. Azeite de oliva, creme de abacate, polpa de gergelim e o creme de amêndoas são opções mais saudáveis e que você pode utilizar para substituir a margarina.

Gordura trans

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: Men’s Health

A gordura trans está presente em alimentos processados, como salgadinhos e biscoitos, e também em frituras, como a batata frita. Essa gordura pode causar inflamações cutâneas, prejudicando a produção de colágeno. Além disso, ela também deixa a pele mais sensível aos raios solares, provocando seu envelhecimento precoce.

Além de ser muito prejudicial para a pele, a gordura trans também é responsável por provocar diversas doenças cardíacas. Por isso, fique atento aos rótulos dos alimentos que você consome para fugir da gordura trans.

Sal

Alimentos que aceleram o envelhecimento - quais são e porque evitar
Fonte: UOL

Assim como o açúcar, o sal também está presente em muitos alimentos da nossa dieta. Por isso, ás vezes seu consumo em excesso pode passar despercebido. No entanto, a presença do sódio no sal traz alguns malefícios como inchaço e problemas cardíacos.

Portanto, quando for utilizar sal, prefira o light, que possui apenas 30% de sódio. O sal marinho também é bastante indicado, pois diferente do sal refinado, conserva o iodo, o enxofre, o cálcio, o magnésio e o bromo, substâncias muito importantes para o organismo.

Alimentos rápidos de microondas

Os alimentos ultraprocessados de microondas parecem uma ótima opção para que vive a correria do dia-a-dia, não é mesmo? Acontece que eles são ricos em sódio e carboidratos e apresentam todos os riscos da comida com excesso de sal. Por isso, busque ao máximo evitar esse tipo de alimento e prefira sempre as opções de comida frescas.

Para manter sua pele sempre jovem e bonita, conheça também os produtos da loja Pele de Pêssego.

Fontes: Vogue Terra Eu sem fronteiras

Imagens: Zarllor Portal da Ilha UOL Gastrolife O Globo Milk and Mellow Jetss Revista Menu i3i Bonde Iguaria Sana Brasil Jornal Ciência Sindustrigo Veja Men’s Health UOL

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.