Aprenda tudo sobre o alinhamento de fios

O alinhamento de fios é um tratamento capilar que promete cuidar dos fios, diminuir o volume o frizz, tudo isso sem o uso de formol.

Ter um cabelo lindo, saudável, sem volume e sem frizz é o sonho de toda mulher. Sendo assim, muitas optam por tratamentos químicos, mas que na maioria das vezes utiliza substâncias agressivas como o formol. Nesse sentido, o alinhamento de fios é uma saída, uma forma de deixar os fios com o efeito liso, sem agredir ou danificar os fios.

O alinhamento de fios é uma técnica nova que promete cuidar dos fios, deixando-os com menos frizz e volume. Esse tratamento que diferentemente da progressiva, por exemplo, não tem formol. Portanto, é indicado para quem busca uma solução eficiente, mas livre da substância.

Além disso, é uma solução para quem sofre com os fios danificados devido ao excesso de procedimentos químicos. Que inclusive não impendem de fazer a técnica de alinhamento de fios. Enfim, a seguir vamos te contar tudo sobre essa técnica que tem conquistado muita gente.

Aproveite para conferir também 4 truques para alisar o cabelo sem chapinha ou secador.

O que é alinhamento de fios?

O primeiro engano que as pessoas tem quando conhecem a técnica de alinhamento de fios é achar que se trata de uma progressiva. Mas não é esse o caso, aqui a proposta é semelhante, porém muito mais benéfica aos cabelos.

Isso porque o alinhamento de fios é formado por 30% de química, ao contrário dos métodos de alisamento comuns. Nesse caso, a fórmula do alinhamento conta com partículas presentes na própria estrutura do cabelo, os chamados aminoácidos. Que são proteínas próprias para tornar os fios mais hidratados, e consequentemente mais alinhados, macios e com brilho.

Você sabe o que é alisamento capilar? Confira aqui como funciona, os tipos e cuidados.

O resultado então é um cabelo com efeito natural, com movimento, hidratado e respeitando a forma natural do fio.

Tratamento sem formol?

Sim, a principal vantagem de optar pelo alinhamento de fios é que ele é livre de formol. Esse que é um dos vilões da saúde, tanto do cabelo, quanto geral, e é usado bastante em produtos que prometem alisamento duradouro. E por falar em alisamento livre de formol, outra opção é a escova indiana que também promete reduzir o volume.

Então, justamente por ser sem formol, que o alinhamento de fios tem uma menor duração que os alisamentos tradicionais com formol. No entanto, é possível prolongar os efeitos do alinhamento de fios seguindo alguns cuidados na manutenção.

Além disso, a técnica também pode ser feita em cabelos que passaram por químicas recente, como alisamentos e coloração. Na verdade, você pode combinar os tratamentos para obter o resultado almejado. Contudo, a recomendação é de esperar pelo menos duas semanas após o alinhamento para utilizar outras químicas no cabelo.

Como é feito o alinhamento de fios?

Não é nada de novo, na verdade, o alinhamento de fios é muito parecido com uma selagem térmica.

Sendo assim, a forma de aplicação é igual, primeiro deve-se fazer um teste de mecha, para garantir a segurança do processo. Assim é possível saber como está a saúde dos fios e se eles vão aguentar o procedimento sem danificar.

Feito isso, o cabelo deve ser lavado com um shampoo específico, daqueles antiresíduos. E então, secar o cabelo com um secador e o profissional irá aplicar o produto do alinhamento nos fios. Por fim, é só finalizar e selar os fios com a chapinha.

A técnica de alinhamento de fios promete nutrir a fibra capilar, tornando os fios mais fortes, e prevenindo as pontas duplas e o temido frizz. Aliás, aprenda aqui como tirar pontas duplas e cuidar bem do seu cabelo.

Manutenção e cuidados

Antes de já partir para o procedimento, é muito importante ter uma conversa com um profissional especializado em cabelos e químicas. Ele poderá analisar melhor os seus fios e indicar se eles realmente precisam desse tratamento.

Se esse for o caso, a manutenção é o que determinará a durabilidade do tratamento. Por isso é muito importante seguir as recomendações do seu cabelereiro. Em média, esse tipo de tratamento, seguindo as recomendações pode durar até 3 meses. Confira também 7 coisas que acabam com sua progressiva.

Primeiro, diferentemente de alguns alisamentos, essa técnica não exige aquele período de dias sem lavar os fios após o procedimento. Aqui a única recomendação é não prender o cabelo nos primeiros três dias, assim evita que os fios fiquem marcados.

Além disso, para prolongar o seu efeito, o ideal é lavar o cabelo sempre com shampoo sem sal, que é o recomendado para esse tipo de procedimento. Bem como evitar lavar os fios com água quente, já que isso pode ressecar os fios e  comprometer o seu resultado precocemente.

Alinhamento X progressiva

Diferentemente da escova progressiva, o alinhamento de fios não tem a finalidade de alisar os cabelos. Aqui o intuito é deixar os fios mais hidratados, alinhados e brilhosos. Ele pode ser feito tanto em cabelos naturalmente lisos, quanto em cacheados e crespos. No primeiro, o resultado é uma leveza e movimentos naturais, no segundo, um volume leve e cachos mais abertos.

Além disso, outra diferença entre os dois procedimentos é quanto a fórmula. Como dito anteriormente, no alinhamento de fios não tem uso de formol, apenas 30% da fórmula é química, e a progressiva tem o uso da substância alisante.

O grande diferencial do alinhamento de fios são os aminoácidos, partículas presentes na fibra do cabelo,  que selam as cutículas, reduzem o frizz e recuperam o brilho dos fios.

Enfim, o que você achou dessa técnica? Você também pode se interessar por: 10 receitas de alisamento caseiro.

Fontes: Camile Maes Tudo para Cabelo Cabelo

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.