ASMR: a técnica de relaxamento eficaz que conquistou o Youtube

Imagina chegar em casa e ligar o computador para relaxar… Essa é a nova técnica feita por YouTubers para relaxar: O famoso ASMR. Descubra como funciona.

Autonomous Sensory Meridian Response ou ASMR, você já ouviu falar? Se você precisa de uma mãozinha para relaxar, cair no sono ou só mesmo quer se esquecer do trabalho um pouco?

Essa técnica que já é famosa na internet pode te ajudar. A abreviação ASMR é uma técnica usada para gerar uma resposta meridional sensorial autônoma. Em outras palavras, ela consegue extrair sensações agradáveis geradas no corpo por estímulos externos.

ASMR a técnica de relaxamento eficaz que conquistou o mundo

Esses estímulos são normalmente feitos através de vídeos no YouTube que duram em média 60 minutos. Nesses vídeos pessoas estouram plástico bolha, fazem refeição, massagem, penteiam o cabelo, falam baixinho entre várias outras coisas que incrivelmente causam sensação de relaxamento.

Os vídeos podem ser apenas escutados ou assistidos. Se você quer relaxar faça o teste, estes vídeos veem se tornando cada vez mais populares pela sua eficácia. Existem até transmissões ao vivo pelo Twitch. Já são milhões de visualizações só no YouTube.

ASMR a técnica de relaxamento eficaz que conquistou o mundo

Conteúdos ASMR

Uma pesquisa da Universidade Swansea fez a lista dos favoritos:

Sussurros (75%)

Atenção pessoal (69%)

Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)

Sons vagarosos (53%)

Sons repetitivos (36%)

Sorriso (13%)

Barulho de avião (3%)

Barulho de aspirador de pó (2%)

Risada (2%)

Explicação científica

Ainda existem poucas respostas para explicar o fenômeno que relaxa tanta gente pelo mundo. Mas ao ver o número alto de pessoas ajudadas pela técnica, a faculdade de Psicologia da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, monitorou as reações de voluntários ao assistirem a vídeos comuns e de ASMR.

ASMR a técnica de relaxamento eficaz que conquistou o mundo

Os resultados mostraram que a frequência cardíaca de quem assistiu reduziu de forma significante. E tiveram ainda maior propensão de ter pensamentos positivos. Tendo como resultado a redução de estresse.

As sensações são muito particulares de cada um ao escutar os vídeos. Há ainda quem não sinta nada, há quem sinta formigamento e ondas pelo corpo. O que se sabe é que o efeito depende da distração que eles provocam e da sensibilidade de cada um.

Assista a alguns vídeos de ASMR:

Fonte: canal tech

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.