Ativos anti-idade – Ingredientes poderosos para ter uma pele firme e jovem

Os chamados ativos anti-idade são ingredientes que atuam protegendo e regenerando a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

Todo mundo quer ter uma pele lisinha, hidratada, firme e jovem não é mesmo? Mas com o tempo, é natural que a pele comece a perder ácido hialurônico, colágeno, elastina e fibras. Sendo assim, a melhora forma de combater o envelhecimento precoce e manter a pele jovem por mais tempo é através do uso de ativos anti-idade.

Os ativos anti-idade são ingredientes potentes presentes em dermocosméticos, especialmente os cremes anti-idade. Hoje em dia existem uma infinidade de produtos que prometem uma ação eficaz contra o envelhecimento. Contudo, o que determina a eficácia desses produtos é a presença de determinados ativos anti-idade que atuam repondo os nutrientes perdidos e regenerando a pele. Desse modo, evitando a flacidez e o surgimento das terríveis rugas e linhas de expressão no rosto.

Portanto, hoje iremos conhecer quais são esses ativos anti-idade e o que fazem deles tão importantes no cuidado da pele.

Ativos anti-idade

Boa Forma

Existem diversos tratamentos estéticos com a finalidade de prevenir o envelhecimento precoce, muitos deles invasivos e agressivos. Nesse sentido, uma opção mais leve e eficiente de cuidar da pele é usando ativos anti-idade.

Esses ingredientes estão presentes em diversos cosméticos, e podem ser usados a partir dos 25 anos de idade, já que é nessa fase que a começa a perder substâncias importantes. A consequência da perda dessas substâncias é a presença de rugas e linhas de expressão, evidenciadas pela flacidez da pele.

Sendo assim, esses ingredientes atuam sobre as necessidades da pele, prevenindo danos a pele e ao DNA das células epiteliais, protegendo e ativando o colágeno. Além de repor as substâncias perdidas, e prevenir o envelhecimento precoce. Então, a seguir vamos conhecer alguns dos ativos anti-idade que você precisa incluir na sua rotina de skincare para ter uma pele bonita e jovem por mais tempo.

Vitamina C

A vitamina C é uma das queridinhas das rotinas de cuidados com a pele. Se trata de um potente antioxidante que ajuda a inibir a ação dos radicais livres, ao mesmo tempo em que estimula a produção de colágeno na pele, e clareia as manchas Além disso, preveni o aparecimento de novas rugas e suaviza as já existentes. É o ingrediente essencial para deixar a pele mais iluminada e com um tom mais uniforme.

Vitamina E

A vitamina E é outro exemplo de antioxidante anti-idade. Assim como a vitamina C, também ajuda no combate aos radicais livres, protegendo e hidratando a pele. Então, por se tratar de uma substância potente e de fácil manipulação, hoje em dia vários produtos cosméticos, como hidratantes e protetores solares contam com essa vitamina. Uma dica valiosa é usar esse ativo junto com a vitamina A, já que assim potencializa ainda mais a ação de ambos os ativos.

Ácido retinoico

Guía de la Piel

O ácido retinoico é derivado da vitamina A que mencionamos acima, e um dos primeiros ativos anti-idade. Ele ajuda a minimizar as rugas e manchas escuras na cútis. Além disso, controla a oleosidade da pele, também contribuindo para o tratamento de acne, já que diminui os cravos e espinhas na pele. Isso através de uma leve esfoliação da pele, que estimula a renovação das células e a produção de colágeno.

Ativos anti-idade Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância presente na pele naturalmente e que ajuda na sua hidratação, já que atrai e retém água. Contudo, com o tempo essa substância acaba sendo eliminada do nosso corpo, e por isso necessidade de repô-la através de produtos cosméticos. O ácido hialurônico melhora a textura da pele, estimula a produção de colágeno e ajuda a renovar as células da pele.

Ácido glicólico

Da mesma forma que o ácido retinoico, o ácido glicólico também é derivado da vitamina A. Por muito tempo foi usado apenas como esfoliante, mas agora que é possível controlar o seu pH para deixá-lo mais neutro para cuidar melhor da pele. Esse ativo anti-idade tem uma ação sobre a aparência das rugas e linhas de expressão, melhora a textura da pele e aumenta a produção de colágeno. Além disso, o ácido glicólico também atua no combate a acne e diminui os poros. Sendo assim, ajuda a manter a pele mais bonita, hidratada e saudável.

Ácido salicílico

Reviewbox

O ácido salicílico é um esfoliante, que ajuda no controle da oleosidade da pele e tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Ácido tranexâmico

Já o ácido tranexâmico se trata de um antifibrinolítico, tem ação anti-inflamatória, atua clareando as manchas na pele e melhora a aparência das olheiras escuras.

Ativos anti-idade Niacinamida

Niacinamida ou vitamina B3 é um composto do grupo de vitaminas do complexo B, com alto poder hidratante e firmador da pele. Ele ajuda a clarear manchas na pele e combater linhas finas de expressão. Tem um diferencial de poder ser usado em todo tipo de pele, inclusive as mais sensíveis. É recomendando o seu uso a partir dos 30 anos.

Ácido ferúlico

Viagens e Feminices

O ácido ferúlico é uma substância que estabiliza uma mistura entre as vitaminas C e E, desse modo, aumentando ainda mais o poder antioxidante de cada uma delas. Sendo assim, os três ativos anti-idade juntos potencializam em até oito vezes o efeito de cada ativo sozinho, por isso a indicação do uso combinado. Portanto, esse ingrediente melhora consideravelmente a textura e tonalidade da pele e reduz as linhas de expressão e rugas. Além disso, tem ação fotoprotetora, ou seja, defende o tecido dos raios ultravioleta.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa.

Fontes: DermaClub Boa Forma Dermus 

Imagens: Marie Claire Boa Forma Guía de la Piel Reviewbox Viagens e Feminices 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.