Axilas escuras, o que causa? Como clarear e evitar manchas?

O excesso de melanina em algumas áreas do corpo é muito comum e assim, muitas mulheres sofrem com as axilas escuras mas há como clarear.

Algo que parece ser tão simples e natural como erguer o braço em público, pode ser motivo de constrangimento para muitas mulheres. E não estamos falando de mau cheiro. Ter as axilas escuras é um problema comum que muitas não fazem ideia de como solucionar. Apesar de ter inúmeras receitas espalhadas pela internet que prometem fazer milagres, nem todos realmente funcionam.

Tecnicamente chamado de hipercromia, essa adversidade tem diversas causas. Geralmente, trata-se de um tipo de processo inflamatório na pele motivado por algum trauma que acaba levando à chamada hipercromia pós-inflamatória. Entretanto, é preciso detectar exatamente o problema, pois assim, é mais fácil de combate-lo.

O que causa axilas escuras?

Axilas escuras - o que causa as manchas e como clarear
Fonte: elsoldepuebla
  • Atrito da própria pele

Praticamente todas as nossas ações físicas envolvem algum movimento com os braços e  isso acaba causando atrito na pele da região. Dessa forma, isso acaba causando irritação local e, mais tarde, escurecimento.  Bem como acontece comumente nas pessoas com sobrepeso. Para evitar esse problema, passe um pouco de hidratante nas axilas após o banho, isso vai ajudar a evitar o atrito.

  • Blusas apertadas

Usar roupas com mangas muito apertadas também pode gerar atrito com as axilas. Com o tempo deixar a região com manchas escuras. O tipo de tecido é outro fator que influencia muito. Dessa forma, a melhor opção é usar blusas um pouco mais largas e de tecidos leves, como o algodão.

  • Desodorantes com álcool

Produtos que contém álcool em sua composição correm o risco irritar nossa pele. Principalmente quando se trata de desodorantes. Sendo assim, prefira produtos sem a substância e com ativos hidratantes.

  • Depilação com lâmina ou cera

Alguns métodos de depilação podem causar o escurecimento das axilas, como a lâmina e a cera (quente, principalmente). Ambos os métodos agridem a pele do local, tanto o atrito da lâmina ou o calor da cera. Além disso podem causar foliculite, levando ao escurecimento da região. Portanto, como prevenção procure se depilar com um profissional especializado ou faça depilação à laser.

  • Não secar corretamente após o banho

Algo que pouca gente sabe é que até mesmo o jeito que secamos nosso corpo, influencia. Assim como os dedos dos pés, as axilas são dobras que sofrem atrito constantemente e, por isso, acumulam facilmente grande quantidade de fungos e bactérias. Assim, podem causar irritação, mau cheiro ao longo do dia e manchas na região. Para evitar esse cenário, lembre-se de secar bem o local.

Tratamento para axilas escuras

Axilas escuras - o que causa as manchas e como clarear
Fonte: botania

1- Bicarbonato de sódio

Axilas escuras - o que causa as manchas e como clarear
Fonte: cavalus 

O bicarbonato possui propriedades antioxidantes. Para usa-lo na axila é só fazer uma pastinha com 2 colheres do pozinho e 20ml de leite de rosas. Em seguida aplique na área e deixe por até 15 minutos. Enxágüe com água morna. Repita a ação duas vezes por semana.

2- Argila branca

Fonte: imperiodasessencias 

É comprovado que a argila branca tem diversas propriedades extremamente benéficas para a pele, inclusive, clareadoras. Sendo assim, para clarear as axilas você só precisa misturar uma colher (de sopa) de argila, com duas colheres de água. Se quiser, pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de laranja.

Assim, aplique nas axilas e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxugue e repita pelo menos duas vezes por semana.

3- Água de arroz

Fonte: dickwow

O ácido kójico que é uma substância bastante utilizada para clarear regiões da pele que estejam escurecidas, e está presente no arroz. Dessa forma, misture 1 xícara de arroz em 250ml de água. Deixe de molho por 12 horas. Passado esse tempo, escorra o arroz e, com um algodão, passe a água nas axilas escuras e deixe secar. Repita isso todas as manhãs e noites.

4- Aveia para clarear axilas escuras

Fonte: emporiofigueira

Ao esfoliar a pele, você estará estimulando a região à produzir mais colágeno e reconstruir a região. Por isso, utilizar aveia para esse processo pode ajudar muito a clarear as axilas escuras. É só misturar 1 colher de fubá, 1 colher aveia, 1 colher de leite em pó e 30 ml de leite.

Agora é só misturar todos os ingredientes e esfoliar a região em movimentos circulares. Em seguida, enxágue bem e depois aplique um pouquinho de Hipoglós ou Dexpantenol.

5- Babosa

Fonte: greenme

A babosa possui um gel, conhecido como aloe vera. Essa substância possui aloesina, um composto que inibe a ação de uma enzina que produz a pigmentação escurecida da pele. Por isso, aplicar o gel nas axilas ou virilhas pode ajudar a clarear a pele destas partes.

Para utiliza-la basta cortar as folhas de babosa e extrair o gel da planta, depois aplique este gel nas regiões escurecidas da axila e virilha. Assim, deixe descansar entre 10 a 15 minutos. Ao final, enxágue a parte do corpo com água. Por fim, caso não tenha a planta de babosa, pode-se usar o gel orgânico encontrado nas farmácias.

Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Clarear a pele – técnicas profissionais e caseiras e truques para mantê-las.

Fontes: dermaclub, MdeMulher,

Imagem de destaque: Depylaction

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.