Azeite no cabelo – 8 benefícios de uso e 6 receitas caseiras de hidratação

Se você não acredita, saiba que azeite no cabelo pode evitar o surgimento de caspas, aliviar a coceira e fortalecer os fios da cabeça.

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação

Primeiramente, é importante destacar que o azeite de oliva é na verdade o óleo extraído das azeitonas, frutos das oliveiras. Sobretudo, é um produto natural e mais bem utilizado no preparo de alimentos. Até porque, ele é saudável e rico em nutrientes. Contudo, você sabia que é possível também usar azeite no cabelo?

Basicamente, o azeite é um ingrediente que contém várias propriedades. Como por exemplo, ele é considerado como anti-inflamatório, e ainda pode ser utilizado para curar feridas. E claro, da para usar azeite no cabelo. Aliás, o azeite de oliva pode evitar o surgimento de caspas, aliviar a coceira e fortalecer os fios do couro cabeludo.

Além do mais, o azeite de oliva, assim como os demais óleos, ajuda na formação de uma película protetora na parte externa do fio. E ainda consegue manter a hidratação dos cabelos. Ou seja, o azeite no cabelo, pode ser um verdadeiro milagre capilar. Por isso, é importante você conhecê-lo um pouco mais.

Sobretudo, vale ressaltar que o azeite no cabelo é mais indicado para cabelos cacheados, crespos, grossos e aqueles danificados por procedimentos químicos. Como por exemplo, alisamentos e descolorações. Aliás, ele é mais indicado para esses cabelos, pois esses fios conseguem fazer maior proveito dos nutrientes presentes no azeite.

Benefícios do azeite no cabelo

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Tô de cacho

No tratamento de fios ressecados e quebradiços, o azeite de oliva irá ajudar a recuperar os fios e deixá-los brilhantes e macios. Os principais benefícios que esse óleo milagroso traz para o cabelo são:

  • Hidrata e nutre os fios;
  • Reduz a queda, quebra e pontas duplas;
  • Estimula o crescimento saudável;
  • Ajuda na retenção de umidade da fibra capilar;
  • Trata o couro cabeludo contra a caspa;
  • Reparação das cutículas dos fios;
  • Fortalecimento e brilho dos fios;
  • Reduz a incidência de pontas duplas.

Como usar o azeite no cabelo?

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Tô de cacho

Acima de tudo para usar azeite no cabelo, você precisa escolher entre duas opções. A primeira seria para você comprar produtos, que contém óleo de oliva, como ingrediente. Já a segunda ideia seria você apostar em receitas caseiras com o azeite. Aliás, se for fazer as receitas, lembre-se de comprar o azeite extravirgem.

Além do mais, se você for usar receitas caseiras, é importante que você saiba que o produto deve ficar nos fios somente por 20 minutos, mais ou menos. Assim sendo, enquanto o produto fica no seu cabelo, é interessante que você faça uma massagem capilar no couro cabeludo.

Contudo, antes de preparar as receitas caseiras, é importante que você saiba que cada couro cabeludo reage de uma forma diferente. Ou seja, pode ou não, dar reações alérgicas. Por isso, cuidado e também teste antes de usar.

Hidratação com azeite no cabelo

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Simões Filho Online

Primeiramente, as hidratações são feitas como amido de milho. Aliás, o amido de milho além de combinar com o azeite, ele também tem ação hidratante e nutritiva.

  1. Primeiramente, lave o cabelo com shampoo e em seguida retire o excesso de água com uma toalha;
  2. Logo depois, faça um mingau misturando 100 ml de leite e uma colher de sopa de amido de milho. Assim sendo, mexa-o bem em fogo baixo até engrossar;
  3. Em seguida, desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa da máscara de hidratação de sua escolha. E claro, misture tudo até ficar homogêneo;
  4. Agora aplique a mistura em todo o comprimento do cabelo e nas pontas das madeixas. Agora aguarde 30 minutos;
  5. E por fim, enxague bem e finalize com o condicionador.

Nutrição com azeite no cabelo

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Hoffi

Sobretudo, essa receita é mais indicada para cabelos ressecados ou danificados. Até porque, essa receita terá uma ação mais poderosa nos fios.

  1. Primeiramente, lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de água;
  2. Em seguida, amasse a polpa de meio abacate e misture de uma a duas colheres de azeite de oliva extravirgem;
  3. Logo depois, aplique a receita nas madeixas, mecha por mecha, e aguarde por volta de 30 minutos;
  4. Por fim, retire com água. Além do mais, indicamos que você faça o último enxágue com um copo de água misturado com uma colher de vinagre de maçã.

Umectação com azeite no cabelo

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: A Mulher

Acima de tudo, é importante que você saiba que para se fazer a umectação, você precisa usar um azeite específico. Como por exemplo, o extravirgem com acidez de 0,1% a 0,5%. Caso você encontre um mais do que isso, nós não indicamos.

  1. Primeiramente, aplique o azeite de oliva em todo o cabelo, da raiz às pontas. E é por mecha por mecha;
  2. Em seguida, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares, sem usar as unhas;
  3. Agora aguarde ao menos 40 minutos. Inclusive, quanto mais tempo, melhor o efeito da umectação. Por isso, é bem indicado que faça a umectação durante a noite. Pois, assim você retira só no outro dia;
  4. Após esse tempo, você pode enxaguar o cabelo normalmente.

Receita para cabelos lisos e ondulados

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Cláudia.Abril

Basicamente, essa receita não é tão diferente assim não. Na verdade, você só precisa separar o seu creme hidratante predileto, e o azeite de oliva extravirgem. Vale destacar, que essa hidratação é indicada para se fazer de 15 em 15 dias, ou então semanalmente.

  1. Primeiramente, separe 2 colheres de sopa de creme de hidratação, e 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem;
  2. Em seguida, misture o creme de hidratação junto com o azeite em um potinho;
  3. Assim sendo, você precisa lavar os cabelos somente com shampoo, e de preferência em água fria;
  4. Agora aplique a mistura em cada mecha do cabelo e deixe agir por 15 minutos;
  5. Para finalizar enxague os fios com água fria.

Uso de vitaminas nos cabelos cacheados e crespos

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Vix

De modo geral, os cabelos cacheados e crespos são um pouco mais difíceis de cuidar. Porém, com essa receita, as coisas poderão ficar um pouco mais fáceis. Inclusive, para fazê-la você precisará de um azeite de oliva extravirgem e de uma ampola de vitamina E.

Vale destacar que você pode fazer essa umectação de 15 em 15 dias, ou duas vezes na semana.

  1. Primeiramente, coloque em um pote pequeno 1 colher, se for para cabelos curtos e 2 colheres, se for para cabelos longos de sopa de azeite e a ampola de vitamina E. Em seguida, misture os ingredientes;
  2. Assim sendo, você precisará levar essa mistura ao fogo em banho-maria. E claro, deixe aquecer de forma mais lenta até que fique com uma temperatura agradável;
  3. Logo depois, passe o óleo aquecido no cabelo seco semi sujo, massageie bem o couro cabeludo e toda a extensão dos fios. E claro, deixe agir por no mínimo 40 minutos e no máximo uma hora e meia;
  4. Em seguida, lave os cabelos com o seu shampoo normalmente. Contudo, o condicionador, nós indicamos que você passe-o somente nas pontas e enxágue em seguida;
  5. Para finalizar, use um creme para pentear logo depois. Aliás, se você for usar o secador, não se esqueça do protetor térmico.

Tratamento com azeite de oliva puro

Azeite no cabelo- Benefícios + receitas caseiras de hidratação
Fonte: Tô de cacho

Agora uma opção para todos os tipos de cabelos, e também bem simples. Aliás, ela nem é uma receita. na verdade, você só precisa passar o azeite no cabelo. Mas, claro ele também deve ser extravirgem puro. Assim sendo, é importante que você saiba que você precisa passar o azeite no cabelo seco, da raiz até as pontas.

Assim sendo, deixe o azeite no cabelo por mais ou menos, duas horas. Logo depois, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Enfim, agora que finalizamos com as receitas caseiras, é importante destacar, que mesmo assim nós ainda indicamos que você continue usando suas máscaras de hidratações. Basicamente, esses cremes conseguem hidratar os fios de forma rápida e ainda são criados de forma específica para cada tipo de cabelo.

Agora venha conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Box Braids- O que é, como é feito e quais os cuidados

Fontes: Fique diva, All Things Hair, Tô de cacho

Imagem de destaque: Mundo boa forma

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.