Babado, o que é? Como usar esse detalhe nos seus looks

Babado é o novo queridinho quando o assunto é moda. Saiba como incorporar esse elemento às suas roupas e arrasar no visual.

Um dos elementos mais versáteis do guarda-roupa hoje é o babado. Desse modo, ele está presente nos mais diversos estilos de blusas, vestidos, saias e até calças. Comum nas roupas masculinas quando surgiu, o detalhe ficou popular entre as mulheres no século XIX e era usado nos anos 80 para dar o característico volume da época às peças. Mas como combinar esse detalhe sem pesar no visual? Saiba agora!

O babado pode dar um ar mais feminino e romântico ao look, mas muitas peças também trazem um estilo mais moderno e sofisticado. Basicamente, pode ser usado em qualquer tipo de silhueta e não é difícil incorporá-lo ao visual. 

No entanto, saber a forma correta de incorporar os babados ao look é muito importante para conseguir transformar o visual com equilíbrio. Assim, esse detalhe, que é muito comum em peças de verão, agora são muito encontradas em coleções de outono/inverno por sua versatilidade. 

Peças com babado

Alguns modelos mais simples, como um babado mais leve na barra da saia ou da blusa, podem ser uma boa alternativa para quem não deseja ousar muito. Mas quem quer passar uma imagem de mais atitude, peças com babados na diagonal e vestidos que apresentam o detalhe por todo o comprimento podem dar um estilo mais extravagante.

Então, vamos conhecer um pouco mais desse recurso aplicado às roupas mais comuns do dia-a-dia.   

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Jade Seba

Blusas com babados

Blusas com babados podem ser uma boa opção para dar volume ao busto, quando o elemento está na horizontal, como o modelo ombro a ombro. Mas, caso você queira diminuir o volume do busto, use babados menores. Algumas peças podem apresentar o detalhe no decote, nas mangas e ficam super bem com uma parte de baixo mais simples. 

Cuidado com os excessos. Se a blusa tiver babados, opte por usar menos acessórios, colares e brincos mais delicados. Blusas com o detalhe também ficam super bem com calça jeans, pois não pesa no visual. 

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Ateen
Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Amaro

Camisas

Camisas costumam passar um ar mais sério ao look, mas se você deseja fugir um pouco da formalidade, babados nas mangas ou na diagonal podem ajudar. Mas usar essa peça com saias com babados também pode ajudar a montar um visual mais despojado. No entanto, cuidado para não abusar do detalhe e deixar o look pesado.

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Santa Santina

Saias

Saia e shorts com babados em camadas pode ser uma boa alternativa se você quiser dar volume aos quadris. Dessa forma, é importante saber como utilizar o detalhe. Se o objetivo for dar a impressão de quadris menos largos, escolha peças com babados na barra, mais delicados. 

Saias com o detalhe caem super bem com blusas mais simples, com camisetas de botões, mais básicas. E cuidado na escolha das estampas para não deixar o look confuso, conflitando com o babado.

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Lez a lez

Calças

Calças com babados também estão em alta. Desde calças de alfaiataria, que deixam o visual mais sério, até calças menos formais. Os tecidos também podem ser os mais variados, com babados na barra ou por todo o comprimento da calça. 

Alguns macacões também apresentam o detalhe na parte das pernas, dando um ar mais divertido à peça. 

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Denomedia

Vestidos

Essa é uma das peças com mais diversidade quando falamos em babados. Basicamente, esse detalhe pode estar em qualquer tipo de vestido. Babados na vertical podem criar uma ilusão de alongamento na silhueta. Mas se você preferir ser mais discreta, utilize peças em que o elemento esteja nas mangas, na barra ou na gola.

No entanto, assim como na blusa ou na saia, se você quiser dar volume aos seios ou aos quadris, utilize vestidos com babado na horizontal nessas áreas do corpo. Assim, combine esses vestidos com sandálias e sapatos mais delicados para deixar o visual bem charmoso e equilibrado. 

Babado, saiba como usar esse detalhe nos seus looks
Fonte: Tati Tavares

Fontes: Alerta fashion, Amey, Jade Seba, Dicas de Mulher

Imagens: Pinterest, Jade Seba, Ateen, Amaro, Santa Santina, Lez a lez, Denomedia, Tati Tavares

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.