Babosa no cabelo: Benefícios e 5 receitas de hidratação

A babosa no cabelo é umas das receitas milenares para hidratação dos fios e reconstrução capilar. A planta também é um importante trunfo medicinal.

De todas as receitas de hidratação, babosa no cabelo é a mais cotada na rotina da mulhereda. A planta, também conhecida como aloe vera, é predominantemente cultivada para fins agrícolas e medicinais. Mas, seu gel interior é, acima de tudo, uma fórmula poderosíssima para o mundo da estética. A babosa é, portanto, uma das receitas mais milagrosas para a reconstituição capilar.

Apesar do foco de seu uso ser direcionado aos cabelos, a aloe vera tem importantes propriedades para o tratamento de pele, doenças gástricas, dores musculares e até mesmo para a insônia. No entanto, para quem não sabe, a babosa foi uma das mais usadas para fins estéticos há 6 mil anos atrás, pelos egípcios.

Sua origem é advinda das regiões africanas. Sabe-se que esses povos já haviam desenvolvido técnicas de uso medicinal e também estético. Portanto, não se engane, porque as receitas que daremos a seguir são receitas milenares e com eficácia comprovada pelo tempo. Basta, assim, você testar para ver o resultado.

Benefícios da babosa no cabelo

Riopae

A princípio, antes de partir para as receitinhas de hoje, levantamos um quadro de benefícios do uso da babosa no cabelo. A planta da imortalidade, como já diziam os egípcios, é capaz de produzir efeitos como:

1. Redução da queda de cabelo

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Revista Abrale On-line

O efeito antiqueda produzido pela aplicação da babosa no cabelo é ideal para quem vem sofrendo com esse indesejável problema. O fim da queda acontece porque há uma quantidade de minerais no líquido gelatinoso da aloe vera. Portanto, com a intensificação da substância no cabelo, os fios se tornam mais fortes, ou seja, menos quebradiços.

2. Controla a caspa

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Vix

O couro cabeludo já sobre uma descamação natural, porque elimina células mortas da pele da cabeça. A caspa é, consequentemente, o aumento da produção da descamação. Calma, o fenômeno pode ser explicado. Isso acontece quando ocorrem pequenas inflamações na cabeça, ou seja, fazem com haja a intensificação da produção das caspas nas camadas.

A babosa, sobretudo, é perfeita para combater essas inflamações e reduzir a caspa. E se houver, por exemplo, algum fungo provocando essa enfermidade, ela também irá eliminá-lo, regulando, por fim, o nível da produção de sebo do couro-cabeludo.

3. Babosa no cabelo estimula o crescimento

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Salonline

Muitas mulheres sofrem com a ansiosidade na hora de esperar os cabelos crescerem novamente. Saiba que é possível usar da babosa para acelerar esse processos que, às vezes, parece impossível.

O gel da planta tem em sua composição enzimas que executam a função da varredura das células mortas do couro cabeludo. Ou seja, sem os resíduos, as células novas ganham espaço de reprodução.

Primeiramente, essa abertura permite que o cabelo cresça sem o impedimento dos poros e, como na imagem acima, você alcança mais rapidamente o black, ou o lisinho longo desejado. Portanto, é só investir na aloe vera!

3. Revitalizante

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Duda Ramos

Outro importante benefício da babosa no cabelo é que ela mantém os fios altamente hidratados. Os nutrientes presentes no seu interior vão todinhos para o seu cabelo, trazendo de volta a vivacidade para os fios.

Ou seja, tomou aquele banho de mar, ou de piscina, passou o dia inteiro no sol e ficou com o cabelo ressecado? A babosa vai salvar o seu dia!

Contraindicações

Fonte: UOL

A princípio, a babosa não tem nenhuma contraindicação para uso nos cabelos. Isso porque, por ser uma planta natural, ela pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer idade. Entretanto, pessoas com alergia a essa planta, o que é bem raro, devem se atentar ao seu uso, evitando assim entrar em contato com a babosa.

Além disso, é necessário ficar atento ao líquido amarelado que a babosa solta ao ser cortada de seu pé. Por isso, ao cortar uma folha da babosa, deixe que ela solte todo seu líquido amarelo antes, e lave-a bem quando for usar. Esse líquido viscoso é tóxico para o consumo e para a pele, então, cuidado!

Receitas de hidratação com babosa

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Green Me

Aqui vão algumas receitinhas básicas para hidratar o seu cabelo e deixá-lo macio, brilhoso e pronto para o dia. Todas as dicas são fáceis de fazer e não consomem muito o seu tempo, especialmente na busca por ingredientes aqui e ali. Portanto, é só seguir a riscas o passo a passo e ser feliz.

1. Babosa e água

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Transforme-se

Parece até mentira, mas é isso mesmo. São apenas dois ingrediente para realizar o milagre na cabeça e nos fios de cabelo. Então, vamos lá.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1 copo d’água

Preparo e aplicação

Corte em parte a folha da babosa para melhor retirar o gel do seu interior. Após retirá-lo com uma colher, deixe em banho maria por uma hora. Então, troque a água e deixe mais uma hora.

Depois do procedimento, despeje o conteúdo em um liquidificar e acrescente a água. Bata até ficar um conteúdo unificado. Aplique no cabelo, deixe agir por 15 minutos e depois lave normalmente.

2. Babosa com ovo

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Tô de Cacho

A princípio, o conselho é: resista! Se você não gosta do cheiro do ovo, não se preocupe, porque ele não ficará no seu cabelo. Além disso, o procedimento vai impressionar as mulher com qualquer tipo de cabelo, pois o ovo é rico em proteínas e, em combinação com a babosa, fica espetacular.

Ingredientes

  • 2 colheres de babosa
  • Duas colheres de creme de hidratação
  • 2 gemas de ovo peneiradas

Modo de preparo

Despeje tudo em um liquidificador. Então, bata até formar um conteúdo unificado. Posteriormente, aplique nos cabelos já lavados e úmidos. O tempo de ação é de 30 minutos. Pronto, o seu cabelo já está pronto para enfrentar o mundo.

3. Babosa e Maisena

Babosa no cabelo - para o que serve e benefícios e como fazer
Mercado Livre

A junção dos dois ingredientes é a mais usada para os cabelos cacheados. Mas, também pode ser usada para qualquer outro tipo de cabelo, portanto, siga bem o passo a passo.

Ingredientes

  • 1 colher de maisena
  • ‘1/2 copo d’água
  • 1 folha de babosa
  • 1 colher de creme de hidratação

Modo de preparo

Coloque a maisena no copo d’água, misture até que ela se dissolva. Em seguida, coloque em uma panela, em fogo baixo, e misture até engrossar.

Despeje em um recipiente maior. Depois disso, acrescente a babosa retirada da folha junto à maisena dissolvida e o creme de hidratação. No entanto, é preciso misturar bem, até ficar homogêneo. Então, é só aplicar de mecha em mecha no cabelo, deixando agir por 15 minutos. Enxague e pronto!

4. Babosa com açúcar mascavo

Fonte: Charme-se

Ainda, o uso da babosa com açúcar mascavo vai criar um mel poderoso para você usar nos seus cabelos.

Ingredientes

  • Gel de uma folha de babosa;
  • Duas a três colheres de açúcar.

Modo de preparo

Misture o gel da babosa com o açúcar em um recipiente limpo. Em seguida. deixe a mistura descansar na geladeira por um dia. Após isso, você pode usar o mel de babosa para potencializar suas máscaras de hidratação.

5. Babosa no cabelo com óleo de coco

Fonte: Youtube / Thainara Barbosa

Essa super hidratação com babosa e óleo de coco é ideal para cabelos ressecados, que precisam de nutrição. Por isso, o uso do óleo de coco irá ajudar a nutrir os fios, enquanto a babosa o hidrata.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de babosa;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo

Primeiramente, aqueça o óleo de coco em um recipiente em banho maria, para que ele fique líquido (se não estiver). Em seguida misture os dois ingredientes. Se necessário, bata em um processador ou liquidificador a babosa para que fique sem nenhum pedacinho. Por fim, aplique no cabelo úmido, pós shampoo, e deixe agir por 15, e enxágue em seguida.

Por fim, para mais receitas de hidratação leia Hidratação com óleo de coco, 10 receitas caseiras e infalíveis

Fontes: Revista Glamour, ecycle, Tô de Cacho, Vix, Tua Saúde, Dicas de Mulher,

Imagens:  Riopae, Revista Abrale On-line, Vix, Salonline, Duda Ramos, Green Me, Transforme-se, Tô e Chacho, Catraca Livre, Mundo Boa Forma, Mercado Livre

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.