Banho de assento – o que é, para que serve, o que usar e como fazer

O banho de assento é um preparo antigo e tradicional que pode ajudar nos mais variados tipos de problema de saúde. Descubra como fazer!

Banho de assento, o que usar e como fazer o preparo

Apesar do avanço da medicina, existem métodos terapêuticos antigos e tradicionais que nunca saem de moda. Certamente um dos melhores exemplos é o banho de assento.

Primeiramente, o banho de assento não cura nenhum tipo de doença. Apesar disso, ele ataca os sintomas de alguns problema de saúde, especialmente das áreas íntimas.

Ou seja, ele é um ótimo método paliativo. Por isso, é muito  indicado para amenizar irritações vulvares, ou seja, externas; por exemplo.

Óleos essenciais para o banho de assento

Banho de assento, o que usar e como fazer o preparo

O banho de assento é recomendado, principalmente, para as seguintes doenças: irritações na vagina, candidíase, cistite e hemorroida.

Além disso, os banhos de assento podem ser feitos com quatro gotas de óleos essenciais medicinais. Ótimos exemplos são o óleo de camomila, mirra ou cânhamo. Também funciona usar bicarbonato de sódio.

Esse tipo de banho não deve ser feito apenas com água. Deve-se usar algum produto calmante da pele e introito vulvar. Ou seja, use os óleos essenciais.

Como preparar o banho?

Banho de assento, o que usar e como fazer o preparo

Inicialmente, o banho de assento deve ser feito com água e os óleos essenciais. Além disso, ele deve ser feito a uma temperatura agradável à região na qual será aplicado. Isso garantirá o efeito desejado de alívio sem agredir a pele.

Como recipiente você pode ser o bidê ou uma bacia, sempre bem limpos. Repita o banho duas vezes por dia, durante três dias. Mas nunca se esqueça que o banho de assento é apenas um paliativo e a causa deve ser investigada e tratada.

Outra recomendação é ficar de 2 a 3 minutos no banho de assento. Depois, basta apenas enxugar com uma toalha macia e deixar a parte do corpo arejada, ou seja, usar roupas que não abafem a região.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 12 razões porque os banheiros japoneses são melhores que o seu

Fonte: A Revista da Mulher

Imagens: USE Tua Saúde Remédio Caseiro

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.