BCG, é obrigatória? Cicatriz e detalhes sobre a vacina contra tuberculose

Originalmente chamada de Bacilo Calmette-Guérin, a vacina para tuberculose, BCG, é uma das mais famosas e importantes na infância.

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina para tuberculose BCG

A Bacilo Calmette-Guérin, famosa BCG, é uma vacina contra a tuberculose. Certamente, ela deixou uma marca em você, uma vez que provavelmente a cicatriz está no seu braço até hoje.

Primeiramente, você se lembra do que é tuberculose? Basicamente é uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, porém pode ocorrer em outros órgãos.

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina para tuberculose BCG
Santo Remédio

A vacina foi desenvolvida por Camille Guérin e Albert Calmette em Paris. Além disso, ela começou a ser produzida em 1921. Inicialmente, a BCG era administrada oralmente. A partir de 1968 começou a ser aplicada via intradérmica no Brasil.

Acima de tudo, a BCG é injetada no braço direito da criança, na parte inferior de uma região chamada de deltoideana. Descubra um pouco mais sobre ela

A cicatriz da BCG

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina para tuberculose BCG
Lillo

Primeiramente, a vacina é produzida a partir de uma bactéria chamada Mycobacterium bovisencontrada, encontrada em bovinos.  Após a aplicação da vacina, surge uma pequena lesão que dá origem a uma pápula, uma elevação sólida da pele.

Após cerca de um mês, a pápula regride e origina uma úlcera, que por sua vez origina uma cicatriz. Caso a lesão fique muito grande e com grande quantidade de pus, é necessário procurar o médico.

Sobre a BCG

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina para tuberculose BCG
R7

Inicialmente, a BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Ela é obrigatória para menores de um ano, que devem ser vacinados de preferência antes de deixar a maternidade.

Além disso, para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que 2kg e estar em perfeitas condições de saúde. Crianças que não foram vacinadas no início da vida devem receber a vacina durante a idade escolar.

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina para tuberculose BCG
SAM

A vacina apresenta uma proteção de mais de 80% contra as formas graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

A BCG, contudo, não é recomendada em casos de imunodeficiências, peso inferior a 2 kg, desnutrição, febre, tratamento com corticoides ou doenças crônicas. Após a vacinação, são poucos os relatos de efeitos adversos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Vacinas obrigatórias para crianças em todo o território nacional

Fonte: Mundo Educação Saúde

Imagem de destaque: ac24Horas

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.