Benefícios da banana – Quais são, e como consumi-la?

A banana é uma fruta rica em vitaminas e fibras, além de ser nutritiva e super saborosa. Venha conferir quais sãos os benefícios da banana!

Primeiramente, a banana é uma fruta riquíssima em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Além desses benefícios da banana é também nutritiva e super saborosa. Apesar disso, ela ainda levanta algumas dúvidas como por exemplo, quem tem diabetes pode comer? A banana é boa para quem pratica atividade física?

Além dos minerais como cálcio, potássio, magnésio, manganês, ferro e ácido fólico, a banana é uma fruta rica em fibras e vitaminas como vitamina C, e vitaminas B1, B2, B6 e B12. Acima de tudo, contém os compostos de antioxidantes como a dopamina, catequina e triptofano.

Além disso, o triptofano auxilia na produção de serotonina, hormônio o qual ajuda as pessoas a manter o corpo relaxado e o bom humor. Basicamente, 90% da composição das bananas são carboidratos, ou seja ela tem baixos níveis de proteínas e gorduras.

Como resultado disso, obtêm-se o açúcar das bananas, como sacarose, frutose e glicose. Além disso, combinados com as fibras estimula a energia no corpo. Quais são os benefícios da banana? Confira abaixo!

Biomassa da Banana Verde

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: Lunetas

Primeiramente, quando a banana é verde ela é rica em amido resistente, ou seja, é um tipo de carboidrato indigerível. Basicamente, porquê o amido resistente não é digerido no estômago e é naturalmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e do açúcar, por esse motivo a banana verde é saudável.

Ou seja, o amido resistente ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo a gordura e facilitando o meio de excreção. Portanto, o amido resistente tem um efeito semelhante ao das fibras, pois estimula a sensação de saciedade resultando em um maior controle da glicose no sangue.

Apesar disso, a banana verde é fonte de simbióticos e prebióticos. Ou seja, os simbióticos auxilia no aumento da quantidade das bactérias benéficas, lactobacilos. Em contraste, as prebióticas auxilia na nutrição da floram microbiana intestinal.

Benefícios da Banana

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: Tudo Gostoso

A banana é uma fruta saudável e prática, ou seja, muitos atletas tem o hábito de comer ela antes, durante ou depois do treino, não se restringindo para os praticantes de atividade física. Abaixo segue uma lista dos benefícios da banana:

1-Sistema Nervoso

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Beduka

As vitaminas B1, B2, B6 e B12, que também são encontradas na banana, auxiliam diretamente no sistema nervoso.

2-Anemia

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
PEBMED

Na composição da banana compõe muito ferro, mineral que estimula na produção de hemoglobina. Este último atua na prevenção e no combate da anemia.

3-Recuperação Muscular

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
MAX

Primeiramente, por ser rica em magnésio e potássio, ajuda a evitar cãibras e relaxar os músculos. Além disso, transporta a energia que auxilia na síntese de proteína.

4- Melhora no Humor

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Olhar Digital

Acima de tudo, a banana tem uma certa quantidade de triptofano, ou seja aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Além disso, esse hormônio que está relacionado ao humor e ao sono, gerando relaxamento muscular e bom humor nas pessoas.

5-Ajuda a Emagrecer

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
VIX

Acima de tudo, a banana é muito rica em fibras, ajuda na absorção do colesterol ruim do organismo e é eliminando por meio das fezes. Além disso, um dos benefícios da banana é propiciar a sensação de saciedade.

6-Disposição Física e Mental

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Pacefit

Acima de tudo, existem 3 tipos de açúcar na banana: frutose, sacarose e glicose, ou seja, regula o estoque de energia no corpo. Portanto o cansaço físico e metal é reduzido.

7- Combate ao Fumo

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Wikipédia

Primeiramente, a banana é um importante aliado para as pessoas que desejam parar de fumar. Ou seja, o potássio e o magnésio auxilia o corpo a suprir a falta da nicotina.

8- Acabar com a Ressaca

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
MSN

A dica é investir em uma vitamina de banana e mel depois de uma noitada de bebedeira, por a banana atua diretamente no sistema digestivo.

9- Controle da Pressão Arterial

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Abril

Sobretudo, a banana pode ajudar no controle de pressão arterial, por conta da sua quantidade de potássio. Além do mais, ele ajuda a reduzir naturalmente a quantidade de sódio no corpo.

Tipos de Banana

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: Blog da Ceagsp

Primeiramente, existem 5 tipos de bananas, porém uma não tira o valor nutricional da outra. Basicamente, o valor nutritivo varia muito pouco, a diferença vai de aroma, cor e sabor entre elas.

A Banana-da-terra  é ideal para cozinhar, assar ou fritar. Já a banana prata serve para preparação de vitaminas e comer ela naturalmente. A banana maçã e excelente para comer ao natural e fazer purês.

A banana nanica serve ou é indicada para fazer bolos. E por fim a banana-ouro é a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.

Opções de Consumo da Banana

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: Tudo Receitas

Existem muitas opções de como consumir e extrair os benefícios da banana, basta usar a sua capacidade de criar para fazer receitinhas deliciosas com essa fruta super doce e rica em vitaminas. Porém vamos dar algumas dicas de como poder manusear ela.

Para um lanche entre refeições corte uma banana em rodelas em um pote, acrescente goji berry, castanhas e nibs de cacau. Fica nutritivo e sacia a fome.

Para fazer uma vitamina, os ingredientes são os seguintes: Um copo de leite de coco (pode ser outros tipos como linhaça, gergelim, amêndoas), uma banana, 2 colheres de sopa de cacau em pó ou cacau nibs, uma colher de sopa de proteína (whey protein ou outras), frutas secas a vontade (pode ser uva passa, ameixa preta ou tâmara).

Se preferir mais docinha, coloque açúcar de coco ou melado. Bata tudo no liquidificador e coloque gelo.

A banana pode ser consumida por diabéticos?

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: N1 Bahia

Basicamente, as bananas são ricas em amido e açúcar, porém devido ao seu baixo índice glicêmico as bananas não aumentam o nível de açúcar no sangue. Ou seja, esperava-se que quando se come ela causasse um grande aumento de açúcar no sangue.

Porém quem é diabético deve-se monitorar com bastante cuidado alimentos que são ricos em açúcar e que podem alterar o seu organismo. Portanto, a banana não parece ser um inimigo dos diabéticos.

Banana e Beleza

Benefícios da banana- Quais são eles? Como consumi-lá?
Fonte: AMulher

Os benefícios da banana são inúmeros, ela é  um forte componente para as pessoas que gostam de usar cosméticos naturais, como por exemplo pode-se usar ela como hidrante para pele. Basicamente as vitaminas e os minerais que estão na banana, ajudam a restaurar peles que estão secas, cansadas e com a umidade perdida.

Sendo assim para você hidratar a sua pele em casa, amasse ½ banana madura, acrescente 4 gotinhas de óleo essencial de lavanda ou sândalo e um pouquinho de mel, misture bem e aplique em seu rosto.

Evite contato com os olhos. Com o resultado disso deixe em sua pele por 20 a 25 minutos e em seguida enxágue bem.

O que você achou de aprender sobre os benefícios da banana?

Venha conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Sucos de frutas mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional

Fontes: Ciclo Vivo, Beleza e Saúde.

Imagem destacada: Mundo Ecologia.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.