Benefícios da couve, quais são? Uso na alimentação, saúde e beleza

Os benefícios da couve, vegetal popular nos pratos do brasileiro, vão além de seus diferentes tipo de nutrientes, vitaminas e minerais.

Benefícios da couve, quais são? Seu uso na alimentação, saúde e beleza

A couve é um legume rico em nutrientes e vitamina C e A, além de minerais como potássio, ferro e cálcio. Muito aproveitada em diferentes receitas que realçam seu fator saudável, os benefícios da couve vão além de suas propriedades nutritivas.

Se torna cada vez mais importante inserir na alimentação opções saudáveis, nutritivas e altamente favoráveis ao funcionamento do nosso organismo. A couve, legume popular no cardápio do dia a dia, possui todos os atributos e outros mais: rica em vitamina C, combatente do estresse e da imunidade baixa e em vitamina A, que auxilia no crescimento, além de minerais como ferro, potássio e cálcio, o vegetal já seria razão o suficiente para integrar o prato de muitos. Contudo, os benefícios da couve não param por aí.

Integrando a família Brassicaceae junto de outros vegetais igualmente saudáveis como o brócolis e a couve-flor, são incontáveis os benefícios do legume para a saúde, beleza e bem-estar. Podendo ser preparada de várias formas diferentes, a couve é um alimento versátil e facilmente encontrado em qualquer mercado ou feira. Seja fresca, cozida, congelada ou batida em vitaminas e sucos, certamente é fácil imaginar o motivo da verdura ser uma das mais utilizadas na culinária brasileira.

Benefícios da couve
Fonte: Rota Natural

Poder emagrecedor

Quando se fala em dieta, a couve é uma ótima pedida para adicionar ao cardápio de regime sem peso na consciência. Podendo ser ingerido diariamente por meio de diferentes tipos de preparo, 100g do alimento equivalem a apenas 25 calorias, portanto o valor preserva sua alta quantidade de fibras, que auxiliam na saciedade e no bom funcionamento do intestino. Ainda mais, o consumo previne a celulite, pelo fato da couve possuir alto poder anti-inflamatório.

Além disso, você já pode dizer adeus à retenção de líquidos após integrar a couve em sua alimentação. Riquíssimo em água e polifenóis, substâncias antioxidantes, o vegetal estimula a eliminação de urina e reduz de forma considerável a sensação e aparência de inchaço. Sua alta quantidade de fibras e fitoesteróis, alimento funcional que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, também ajuda a reduzir os níveis de colesterol. 

Benefícios da couve
Fonte: Love My Salad

Aliada da beleza

A couve é tão popular e benéfica que especialistas de cuidados com a pele uniram o útil ao agradável ao criar produtos tópicos que evidenciem todas as suas qualidades. Conhecida por “Kale Beauty”, ou seja, beleza da couve, a divisão engloba linhas de produtos que possuem como base o vegetal milagroso, como hidratantes, sabonetes faciais e tônicos. A ideia surgiu da marca “Youth to the People”, especializada na skincare aliada aos alimentos do bem. 

Além disso, a mera ingestão da couve já auxilia na melhora da aparência pelos glicosinolatos presentes em sua composição, fitoquímicos naturais que previnem a acne e eliminam as substâncias tóxicas do nosso organismo. Do mesmo modo, sua fortificação também é ótima para o crescimento do cabelo e seu rejuvenescimento. 

Outros benefícios da couve

O poder do legume não se resume às dietas e rituais de beleza. Bem como estes, a couve é rica em magnésio, que estimula a liberação de serotonina, melhorando questões de ansiedade e nervosismo. Ela possui alta concentração de magnésio e clorofila, responsáveis por auxiliar no relaxamento da musculatura tensionada, ou seja, previne enxaquecas. Com sua ação anti-inflamatória, ela trata feridas inflamadas, e até mesmo a gravidez pode ser beneficiada: com ácido fólico elevado, uma vitamina do complexo B que age em diversas regiões do organismo, a gestação e o parto podem ser tranquilizados devido seu alto teor de saúde.

São incontáveis as qualidades e o poder alimentício da couve. Integrá-la no regime, portanto, pode ser feito de diversas formas divertidas, fáceis e diferentes, colorindo o cardápio do dia a dia e descobrindo novos modos de preparar um alimento já conhecido. Confira três possibilidades para incrementar sua semana e não cair na mesmice do preparo:

Fonte: Santecorps
  • Couve cozida: a forma mais popular de consumi-la. É possível comê-la pura ou misturada junto de outros alimentos, como arroz, feijão e farofa. 
  • Sucos detox: a couve é um ingrediente extremamente popular quando o assunto é suco detox. Dica: bata o legume no liquidificador com água e despeje a mistura em forminhas de gelo. Desse modo, fica mais fácil preparar o suco e o rendimento do alimento é maior quando congelado.
  • Saladas: fresca, a couve é deliciosa quando inserida em saladas, tanto quentes quanto frias. Abuse da criatividade para incrementar as misturas de vegetais diferentes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Se te interessou, aproveite para dar uma olhada em Alimentos que melhoram a pele – 8 exemplos saudáveis e saborosos

Fontes: Minhavida, Tua Saúde, Claudia, Conquiste Sua Vida, Womens Health, Unimed

Imagens: Rota Natural, Love My Salad, Santé Corps e Tricurioso.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.