Benefícios do chá de hortelã e 7 melhores receitas

Os benefícios do chá de hortelã são muitos, mas a erva é especialmente potente para combater a digestão e ajudar a emagrecer.

A hortelã é uma erva aromática muito utilizada na culinária, mas também na medicina. Ela possui ação analgésica, afrodisíaca e contra espasmos. O seu chá, por exemplo, faz muito bem depois de qualquer refeição, pelo fato de ajudar na digestão. Dessa forma, melhorar a digestão e ajudar a diminuir os enjoos são dois dos benefícios do chá de hortelã. Normalmente, seu preparo acontece por meio da hortelã comum, a Mentha spicata, ou a hortelã-pimenta, Mentha piperita.

Nesse sentido, existem ainda cerca de 25 espécies de hortelã no mundo inteiro. Todavia, no Brasil, além da hortelã comum e da hortelã-pimenta, a outra versão mais comum é a Hyptis crenata. A diferença entre as espécies está no sabor, sendo a mudança sutil, bem como o formato das folhas. A erva é uma das mais populares do país, e no caso da culinária, ela serve para temperos, receitas doces e salgadas e drinks. Contudo, o chá de hortelã segue sendo o uso mais famoso da propriedade.

Fresco e de aroma delicioso, o chá de hortelã possui muitos fãs. Ainda mais, suas propriedades terapêuticas o tornam ainda mais desejado, já que é um aliado excelente para a saúde. Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os benefícios do chá de hortelã, bem como a forma de prepará-lo.

Benefícios do chá de hortelã

A hortelã ainda é uma erva fácil de cultivar, além de ser uma das mais famosas do mundo quando se fala em propriedades aromáticas e medicinais. Ela é rica em antioxidantes, o que faz com que ajude a proteger e reparar as células dos danos dos radicais livres no organismo. Uma simples xícara de chá de hortelã já ajuda a proporcionar uma noite de sono mais tranquila. Contudo, seu real poder está em seu uso para a digestão.

1 – Ajuda a combater resfriados, gripes e doenças respiratórias

Apenas o aroma forte e, além de tudo, agradável da hortelã já ajuda a descongestionar as vias respiratórias. Isso acontece pelo fato da hortelã possuir ácido ascórbico, mentol e tinol, que são substâncias com ação expectorante e descongestionante. Além disso, a erva auxilia no processo de amenizar sintomas da asma, bem como combate infecções de garganta e outras doenças respiratórias. Ela é rica em vitaminas A, C, D e B, ou seja, um antioxidante poderoso que combate radicais livres e impede a oxidação das células.

2 – Ajuda na saúde bucal

Você já deve até ter percebido que boa parte dos cremes dentais possuem sabor hortelã. O motivo disso não é apenas por fornecer uma sensação refrescante após a escovação. A hortelã é uma erva do gênero mentha, ou seja, uma grande aliada da saúde bucal. Da mesma forma, ela ainda ajuda a prevenir cáries e melhora o hálito. Suas propriedades antioxidantes também fazem bem para a pele. Ao invés de jogar seu chá de hortelã fora, por exemplo, passe-o na pele ou no cabelo, pois ele ajuda a conservar o colágeno e alivia possíveis coceiras.

3 – Calmante

Uma xícara de chá de hortelã já é potente contra o estresse. A hortelã é um calmante natural, o que faz com que ajude a dormir melhor e ainda alivie as dores de cabeça.

4 – Ajuda no emagrecimento

Da mesma forma, o chá de hortelã também é uma ótima indicação para quem deseja emagrecer. Ele ajuda a fortalecer os órgãos digestivos, bem como ativar as glândulas salivares e enzimas digestivas. Isso faz com que melhore dores no estômago, facilitando a digestão. Também é bom para combater a prisão de ventre, e a melhor parte é que possui apenas 70 calorias.

5 – Fonte de nutrientes

Por fim, a hortelã é uma erva rica em fibras, proteínas, vitaminas C e D e minerais, como por exemplo ferro, sódio, magnésio e potássio. Seja como for, ela faz muito bem para a saúde no geral. O chá também trata problemas de saúde mais específicos, como por exemplo:

  • Dor de cabeça;
  • Cólica menstrual;
  • Dores abdominais;
  • Insônia;
  • Diarreias com sangue;
  • Tricomoníase genital;
  • Colesterol alto.

Receitas de chá de hortelã

Agora, confira diversas receitas de chá de hortelã com funções diferentes. Seu preparo pode ser feito por meio dos dois tipos mais comuns de hortelã, dependendo dos benefícios pretendidos.

1 – Chá de hortelã para febre

O chá de hortelã pode ser combinado com ulmária, bem como rainha-dos-prados e laranja-amarga. Isso faz com que seja excelente para aliviar a febre, já que promove aumento do suor. Da mesma forma, ainda ajuda nos problemas respiratórios, como asma, gripe, tosse, rouquidão, congestão nasal e coriza.

Ingredientes

  • 15g de folhas de hortelã comum;
  • 10g de rainha-dos-prados;
  • 70g de flores de tília;
  • 5g de laranja amarga.

Modo de preparo

Antes de mais nada, adicione 1 colher de sopa da mistura das plantas em uma xícara de chá, e adicione 150ml de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coando logo depois. Beba esse chá várias vezes por dia, e de preferência, antes de deitar, de forma que ajude a suar.

2 – Chá com canela para emagrecer

O chá para emagrecer pode ser preparado com qualquer uma das hortelãs. Junto de ingredientes como gengibre e canela, ele se torna uma receite potente para o emagrecimento.

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 180ml de água.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Por fim, após repousar e amornar, coe o líquido e tome sem adoçar durante o dia.

3 – Para dor de estômago

A hortelã pode ser excelente para tratar inflamações no estômago como gastrite e até mesmo úlcera gástrica. Nesse sentido, ela costuma estar aliada às flores de camomila e à raiz de alcaçuz esmagada.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;
  • 1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas;
  • Meia colher de chá de flor de camomila.

Modo de preparo

Junte os ingredientes em uma xícara de chá e adicione 150ml de água fervente. Em seguida, deixe repousar de 5 a 10 minutos, coando logo depois. Beba o chá 3 ou 4 vezes por dia, de forma que seja possível acalmar o estômago.

4 – Para melhorar a digestão

No caso do chá de hortelã-pimenta, quando aliado às sementes secas de funcho ou até mesmo erva-doce e folhas de melissa, é ideal para aliviar dores de estômago e espasmos. A melissa possui propriedades digestivas e calmantes, o que promove a sensação de bem-estar e facilita a digestão.

Ingredientes

  • Folhas secas de hortelã-pimenta (2 colheres de chá)
  • Sementes de funcho ou erva-doce (2 colheres de chá)
  • Folha de erva-cidreira (2 colheres de chá)

Modo de preparo

Antes de mais nada, coloque 1 colher de sopa da mistura de folhas em uma xícara de chá, e encha com água fervente. Em seguida, deixe a infusão repousando por 10 minutos, e só então coe. Beba sempre bem quente, 2 ou 3 vezes por dia, de preferência após ou entre as refeições.

5 – Chá de hortelã contra diarreia

Além disso, o chá de hortelã é naturalmente eficiente para a digestão, reduzir náuseas, vômito e acalmar o intestino.

Ingredientes

  • 150ml de água fervente;
  • 2 ou 3 colheres de folhas frescas, trituradas ou secas de hortelã.

Modo de preparo

Em uma xícara, adicione a água fervente e as folhas de hortelã. Logo depois, tampe a misture e deixe repousando por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 ou 4 vezes por dia, seja após ou entre as refeições.

6 – Para soltar o catarro

Entre os benefícios do chá de hortelã-de-folha-grossa, estão a excelência para combater doenças respiratórias como gripes ou resfriados, bem como liberar as vias nasais de secreções.

Ingredientes

  • 150ml de água fervente;
  • 6 folhas picadas de hortelã-de-folha-grossa.

Modo de preparo

Da mesma forma, adicione água fervente em uma xícara com as folhas picadas de hortelã, e deixe repousando de 5 a 7 minutos. Por fim, coe, adoce com mel e tome de 3 a 4 xícaras por dia.

7 – Chá para cólica ou gases

Além disso, o chá de hortelã-pimenta é também excelente para combater a cólica menstrual ou os gases intestinais.

Ingredientes

  • 150ml de água fervente;
  • 2 colheres de chá de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã-pimenta.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas de hortelã-pimenta em uma xícara de chá, enchendo-a com água fervente. Em seguida, deixe a infusão repousando de 5 a 7 minutos, coando tudo logo depois. Beba o chá de 3 a 4 vezes por dia, de preferência após as refeições.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.