Chá de camomila: 16 benefícios e como fazer

Os benefícios do chá de camomila vão desde ação calmante, alívio do estresse, até prevenção de câncer, tratamento de ansiedade e insônia.

O chá de camomila é uma das bebidas mais tradicionais e populares que existem. Muito disso se deve as propriedades medicinais da planta, que trazem diversos benefícios do chá de camomila para a saúde, contribuindo para o bem estar. Sendo assim, a erva é conhecida a milênios por atuar aliviando vários incômodos e sintomas de várias doenças.

Então, entre os principais benefícios do chá de camomila podemos citar a ação calmante, melhora na digestão e claro, no tratamento de insônia. Contudo, a bebida pode fazer muito mais que isso, contribuindo para uma melhor saúde física e mental, ajudando a tratar de forma natural várias enfermidades comuns ao ser humano.

Portanto, hoje iremos conhecer melhor todos os benefícios do chá de camomila, além de conhecer melhor a planta que origina o chá. Além disso, iremos aprender como preparar o chá de camomila. Vamos lá.

O que é camomila?

A camomila é uma erva muito usada para fins medicinais, tanto em bebidas, como chás, quanto em banhos. Ela é conhecida em várias partes do mundo, por vários nomes como: Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macel-galega. Contudo, o seu nome científico é Matriaria recuita, e ela pertence à família Asteraceae.

Essa planta pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas especializadas, bem como ser cultivada em casa. Sendo assim, nas lojas, é possível encontrar a camomila em forma de folhas secas ou em sachês próprios para a preparação de chás.

Essa planta vem sendo usada há milênios, no tratamento de diversas doenças. Então, por conter propriedades que estimulam a cicatrização, antibacteriana, anti-inflamatório, anti-espasmódica e calmante, ela é frequentemente usada para tratar ansiedade, insônia, problemas estomacais, de pele e vários outros.

Portanto, se mostrou ao longo da história um ótimo remédio natural, que agora com o avanço da tecnologia e medicina, tem se comprovado cientificamente os benefícios do chá de camomila.

Chá de camomila

O famoso chá de camomila, conhecido pelos seus vários benefícios à saúde é feito a partir das folhas e flores da erva camomila. A erva que tem propriedades medicinais é uma ótima forma natural de combater incômodos como cólicas, ansiedade, queimaduras insônia entre outros.

O chá é feito com a flor da camomila imersa em água quente, ficando em infusão. Desse modo, as flores liberam óleos essenciais com as propriedades calmantes e antioxidantes da planta. Sendo assim, origina uma bebida com alto potencial medicinal. Sendo assim, os benefícios do chá de camomila são capazes de melhorar significativamente a qualidade de vida, proporcionando bem estar e até prevenindo doenças.

Benefícios do chá de camomila em estudo

Ajudar na má digestão, diminuir a ansiedade e estresse, melhorar o sono são apenas alguns dos benefícios do chá de camomila. Portanto, confira a seguir os principais benefícios da bebida:

1. Melhora a qualidade do sono e trata a insônia

A erva camomila tem em sua composição apigenina, um antioxidante que se relaciona a determinados receptores no cérebro que promove o sono. Estudos recentes comprovaram isso. Sendo assim, uma pesquisa feita com mulheres que acabaram de dar à luz e tomaram chá de camomila por duas semanas seguidas, mostrou que elas tiveram uma melhor qualidade do sono em relação a um grupo que não bebeu o chá. Além disso, as mulheres que tomaram a bebida apresentaram menos sintomas de depressão, o que está diretamente ligado a problemas de sono.

2. Melhora a digestão

Estudos a respeito da camomila também revelaram que o extrato da erva tem um efeito protetor contra a diarreia em ratos, efeito que tem sido ligado às propriedades anti-inflamatórias da camomila. Além disso, outras pesquisas realizadas também em ratos, mostrou que a camomila é muito útil na prevenção de úlceras estomacais. Isso devido ao fato de ela reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que promovem o desenvolvimento da úlcera.

3. Previne o câncer

Diversos antioxidantes presentes no chá de camomila tem sido relacionados a uma menor incidência de determinados tipos de câncer. Um estudo de tubo de ensaio, mostrou que a apigenina, encontrada na camomila, é capaz de combater células cancerígenas, principalmente as da mama, do aparelho digestivo, da pele, próstata e útero.

Além desse, outro estudo, realizado com 537 pessoas, revelou que o grupo que bebia chá de camomila de duas a seis vezes por semana, tinham uma probabilidade bem menor de desenvolver câncer de tireoide, do que o grupo que não ingeria a bebida regular. Sendo um dos principais benefícios do chá de camomila.

4. Controla o açúcar no sangue

São vários os benefícios do chá de camomila, um deles é ajudar a controlar e diminuir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo feito com 64 participantes, todos com diabetes, mostrou que os que tomaram chá de camomila diariamente entre as refeições, durante oito semanas, tiveram níveis de açúcar no sangue, significativamente menor do que aqueles que tomaram só água.

5. Bom para a saúde do coração

Um outro estudo que observou 64 pessoas, descobriu que aquelas que tomavam chá de camomila juntamente com as refeições tinham melhoras no colesterol total, triglicérides e nos níveis de colesterol ruim. Ou seja, muito benéfico para o bom funcionamento do coração.

6. Reduz a hiperatividade;

7. Ação calmante e relaxante;

8. Alívio do estresse e nervosismo;

9. Ajuda no tratamento de ansiedade;

10. Alivia enjoos;

11. Reduz as cólicas menstruais e intestinais;

12. Acalma e remove as impurezas da pele;

13. Contribui para o tratamento de feridas e inflamações;

14. Ajuda no tratamento de irritações de pele;

15. Melhora a sinusite;

16. Tem ação eficaz contra resfriados e inflamações nasais;

17. Diminui o inchaço.

Não há contraindicações quanto ao consumo do chá de camomila. No entanto, ele não é indicado para mulheres gestantes, porque pode provocar contração uterina, e pessoas que fazem o uso de anticoagulantes. Além disso, em alguns casos, a pessoa pode apresentar reações alérgicas à planta.

Como preparar o chá de camomila

Para obter os benefícios do chá de camomila, o ideal é beber a bebida 3 vezes por dia. O chá de camomila pode ser preparado usando as flores secas da planta ou então os sachês próprios para o preparo da bebida. Ela pode ser feita usando apenas a camomila ou em uma combinação com outras plantas medicinais, como erva-doce, hortelã entre outras. Vai da sua necessidade e gosto, a seguir vamos aprender como preparar o chá de camomila tradicional.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água

Modo de preparo 

Primeiramente, coloque 250 ml de água para ferver. Assim que ferver, adicione as flores secas de camomila e tampe a vasilha por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e beba. Adoçar é opcional.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Chá branco, o que é? Para o que serve e como fazer. 

Fontes: Ecycle Tua Saúde Minha Saúde Tua Saúde 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.