Benefícios da água com gás – Tudo que a bebida gaseificada proporciona

A única diferença para a água comum é a adição de gás, sendo assim os benefícios da água com gás são muito semelhantes, como a hidratação.

Tem muita gente que diz que não gosta de água com gás porque não mata a sede com a bebida sem gás. Mas a  verdade é que a água com gás tem basicamente os menos nutrientes da água natural, com apenas uma diferença: a presença de CO2, o famoso gás carbônico. Sendo assim, os benefícios da água com gás são basicamente os mesmo das água mineral.

Mas para os amantes da água com gás, a bebida é muito melhor do que a natural. Sendo até uma opção para substituir o refrigerante, esse sim que não é benefício para a saúde. Contudo, independentemente de preferências os benefícios da água com gás são válidos, mas ainda tem muitos mitos sobre a bebida gaseificada, que afirmam que ela é prejudicial à saúde? Mas será mesmo?

É isso que vamos descobrir nessa matéria, além é claro dos benefícios da água com gás. Vamos lá.

Água com gás

Vix

A água com gás nada mais é do que a água comum com a adição de gás carbônico, um tipo de gás inerte, eliminado do organismo logo após a ingestão. Sendo assim, a presença do gás resulta apenas no aparecimento de bolinhas na bebida e de um sabor mais ácido do que a água não gaseificada. Sendo assim, os benefícios da água com gás são basicamente os mesmo da outra, principalmente a hidratação, uma vez que possuem os mesmos micronutrientes.

Mas para obter esses benefícios é importante que a água com gás seja simples, ou seja, sem a adição de aditivos. Desse modo, a água com gás chega a ser uma ótima opção para pessoas que não costumam beber muita água e preferem outras bebidas, como o refrigerante por exemplo, que também tem gás mas não é saudável.

Além disso, existem no mercado águas com gás com outras substâncias, como saborizantes e adoçantes artificias. Então, essas bebidas acabam perdendo um pouco dos seus benefícios para a saúde. Por isso é muito importante tomar a água com gás pura para ter efeitos positivos.

Benefícios da água com gás

Dolangue News

Então, vamos conhecer a seguir todos os benefícios da água com gás:

  • Hidratação: devido a ter os mesmos nutrientes da água mineral, a água com gás hidrata da mesma forma. Além disso, o gás não faz mal à saúde, uma vez que o corpo o elimina logo após a ingestão.
  • Nutrientes: com gás ou sem, a água é rica em diversos nutrientes, como cálcio, potássio, magnésio e outros, sendo uma ótima fonte de nutrientes.
  • Emagrecimento: devido ao gás presente na água gaseificada, ela aumenta a sensação de saciedade do estômago, auxiliando no processo de emagrecimento, uma vez que a pessoa sente menos fome. E como não contém calorias, a bebida pode ser consumida sem restrições.
  • Melhora o paladar: a água gaseificada faz com que as papilas gustativas fiquem mais sensíveis ao sabor dos alimentos. Desse modo, acentua o sabor das comidas, sendo ótima para melhor o consumo de certos alimentos.
  • Digestão: o gás carbônico presente na bebida estimula o funcionamento estomacal, consequentemente melhorando a sua secreção e esvaziamento, ou seja, melhorando a digestão.
  • Combate a prisão de ventre: devido ao gás é comum achar que a bebida causa inchaço ou constipação, mas a verdade é o contrário, ela ajuda a combater a prisão de ventre.
  • Substituto do refrigerante: entre os benefícios da água com gás podemos citar que a bebida é uma ótima opção saudável para o refrigerante. Além de ser consumida pura, é possível saborizar a água com gás, usando limão, raspas de laranja, hortelã ou gengibre, entre outras opções.

Mitos e verdades sobre a água com gás

eCycle

Agora que já conhecemos os benefícios da água com gás, vamos desmistificar um pouco essa bebida tão popular.

Não pode tomar água com gás na gravidez?

Mito. Desde que não tenha aromatizantes artificiais, a água com gás não traz nenhum risco à saúde, e pode ser consumida inclusive durante a gestação. Contudo, durante a gravidez a sensação de estômago cheio e inchaço pode ser maior.

Causa celulite?

Outro mito, isso porque a celulite e também o aumento de gordura corporal é causado pelo consumo de açúcar. Mas no caso da água com gás, a bebida é livre de açúcares, portanto não causa celulite. Então, os benefícios da água com gás estão não causar celulite.

Água com gás tira o cálcio dos ossos?

Não, a bebida não tem qualquer relação ou interferência com a absorção do cálcio dos alimentos. Isso acontece sim com refrigerantes e bebidas açucaradas, que podem diminuir a quantidade de minerais nos ossos.

Faz mal aos rins?

Muito pelo contrário, quanto mais água com gás ou sem, melhor será o funcionamento dos rins e o corpo estará hidratado. Ou seja, mais um dos benefícios da água com gás.

Água com gás estraga os dentes?

Não, o consumo de água com gás não causa nenhum dano com alterações ou corrosão dos dentes. Isso porque o nível de cálcio presente na bebida é muito baixo e não tem muita acidez, ao contrário de refrigerantes. Se fosse o caso, para causar danos, a água com gás teria que ficar em contato com os dentes por várias horas, o que não ocorre.

Aumenta a pressão arterial?

Sim, contudo isso não é uma regra. O fato é que o que faz aumentar a pressão arterial é a presença de sódio, mas algumas águas com gás tem um teor menor desse mineral. No entanto, ela não representa um grande risco, até porque a água mineral sem gás pode conter sódio, mas em quantidades pequenas. Então, ao invés de evitar a bebida, é melhor conferir o rótulo da embalagem.

Por fim, lembrando que o consumo diário de água, com gás ou sem é de pelo menos 2 litros. Mas como hidratação nunca é demais, beba muita água sempre.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Água de coco – Conheça os vários benefícios do líquido para a sua saúde.

Fontes: Tua Saúde Conquiste sua Vida

Imagens: VIX Ana Maria Braga Dolangue News eCycle

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.