Cabelo fino – Características, cuidados e dicas para engrossar os fios

O cabelo fino é naturalmente mais frágil e delicado, e por isso demanda cuidados específicos, ainda mais para quem deseja engrossar os fios.

Um cabelo volumoso, cheio e brilhante é o desejo de consumo de muitas mulheres. Contudo, existem vários tipos de cabelo, e nem todos eles oferecem essa aparência volumosa e cheia. O cabelo fino é um exemplo disso. Muitas vezes confundido com cabelo ralo, o tipo de fio fino diz respeito a estrutura mais fina e não a quantidade de fios no couro cabeludo.

O cabelo fino pode ser resultado de vários fatores, sendo o principal deles a genética. Mas outros fatores como químicas muito agressivas também podem alterar a estrutura dos fios, deixando-os mais finos e leves. Por se tratar de um tipo de cabelo específico e mais delicado, existem alguns cuidados especiais, assim como qualquer outro.

Contudo, como sabemos, nem sempre estamos satisfeitos com os nossos cabelos e procuramos formas de mudar isso. No caso do cabelo fino também tem como mudar, nem que seja um pouco a sua aparência, com dicas para engrossar e fortalecer a estrutura do fio.

Características do cabelo fino

All Things Hair

Não é muito difícil identificar o cabelo fino, já que normalmente em tem um aspecto mais frágil, delicado e não é nada encorpado. O cabelo fino não tem volume nenhum e tende a ser muito mais quebradiço, fácil de embaraçar e difícil de pegar forma. Normalmente, é confundido com cabelo ralo, mas apesar de os dois terem suas semelhanças, se trata de coisas diferentes.

Primeiro, porque quando se fala de cabelos ralos, estamos nos referindo à quantidade de fios. No caso do cabelo fino, a sua principal característica é a haste, que tem uma estrutura mais fina do outros tipos de cabelo mais encorpados.

Tanto o cabelo ralo quanto o fino, podem ser decorrentes de uma determinação genética. Mas além disso, pode ser um problema causado por alterações nutricionais, queda de cabelo, doenças como alopecia androgenética, alopecia fibrosante frontal e outras. Bem como o uso de produtos químicos agressivos, com alisamentos, tinturas, e uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha. Tudo isso pode causar a perda da estrutura dos fios, deixando-os mais finos.

Cuidados com o cabelo fino

Dourados News

Estamos falando de um tipo de cabelo naturalmente mais frágil. Desse modo, quem tem o cabelo fino deve ter um cuidado redobrado com a saúde dos fios. O primeiro é evitar os danos físicos e químicos, ou seja, evitar o uso de químicas e aparelhos quentes nos fios. Além é claro de manter uma alimentação saudável, para poder repor os nutrientes aos fios, principalmente as vitaminas.

Ter um cronograma capilar é essencial para quem tem cabelo final, assim você consegue ter um controle dos cuidados com os fios. Esses que devem incluir reconstruções capilares regulares, de preferência com queratina e aminoácidos, assim como a hidratação semanal.

O uso de produtos específicos a esse tipo de cabelo também é muito importante, levando em consideração outras características dos fios, como oleosidade, por exemplo. Nesse caso, o ideal é manter uma rotina de lavagem diária, já que a oleosidade tende a pesar mais os fios e diminuir ainda mais o volume. Utilizar pentes mais largos para evitar a quebra dos fios e fazer um corte adequado para esse tipo de cabelo também ajuda.

Dicas para engrossar o cabelo fino

Kanechom

Muita gente procura fórmulas milagrosas para alterar a estrutura dos fios. No caso do cabelo fino não é possível mudar completamente a sua estrutura, mas alguns cuidados específicos podem ajudar os fios a ficarem mais saudáveis, fortes e ganhar um pouco mais de volume, ou seja, engrossar um pouco. Independentemente das particularidades do cabelo fino de cada pessoa, algumas práticas simples podem ajudar a mudar a textura do fio.

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar é uma ótima forma de repor os nutrientes da fibra capilar. Desse modo, consegue dar mais força, resistência e vitalidade aos fios, consequentemente melhorando a sua textura e aparência. A reconstrução capilar se mostra ainda mais necessário em cabelos que já passaram por algum tratamento químico ou que estão fragilizados e ressecados. Sendo assim, para ser eficaz, o ideal é manter uma regularidade, fazendo uma reconstrução capilar a cada 15 dias.

Hidratação

Enquanto a reconstrução capilar irá repor os nutrientes perdidos, a hidratação irá prologar esses resultados. Além de deixar o cabelo mais bonito e com volume. Isso porque a hidratação tem como principal função repor a água e umidade aos fios, consequentemente deixando-os mais encorpados e sedosos, que é o intuito aqui. Para melhores resultados, a hidratação deve ser regular, sendo feita semanalmente, ou no máximo a cada 15 dias.

Umectação

A umectação é um tratamento capilar muito indicado para quem procurar encorpar o fio. Feita com ingredientes 100% naturais, a umectação ajuda a deixar o cabelo muito mais saudável e bonito. Para o propósito de engrossar o cabelo fino, a dica é usar óleo de coco na umectação, de preferência durante a noite, antes de dormir.

Suplementos vitamínicos

O uso de suplementos vitamínicos é uma alternativa para quem desejar ter cabelos mais fortes, resistentes e bonitos. Esses suplementos são desenvolvidos para suprir as necessidades das fibras capilares, repondo os nutrientes perdidos. Desse modo, pode ser uma boa forma de forma de ajudar o cabelo fino a ganhar mais forma e corpo.

Receita caseira com gelatina em pó

Além disso, existem ainda dicas caseiras práticas e acessíveis que podem ajudar a deixar os cabelos mais encorpados e volumosos. A mistura com gelatina em pó é um ótimo exemplo disso. Para fazê-la, basta colocar duas colheres de gelatina em pó na máscara de hidratação e misturar bem até ficar homogêneo. Feito isso, é só aplicar a máscara com gelatina em pó nos fios como de costume. Os resultados são visíveis desde a primeira aplicação.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Crescimento do cabelo – 10 dicas fortificar e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Fontes: Derma Club  Bom é o Meu Beleza e Saúde

Imagens: Delas All Things Hair Kanechom

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.