Cabelo orgânico: o que é? Como cuidar e as diferenças do cabelo sintético

Você sabe o que é um cabelo orgânico? Não, ele não é natural. Apesar de ser muito parecido. Na verdade, é feito de fibra biovegetal.

O cabelo orgânico é um tipo de aplique capilar. Ah, você achou que era natural, né? A gente também! Mas, a verdade, é que esse aplique é muito parecido com o cabelo natural. Assim, muitas mulheres optam por apliques para preservar o cabelo natural, ou até mesmo para mudar o visual com mais facilidade. Por isso, o cabelo orgânico é recomendado para pessoas que estão passando pela transição capilar, para facilitar o processo.

Ele é feito de um material chamado fibra bio-vegetal orgânica. Esse material permite que o cabelo orgânico possa ser lavado, tratado (hidratação, nutrição e reconstrução), alisados ou encaracolados com secador, chapinha e babyliss.

Ah, eles podem ser tingidos também! Bom, o tingimento pode ser feito apenas com tonalizante ou banho de brilho. E a temperatura máxima dos aparelhos quentes, devem ficar entre 180°C e 200°C. Ainda assim, esse é um cabelo considerado mais vantajoso quando comparado às versões sintéticas. Especialmente por darem um aspecto mais natural.

Por essas vantagens de mudança, o cabelo orgânico se popularizou entre os famosos. Dentre as que usam apliques e cabelo orgânico, podemos citar a fabulosa cantora Beyoncé, entre muitas outras mulheres que amam mudar o visual de uma hora para outra.

Cabelo orgânico ou sintético?

Bella Hair

A principal diferença entre o cabelo orgânico e o sintético é que o primeiro é feito com fibra bio-vegetal, enquanto o outro é feito a partir de fibra japonesa ou de outro tipo de fibra sintética (do tipo Kanekalon) – muito famoso por deixar a aparência de “cabelo de Barbie velha”.

A fibra japonesa, apesar de receber tratamento de queratina – na tentativa de humanizar os fios – quase nunca deixa o resultado natural convincente. Não apenas, um grande diferencial do cabelo orgânico é que ele pode ter sua forma alterada, como dissemos antes, ele pode ser alisado, enrolado, pintado, etc. Enquanto isso, o cabelo sintético não pode sofrer alterações, por isso costuma ser mais barato no mercado.

Ou seja, a probabilidade de você ficar com o cabelo orgânico por mais tempo é bem maior. Porque não vai enjoar tão facilmente. Não à toa, o cabelo orgânico é – um pouquinho – mais caro que o sintético.

Cuidados com o cabelo

Loja Beauty Hair

O primeiro passo para manter o cabelo orgânico sempre bem cuidados é lavá-los, pelo menos, uma vez na semana. Especialmente quem usa o método weave (trança raiz no cabelo costurado), já que ajuda a deixar o couro cabeludo e a raiz dos fios mais limpo e seco.

Quem opta pelo cabelo orgânico preso a tic-tacs de deve lavar os fios com shampoo e água corrente. Além de deixá-los de molho por 10 minutos em uma mistura de máscara de hidratação e uma colher de amaciante. Depois, deixe o aplique secar naturalmente para depois usar.

O grande segredo para cuidar bem do cabelo orgânico, independente da escolha de aplicação, é saber que não se deve lavá-lo todos os dias, porque isso desgasta os fios. Outro detalhe é: quem não usar tic-tacs, deve dormir com o cabelo preso. Para isso, o coque é o penteado mais recomendado.

É normal que, com o tempo, os fios comecem a engrossar, dando um aspecto áspero. Para resolver esse problema, você deve aplicar uma ou duas gotas de glicerina líquida neles ou reparador de pontas, mas sem exagerar. Depois passe a chapinha (se o seu cabelo orgânico for liso, claro) para selar os fios.

Portanto, se você tem o cabelo orgânico cacheado, esse truque pode não funcionar. Outra coisa: os métodos de aplicação mais indicados são: weave, telas e tic-tacs. Para saber qual o melhor para o seu tipo de cabelo, converse com o cabeleireiro de sua confiança!

Enfim, o que achou da nossa matéria? Para saber mais sobre apliques e cuidados com os cabelos você pode ler sobre Mega hair – Principais tipos, como cuidar + diferenças do aplique.

Fonte: Tudo Ela

Imagens: Bella Hair, Loja Beauty Hair

Imagem de destaque: Tudo Ela

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.