Cabelos crespos – Como cuidar dos fios e ter cachos mais definidos

Tem cabelos crespos? Será que está cuidando deles da forma correta? Se você tem duvidas sobre isso, continue com a gente, pois vamos lhe ajudar com 5 dicas.

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

Primeiramente, é importante estabelecermos que cabelos crespos não são iguais aos cabelos cacheados. Até porque, os cabelos crespos são aqueles que possuem cachos mais apertados, desde a raiz. Inclusive, eles costumam ser mais frágeis e sensíveis.

Por isso, os cabelos crespos podem estar mais sujeitos ao ressecamento e precisam de cuidados constantes. Como por exemplo, a hidratação, para manter os seus cabelos mais saudáveis.

O corte periódico também auxilia na manutenção dos cachos e do volume. Além disso, ele remove as pontas ressecadas e mantém os cabelos sempre modelados e tratados.

Aliás, vale destacar que o corte deve ser feito com os fios secos, no caso dos cabelos crespos. Você também deve evitar cortes retos, já que o ideal é priorizar o formato do seu cabelo. O corte triangular, aliás, é uma ótima opção, ajudar na curvatura e destacar ainda mais os cachos.

5 cuidados essenciais para os cabelos crespos

1- Atenção à lavagem

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

Você sabia que existe mais de um modo de lavar o cabelo? Existem, basicamente, três técnicas. Para saber qual é a melhor para o seu cabelo, o ideal é pesquisar sobre cada uma e, claro, testar para saber qual delas você se adapta melhor.

O primeiro modo de lavar é o tradicional, com shampoo e condicionador. Já, o segundo modo, se chama no-poo, ou seja, sem o uso de shampoo, somente o do condicionador.

O terceiro, por sua vez, é o famoso low-poo. Esse modo consiste em utilizar shampoos especiais, que fazem pouca espuma por não conter em sua composição sulfato e outros componentes químicos que fazem mal aos fios.

Mas, independente da técnica escolhida, escolha produtos de qualidade. E, claro, dê preferência sempre aos produtos indicados para o seu tipo de cabelo.

2- Nada de água quente

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

Você é do time que arrepia só de pensar em tomar banho na água gelada? Se sim, temos uma péssima notícia para você: basicamente, a temperatura da água deve ser levada muito em consideração.

Portanto, um passo importante para a saúde não só dos cabelos crespos, é banir do seu costume a água extremamente quente. Pois, ela pode deixar os seus cabelos ainda mais ressecados, independente da curvatura dos fios.

Além da água fria ou morna, durante a lavagem, é preciso que você massageie o couro cabeludo. Além de garantir uma limpeza mais profunda, você também acabar estimulando a produção natural de oleosidade e o crescimento dos fios.

Agora, falando sobre o sebo natural, fique sabendo que, embora soe estranho, ele é positivo para os fios. É a oleosidade produzida por seu próprio organismo, aliás, que auxilia na modelagem dos seus cachos. Portanto, quanto mais você massagear seu couro cabeludo, mais lindo será seu cabelo.

Outra dica importante é não lavar os cabelos todos os dias. Pois, assim como a água quente, esse hábito também faz com que os cabelos fiquem ressecados.

Agora, se você se sentir desconfortável e se quiser realmente lavar os cabelos todos os dias, o ideal é você alternar os tipos de lavagens. Você por exemplo, não precisa de shampoo todos dos dias, sabia?

3- Penteie os fios

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

Sobretudo, os cabelos crespos precisam de alguns cuidados a mais na hora de pentear. Como por exemplo, eles não podem nunca ser penteados quando estiverem secos. Pois, isso pode quebrar o cabelo e também aumentar ainda mais o volume.

Portanto, o ideal é que você desembarace o cabelo durante a lavagem, enquanto eles ainda estão molhados.

Inclusive, o mais recomendável é que você use um bom leave-in líquido. Esse produto, basicamente, vai ajudar a fortalecer os fios e ainda melhora a elasticidades dos seus cabelos crespos.

Contudo, caso não seja uma adepta ao leave-in, use um creme para pentear sem enxágue. Ambos vão ajudar a desembaraçar os seus cabelos sem causar danos.

4- Mantenha o cabelo hidratado

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

Se você acha que seu cabelo não precisa de hidratação com frequência, você está enganada. Inclusive, para um cabelo brilhante, macio e igual aos de capa de revista, você precisa estar disposta a incluir alguns cuidados em sua rotina. A hidratação constante, portanto, deve estar no topo de sua lista.

Basicamente, a função da hidratação é manter os fios saudáveis, macios e com brilho. Contudo, vale tomar cuidado na hora de escolher o produto, até porque é preciso escolher opções específicas e direcionadas para o seu tipo de fio.

5- Finalização

5 cuidados que lhe ajudaram a manter os cabelos crespos maravilhosos

E por último, para cabelos crespos e cacheados de respeito, a finalização é um dos passos mais importantes. Para quem não sabe do que se trata, ela deve ser feita após as lavagens e sempre que os cachos precisarem de uma revitalização. Ou seja, é a finalização que garante o formato do seu penteado e o volume do seu cabelo.

Para isso, você deve usar um leave-in. Ele, aliás, será o responsável por controlar o frizz. É importante também usar cremes modeladores, se você quiser modelar ainda mais os seus cachos.

Anotou todas as nossas dicas? Está preparada para ter cabelos crespos incríveis?

Leia mais matérias do Área de Mulher: Protetor térmico – Como e quando usar? Mitos e verdades sobre o produto

Fontes: Beleza na web

Imagens: Dicas de mulher, CláudiaAll things hair, Gazeta online, All things hair, Beleza black power

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.