Cafeína no cabelo – Mitos e verdades sobre a receita caseira

A cafeína consegue atuar na circulação sanguínea e na regeneração celular. Agora, conheça mais sobre os mitos e verdades da cafeína no cabelo.

Cafeína no cabelo - mitos e verdades sobre as receitas caseiras

Presente no café, bebida tão conhecida do dia-a-dia dos brasileiros, a cafeína é um princípio ativo estimulante. Essa substância que ajuda a dar energia ao corpo, também auxilia na circulação sanguínea e na regeneração celular. E quando falamos de cabelo, podem surgir algumas promessas milagrosas relacionadas a essa substância. Por isso, saiba agora alguns mitos e verdades sobre a cafeína no cabelo.

A ideia de que a cafeína consegue combater a queda capilar e fortalecer os fios tem circulado em alguns sites de beleza. No entanto, essa não é exatamente uma verdade. O que acontece é que um estudo da Universidade Lübeck, na Alemanha, divulgou que essa substância ajuda a tratar a queda e também no crescimento do cabelo. No entanto, os estudos foram feitos em laboratórios e não em pacientes. Portanto, os efeitos da cafeína no cabelo podem ser bem pequenos dependendo de como ela é usada.

Além disso, é importante ressaltar que o café e a cafeína não são a mesma coisa. O café é uma bebida produzida quando a água é filtrada através dos grãos de café torrados em pó. Já a cafeína é uma substância química natural, que está presente também em chás, energéticos e refrigerantes. Sendo assim, colocar o café em produtos capilares não fará um efeito real nos fios. Ademais, adicionar o pó do café nos seus produtos pode estragá-los e até ressecar seu cabelo.

Como usar a cafeína no cabelo

Fonte: Saber Atualizado

Como vimos, utilizar o pó de café nos cabelos não irá gerar um benefício real sobre os fios. Mas e o consumo da bebida, ajuda a fortalecer os cabelos? Bom, apesar da cafeína estar presente no café, também não. Isso porque a quantidade de café necessária para o folículo capilar absorver a cafeína é muito grande. Sendo assim, nem consumindo 50 xícaras por dia o corpo consegue absorver a quantidade suficiente de cafeína para o cabelo.

Além do mais, o consumo em excesso dessa substância deve ser evitado, pois a cafeína pode inibir a absorção de nutrientes pelo nosso corpo se consumida em altas quantidades. Mas como a cafeína é capaz de ajudar no fortalecimento, crescimento e combate à queda dos fios, trouxemos algumas dicas eficazes para você.

Produtos com cafeína

Fonte: Pixabay

A utilização de produtos capilares que contenham a cafeína em sua composição é uma ótima alternativa. Loções e máscaras capilares com a cafeína na fórmula podem te ajudar a aproveitar os benefícios dessa substância. Shampoos manipulados por especialistas ajudam no tratamento contra a queda.

O hormônio DHT, presente no nosso organismo, está ligado aos folículos capilares e é responsável por afinar os fios. Produtos com cafeína em sua composição conseguem atingir o DHT, limitando sua ação sobre as madeixas. Por isso, a cafeína consegue deixar o cabelo mais forte e saudável.

Além disso, como esses produtos agem no couro cabeludo, a cafeína consegue chegar nos folículos, protegendo-os. Massagear bem a região durante a aplicação do shampoo também ajuda na circulação sanguínea, promovendo o crescimento dos fios. Deixe o shampoo agir por pelo menos dois minutos quando aplicar. Um tempo de uso de seis meses também é importante para que a cafeína consiga estimular as raízes do cabelo.

Fontes: All Things Hair Claudia Capellux

Imagens: O Petróleo Saber Atualizado Pixabay

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.