Calcanhar rachado, como resolver? Dicas e receitas

Todo mundo lida com um calcanhar rachado de vez em quando. Resolver o problema é extremamente simples e, por vezes, leva poucos ingredientes.

Apesar de incômodo, o calcanhar rachado é uma ocorrência extremamente comum na vida de de todos. O maior motivo para as rachaduras nos pés é a falta de hidratação da pele, algo que pode facilmente ser resolvido por meio de cremes e hidratantes. Apesar disso, é possível que o caso seja um alerta para outros problemas maiores. Mesmo que a associação entre um calcanhar rachado e uma doença mais grave quase nunca seja feita, ela ainda existe.

Normalmente, as fissuras surgem quando a pele já está ressecada. Elas aumentam de tamanho por causa do peso do corpo e das atividades diárias, como andar ou correr, hábitos extremamente normais. Nesse sentido, não há necessidade para se preocupar caso seu calcanhar esteja rachado: é apenas quando a ocorrência está associada a outros sintomas que o quadro deve ser levado em conta.

Confira abaixo o que o calcanhar rachado pode estar tentando alertar, bem como receitas caseiras para aliviar a pele ressecada e deixá-la macia novamente.

Fonte: Clínica Valéria Campos

Calcanhar rachado e hipertireoidismo

Por mais absurdo que pareça, o ressecamento dos pés pode sim indicar alterações mais sérias do que o imaginado. Esse é o caso do hipertireoidismo, o distúrbio do mal funcionamento da glândula da tireoide. A doença implica em uma menor produção de hormônios do que o volume necessário para o organismo, acarretando em danos no metabolismo, pressão sanguínea, bem como alterações de humor e na libido.

Todavia, estar com um calcanhar rachado não significa imediatamente que a tireoide não está funcionando do modo que devia. O sintoma é associado a muitos outros, como a sensação de cansaço, a fraqueza, as mudanças de peso e de humor repentinas e a queda de cabelo. Quando todos os fatores aparecem em conjunto, pode ser que seja preciso tomar algumas precauções. Mesmo assim, ainda é necessário fazer os exames específicos para que seja possível traçar um diagnóstico.

Mas afinal, nesse caso, qual é o motivo do ressecamento dos pés? O sintoma se apresenta pelo fato da tireoide também regular as glândulas sudoríparas. Quando há o mal funcionamento, a função é alterada, o que impede que a pele permaneça bem hidratada. O hipertireoidismo ainda é associado à má circulação sanguínea. O problema também é responsável pelo agravamento das rachaduras.

Seja como for, é possível prevenir os efeitos da doença por meio do acompanhamento profissional de um médico, que deve traçar o melhor tratamento para o caso. É comum que sejam receitados medicamentos ou uma terapia de reposição hormonal. Ainda assim, incluir certos alimentos no cardápio também é de grande ajuda, desde que eles sejam ricos em selênio, zinco e iodo. Eles são essenciais por estimularem a tireoide, contribuindo com seu bom funcionamento.

Como salvar um calcanhar rachado

Mesmo que o caso do hipertireoidismo seja um alerta, a grande maioria dos quadros de ressecamento dos pés é uma ocorrência simples, que pode facilmente ser resolvida. Nesse caso, existem diversos cremes hidratantes excelentes para o tratamento, que podem ser encontrados em qualquer mercado ou farmácia.

Motivo do ressecamento dos pés

Além da falta de hidratação, existe uma série de fatores que influenciam no surgimento de fissuras nos calcanhares. Geralmente, o uso frequente de chinelos e sandálias, banhos com água muito quente e andar muito tempo descalço influenciam na ocorrência. Até mesmo o excesso de peso pode ser responsável pelos pés ressecados. Aqueles que não bebem água suficiente podem vir a enfrentar o mesmo problema, já que a pouca hidratação deixa a pele seca, e não apenas os calcanhares.

Confira abaixo um excelente ritual caseiro para salvar os pés do ressecamento. Ele pode ser realizado todos os dias, ou pelo menos 2 vezes por semana.

1 – Escalda pés

Calcanhar rachado
Fonte: Pinterest

O escalda pés é uma ótima alternativa para amolecer a pele e abrir os poros, facilitando a absorção do creme hidratante. Para realizá-lo, é necessário colocar água morna dentro de uma bacia, o suficiente para cobrir os pés. Em seguida, adicionar o hidratante de preferência, pelo menos 1 ou 2 colheres de sopa. O creme deve ser bem misturado na água. Feito isso, só é preciso mergulhar os pés e deixá-los submergidos entre 5 a 10 minutos.

2 – Seque bem a pele

Fonte: Alessandra Faria

Feito o escalda pés, é necessário secá-los bem, pelo fato da umidade favorecer o crescimento de fungos, principalmente entre os dedos. Prefira dar leves batidinhas com a toalha na pele ao invés de esfregá-la, pois a fricção estimula o ressecamento. Considere deixar os pés ao ar livre por alguns minutos para que eles fiquem completamente secos.

3 – Retire o excesso de pele

Calcanhar rachado
Fonte: Cerapura

Apesar de ser opcional, retirar o excesso de pele dos pés com uma lixa é uma ótima alternativa, desde que não hajam mais rachaduras. Assim, é possível também recorrer a uma pedra pomes, que possui o mesmo efeito da lixa, realizando movimentos leves no calcanhar rachado até que a pele morta saia por completo.

4 – Hidrate bem

Fonte: Doctor Shoes

Por fim, invista em uma boa hidratação na pele já limpa e livre do excesso de células mortas. O hidratante servirá para fechar os poros e fortalecer a hidratação dos pés, e quanto mais espesso, maior seu efeito. Em seguida, vista uma meia para que o produto não seja retirado pelo calçado. Considere realizar o ritual sempre antes de dormir, assim, o hidratante deve agir melhor durante a noite inteira.

Outras soluções para o calcanhar rachado

Além do ritual que deve ser seguido para resgatar a pele antes macia e hidratada, existem ainda receitas caseiras que são excelentes no tratamento do calcanhar rachado. Os remédios caseiros possuem em sua composição ingredientes como azeite, sal marinho, mel ou bicarbonato de sódio, todos excelentes ao proporcionar a hidratação necessária.

1 – Esfoliante para calcanhar rachado

Calcanhar rachado
Fonte: Vix

A mistura que envolve arroz, mel, azeite e vinagre funciona como uma pasta esfoliante, responsável por remover as células mortas da pele e hidratá-la bem. Todavia, a esfoliação só deve ser feita no máximo 2 vezes por semana, pelo fato do atrito, quando realizado em excesso, agredir a pele e deixá-la sensível. O esfoliante é uma boa substituição da rotina da lixa ou da pedra pomes, feita logo após o escalda pés.

Ingredientes

  • Azeite de oliva (1 colher)
  • Mel (1 colher)
  • 1 punhado de arroz (cru, batido no liquidificador)
  • Vinagre de maçã (2 colheres)

Instruções

Misture todos os ingredientes o suficiente até obter uma pasta grossa. Após feito o escalda pés, faça uma massagem suave com a mistura na região. É possível deixá-la nos pés, desde que o excesso seja retirado, ou enxaguá-la e aplicar o hidratante logo em seguida.

2 – Creme de patchouli e limão

Fonte: Biologicus

A união dos óleos essenciais de patchouli e limão são excelentes ao proporcionar uma hidratação potente para o calcanhar rachado. Aliado à manteiga de cacau, o óleo de patchouli trata a pele ressecada, enquanto o de limão suaviza os calos.

Ingredientes

  • Óleo essencial de limão (10 gotas)
  • Óleo essencial de patchouli (5 gotas)
  • Manteiga de cacau (60g)

Instruções

Antes de mais nada, deposite a manteiga de cacau num tacho e aqueça o ingrediente até derretê-lo. Em seguida, retire o tacho do fogo e adicione os óleos essenciais, mexendo bem. Coloque a mistura em um frasco e deixe-a esfriar. Por fim, apenas massageie os pés com o líquido antes de dormir, calçando meias para que o óleo não suje os lençóis.

Se você se interessou por essa matéria, aproveite também para conferir Esfoliantes caseiros – Receitas, benefícios e cuidados ao usar

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Vix

Imagens: Biologicus, Doctor Shoes, Pinterest, Cerapura, Alessandra Faria, Clínica Valéria Campos, Vix

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.