Calorias vazias, o que é? Por que faz mal para o nosso corpo

As calorias vazias são nutrientes ruins presente nas famigeradas guloseimas. Sua ingestão pode prejudicar e muito a sua saúde.

É bem possível que a maioria das pessoas não saibam do que se trata as calorias vazias. Antes de tudo, não se deixe enganar, pois nutrientes ruins não são nada bons para o nosso organismo. O fato de serem vazias não significa que seja algo que não engorda. Muito pelo contrário, pois sua real significação está na ausência de boas substâncias para corpo.

A maioria das guloseimas que adoramos comer quando vamos ao shopping ou dar para os os nossos filhos acalmarem são parte desta lista maléfica para saúde. Mas, antes de acabar com este hábito destruidor vamos saber do que se tratas essas calorias tão mencionadas e ficar a par dos alimentos positivos e negativos para a nossa alimentação.

O que são as calorias vazias?

Vix

Primeiramente, depois de se informar, com certeza você irá se livrar das calorias vazias da sua vida. A imagem acima pode dar bem o ponta pé inicial do que se trata esses nutrientes ruins. Ou seja, o fato de serem vazias é o mesmo que dizer que elas não contribuem com nutrientes para o seu corpo.

Balas, batata frita industrializada, bolacha, goma de mascar, tudo isso faz parte do que deve ser evitado. Aliás, o pior de tudo é que os alimentos com calorias vazias além de não contribuir para a saúde, elas também dificultam o funcionamento do organismo. Com certeza não é fácil deixá-las de lado para sempre, por isso o recomendado mesmo é evitar o máximo que possível.

Onde encontrar calorias vazias?

Tia Cris Pediatra

Todos nós sabemos que o corpo precisa e muito de nutriente e minerais. Portanto, o primeiro passo para descobrir se o que está consumindo é de fato bom para o seu organismo é ler o rótulo. É obrigatória a transparência das indústrias com os seus consumidores, ou seja, sempre que comprar algo a parte de trás está reservada para lhe informar o que você anda ingerindo ao comprar o produto.

Nunca se esqueça de dar uma olhadinha na lista onde está escrito “poções”. A princípio é exatamente aí que você saberá a quantidade de nutrientes que você estará ingerindo a cada quantidade consumida. Isto é, existem diversificados modos para cada item. Às vezes comer 6 amendoins não é um problemas, mas 7 ou 10 pode vir a ser.

Atualmente existem três itens básicos que se estiver no rótulo do seu produto o melhor mesmo é evitar. Sódio, gordura trans e saturada são os principais inimigos da saúde e compõem as chamadas calorias vazias. Esse nutrientes ruins podem acabar prejudicando e muito a sua saúde.

Sabe o bom e velho miojo que salva as refeições de muitos brasileiros? Pois, ele é um dos mais prejudiciais para o equilíbrio do corpo, pois possui uma quantidade enorme de sódio. O ideal é que não haja mais de 20% deste elemento. Caso contrário, descarte e pesquise uma nova alternativa.

O que são os nutrientes ruins?

Mude.Vc

Você com certeza já ouvir dizer que a tal gordura trans é altamente prejudicial a saúde. Todo alimento que carrega essa substância é potencialmente considerada parte da lista de calorias vazias. Ela é tão evitada que até mesmo os rótulos optam por não colocar nem a quantidade diária de consumo, porque o ideal é não consumir.

Aquela bolachinha fitness de aveia, por exemplo, é outro item que compõe os nutrientes ruins. Não a nada de valor para a saúde neste produto. Por mais que seja bastante usada para as famosas dietas saiba que não há valor nutricional envolvido. Isto é, você pode até estar emagrecendo, mas não da maneira correta.

É aí que entra então contraponto. Ser calorias vazias não está diretamente relacionado a engordar ou emagrecer, mas sim no quão mal os nutrientes ruins podem fazer ao organismo. Portanto, o aconselhável mesmo é praticar a substituição.

Trocas benéficas

Sabe aquela vontade imensa de comer uma besteira da rua? Vamos acabar com isso diariamente. Ao pensar em alguma coisa gostosa e nada nutritiva recorra a algo saudável, imediatamente. Troque uma balinha suculenta por uma banana ou outra fruta de seu preferência. Só assim será possível aderir a uma alimentação saudável.

Outra coisa que pode enfim ajudar e muito o procedimento de “desviciação” da rotina alimentar é beber muita água. A cada vez que pensar em comer algo nada saudável beba um copo d’água. Por fim, somente com muita paciência e persistência é possível se adaptar a hábitos mais benéficos para a sua vida.

Por que evitar calorias vazias?

Ideia Nutri

Por que investir em algo que já sabemos que será ruim? É assim que deve ser o pensamento diante das calorias vazias. Proteínas, gorduras, carboidratos precisam ser evitados nas comprinhas do fim do mês. Contudo, sabe-se que isso é quase impossível, portanto exercite o olhar crítico no que for ser ingerido por você e pela sua família.

Priorize afinal os que contém uma quantidade inferior do itens listados acima. E lembre: a quantidade de poção varia com o perfil de cada pessoa. Ou seja, o indicado na embalagem pode não ser o mais indicado para um criança ou para um idoso.

Agora, quando falos de “gorduras” tenham consciência de que o corpo precisa delas. Mas não são todas que são benéficas para o organismo. As gorduras trans e saturadas são a princípio as que devem ser evitadas, pois são nutriente ruins.

No mais, procure evitar o quanto possível estes alimentos carregados de “valores nutricionais”. A proteína, por exemplo, é muito boa, mas pode prejudicar muito a sua saúde quando excede nas poções. Busque alimento naturais que possuem o que o corpo precisa e aproveite os resultados.

Por fim, leia mais sobre alimentos que fazem mal para a saúde em Adoçante – Benefícios, malefícios e diferença entre sintéticos e naturais

Fontes: Uol, Nova Nutrii, Minha Vida, Nova Nutri, IN, WEBRUM, Unimed

Fontes de imagens: Ideia Nutri, Vix, Tia Cris Pediatra, Men’s Helth, Mude.Vc

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.