Cartas de tarô: saiba quais são e o que significam

As cartas de Tarot são usadas como uma bússola espiritual, guiando a pessoa, indicado o que é melhor e quais caminhos seguir. Entenda melhor.

O tarô é um oráculo formado por 78 cartas cheias de símbolos poderosos. E acredite, elas podem nos auxiliar em algumas áreas da nossa vida e dos nossos caminhos. Essas cartas são divididas entre os 22 Arcanos Maiores, que representam os principais arquétipos da vida humana, e os 56 Arcanos Menores, que apresentam diferentes facetas do cotidiano.

Se você não sabe tanto sobre o assunto, mas curte esse tipo de tema, continue com a gente, porque iremos abordar com detalhes um pouco mais sobre esse oráculo incrível!

Leia também: Descubra quais são os cristais dos signos e seus significados

O que é o tarô?

Como já dissemos, o tarô é um tipo de oráculo constituído por cartas, sendo elas separadas em duas categorias diferentes:

  • Arcanos Maiores: essas cartas representam o percurso evolutivo do ser humano por meio de símbolos/arquétipos. Os Arcanos Maiores retratam a consciência humana e apresentam ensinamentos profundos e significativos. Em suma, essas cartas de tarô representam o Plano Superior, a providência do Universo.
  • Arcanos Menores: já essas são as lâminas – outra maneira de chamarmos as cartas – que mostram os aspectos mais relacionados com as nossas escolhas, com a influência das pessoas na nossa vida e também nossas atitudes.

Qual é a origem das cartas de tarô?

O tarô tem uma origem pouco certa, mas acredita-se que o tipo chamado Tarô de Marselha – sobre o qual falaremos nesse texto – tenha surgido por volta dos séculos XIV-XV, na região que conhecemos hoje como a Itália.

Em um primeiro momento, as cartas de tarô serviam, sobretudo, para jogos, assim como o nosso baralho atual. No entanto, com o passar do tempo, as pessoas começaram a utilizar as lâminas como um oráculo, ou seja, com objetivos relacionados à adivinhação, à conexão com o Universo e à busca de ajuda para questionamentos profundos.

Foi dessa forma que se constituiu essa ferramenta mara de autoconhecimento e aconselhamento. Só que, a partir do Tarô de Marselha outros decks – conjuntos de cartas de tarô – também foram criados, como os mais conhecidos: Tarô Rider-Waite e Baralho Cigano.

Quais são as cartas do tarô?

A seguir, iremos te apresentar cada uma das cartas do Tarô de Marselha, mostrando as imagens mais clássicas delas, além de algumas palavras-chave que trazem uma visão mais otimista, ou seja, o lado luz das lâminas; mas também apontaremos as palavras-chave do lado sombra delas.

Essa é uma forma de deixar claro que, assim como nós, os arquétipos representados pelas cartas de tarô têm tanto o lado positivo quanto o negativo e que devemos sempre tentar nos manter equilibrados nesses aspectos.

Arcanos Maiores

Em primeiro lugar, iremos listar as 22 cartas de tarô chamadas Arcanos Maiores:

Arcano Maior Palavras-chave positivas Palavras-chave negativas

0. O Louco Carta do Louco do Tarô

Alegria, coragem, independência, liberdade, livre expressão, viagens. Irresponsabilidade, impulsividade, falta de planejamento, falta de compromisso, imprudência.
1. O Mago Carta do mago do tarô Investimento, iniciativa, vontade de fazer, vitalidade e foco. Imaturidade, inexperiência, falta de persistência, manipulação, trapaça.
2. A Sacerdotisa ou a Papisa Carta da sacerdotisa ou papisa do tarô de Marselha Capacidade de amadurecer, reflexão, profundidade, fertilidade, estudos. Recolhimento, isolamento, falta de clareza, falsidade, coisas escusas, infidelidade.

3. A Imperatriz Carta da Imperatriz do tarô de Marselha

Prosperidade, abundância, fertilidade, desenvolvimento, ganhos, comunicação. Falta de controle, falta de autonomia, excesso de vaidade.

4. O Imperador Carta do Imperador do tarô de Marselha

Poder, autoridade, força, realização, independência, proteção. Autoritarismo, inflexibilidade, rigidez.

5. O Hierofante, o Papa ou o Sacerdote Carta do Papa do tarô

Organização, disciplina, lealdade, espiritualidade, fé, união, casamento. Dogma, rigidez, falta de abertura, tradicionalismo, obstinação, preconceito, tabus.

6. Os Amantes ou os Enamorados Carta dos Enamorados no tarô

Amor, casamento, escolha, compromisso, paixão, positividade, reconciliação. Indecisões, ciúme, traição, irresponsabilidade, insegurança, dúvidas.

7. O Carro Carta do Carro do tarô

Dinamismo, ação, velocidade, praticidade, conquista, controle, coragem. Obstinação, alienação, imediatismo, recuo.

8. A Justiça Carta da Justiça do tarô

Equilíbrio, justiça, retidão, racionalidade, imparcialidade. Intolerância, frieza, impaciência.

9. O Eremita Carta do Eremita do tarô de Marselha

Maturidade, sabedoria, compreensão, resiliência, humildade, prudência, paciência, espiritualidade. Lentidão, inflexibilidade, tradicionalismo, resistência à mudanças, inércia, solidão.

10. A Roda da Fortuna Carta da Roda da Fortuna do tarô de Marselha

Velocidade, movimento, sorte, destino, mudança, viagens, acaso. Inconstância, incerteza, imprevisibilidade, vulnerabilidade, volatilidade, oscilação.
11. A Força Carta da Força no tarô de Marselha Consistência, destreza, independência, coragem, vitalidade, resistência. Desconfiança, egoísmo, autossuficiência.
12. O Pendurado Carta do Pendurado do tarô de Marselha Reflexão, entrega, sensibilidade, resignação, abnegação. Estagnação, relutância, prepotência, vícios.
13. A Morte Carta da Morte no tarô de Marselha Renovação, transformação, lucidez, consciência, fim de ciclo. Morte, destruição, perda.
14. A Temperança Carta da Temperança no tarô de Marselha Equilíbrio, harmonia, moderação, ponderação, comedimento, tranquilidade. Comodismo, falta de ambição, medo de exposição, lentidão.
15. O Diabo Carta do Diabo no tarô de Marselha Astúcia, esperteza, versatilidade, dinheiro, sexualidade. Falta de limite, egoísmo, desrespeito, imoralidade, falta de empatia, tentação, vício, ciúme.
16. A Torre Carta da Torre no tarô de Marselha Ruptura, transformação, mudança repentina, transmutação. Destruição, caos, sofrimento, confusão, decepção, divórcio, morte, perdas.
17. A Estrela Carta da estrela do tarô de Marselha Esperança, fé, renovação, pureza, inocência, leveza, otimismo, alegria, criatividade. Ilusão, ingenuidade, infantilidade.
18. A Lua Carta da Lua do tarô de Marselha Intuição, instinto, sensibilidade, emoção, fecundidade, criatividade. Medo, receio, ilusão, traição, mentira, infidelidade.
19. O Sol Carta do Sol de tarô de Marselha Felicidade, alegria, realização, esclarecimento, sucesso, prestígio. Vaidade, narcisismo, exibicionismo.
20. O Julgamento Carta do Julgamento do tarô de Marselha Superação, espiritualidade, redenção, redescobertas, renascimento. Crítica excessiva, perfeccionismo, ciclo vicioso.
21. O Mundo Carta do Julgamento do tarô de Marselha Completude, realização, integração, plenitude, consciência, recompensa. Imperfeição, isolamento, descompromisso, falta de foco, irresponsabilidade.

Leia também: Quais signos combinam no amor segundo a astrologia?

Arcanos Menores

Agora, vamos conhecer os significados das 56 cartas de tarô conhecidas como Arcanos Menores, que são divididos em 4 naipes:

  • Paus,
  • Copas,
  • Espadas e
  • Ouros.

Cada um dos naipes se relaciona principalmente a uma área da nossa vida e a um elemento conforme falaremos a seguir. Além disso, cada naipe tem 10 arcanos numerados e 4 da corte medieval, sendo eles:

  • o Príncipe/Pajem/Valete,
  • o Cavaleiro,
  • a Rainha e
  • o Rei.

Cartas de tarô do naipe de Paus

As cartas de tarô do naipe de Paus estão associadas à criatividade, à ação, à liderança e à motivação. Além disso, essas lâminas também representam energia, movimento, transformação e intensidade.

De modo geral, essas cartas trazem mensagens com momentos de oportunidades, desafios que exigem coragem e ações decisivas.

Esse naipe está muito relacionado ao elemento fogo, bem como aos seus signos do zodíaco.

Cartas Palavras-chave positivas Palavras-chave negativas

Ás de Paus Carta de tarô ás de paus

Iniciativa, ação, criatividade, motivação. Impulsividade, ambição, agressividade, falta de direção.

Dois de Paus Carta de tarô dois de paus

Comprometimento, continuidade, progresso, planejamento, parcerias. Hesitação, adversidades, indecisão, estagnação, conflito.

Três de Paus Carta de tarô três de paus

Visão de futuro, parceria em projetos, exploração, expansão, análise de cenário, colaboração. Preocupação excessiva, parcerias ruins, competição, impaciência.

Quatro de Paus Carta de tarô quatro de paus

Celebrações, estabilidade, entusiasmo, felicidade, tranquilidade, sucesso, harmonia. Conformismo, falta de responsabilidade, estagnação, reclusão.

Cinco de Paus Carta de tarô cinco de paus

Autoafirmação, discussões construtivas, competitividade, aprendizado. Aborrecimentos, hostilidade, intolerância, rivalidade, desentendimento.

Seis de Paus Carta de tarô seis de paus

Recompensas, triunfo, sucesso, progresso, vitória. Ego inflado, arrogância.

Sete de Paus Carta de tarô sete de paus

Determinação, coragem, perseverança. Medo, solidão, resistência.

Oito de Paus Carta de tarô oito de paus

Rapidez, assertividade, oportunidade, rapidez, fluidez. Dificuldade, reações erradas, caos, pressa.

Nove de Paus Carta de tarô nove de paus

Cautela, força, proteção, resiliência. Receio, ansiedade, apego às feridas ao passado, esgotamento, falta de apoio.

Dez de Paus

Conquista, determinação, disposição para assumir responsabilidades, conclusão de um ciclo, realização. Sobrecarga, desgaste, excesso de responsabilidades.

Valete de Paus Carta de tarô valete de paus

Inspiração, criatividade, ousadia, entusiasmo. Inconstância, imprudência. impulsividade, falta de foco.

Cavaleiro de Paus Carta de tarô cavaleiro de paus

Entusiasmo, intensidade, criatividade, paixão, determinação. Impaciência, arrogância, teimosia, obsessão, agressividade.

Rainha de Paus Carta de tarô rainha de paus

Independência, forte energia sexual, carisma, intuição, disposição. Teimosia, possessividade, vingança, manipulação, narcisismo.

Rei de Paus Carta de tarô rei de paus

Poder, ambição, liderança, disposição, carisma. Crueldade, agressividade, arrogância, abuso de poder.

Cartas de tarô do naipe de Copas 

O naipe de Copas está relacionado às nossas emoções e aos relacionamentos. De modo geral, representam a fluidez da água, a sensibilidade, o feminino, a cura e a purificação.

As cartas do tarô do naipe de Copas se relacionam com o elemento água e seus signos do zodíaco.

Carta Palavras-chave positivas Palavras-chave negativas
Ás de Copas Carta de tarô Ás de Copas Receptividade, paixão, conexão, início de relação amorosa. Excesso de emoções, instabilidade, fantasias.

Dois de Copas Carta de tarô dois de copas

Cooperação, relacionamentos amorosos, reconciliação, parceria. Dependência emocional, conflitos em relacionamento.

Três de Copas Carta de tarô três de Copas

Alegria, celebração, felicidade, contentamento, amizade. Influências externas, falta de foco em si.

Quatro de Copas Carta de tarô quatro de Copas

Reflexão, introspecção, autoquestionamento. Desânimo, decepção, isolamento, estagnação.

Cinco de Copas Carta de tarô cinco de Copas

Oportunidades, superação. Sofrimento, perdas, obsessão, arrependimento, inflexibilidade.

Seis de Copas Carta de tarô seis de Copas

Alegria, superação, lembranças, conexão com a criança interior. Apego ao passado.

Sete de Copas Carta de tarô sete de copas

Desejos, sonhos, imaginação. Confusão mental, ilusão, indecisão, falta de foco, ego inflado.

Oito de Copas Carta de tarô oito de Copas

Enfrentamento. Desistência.

Nove de Copas Carta de tarô nove de Copas

Prazer, felicidade, realizações, satisfação. Egocentrismo, vaidade, apego carnal.

Dez de Copas Carta de tarô dez de Copas

Estabilidade, plenitude emocional, conforto, felicidade familiar. Aprisionamento emocional, abandono da individualidade.

Valete de Copas Carta de tarô valete de Copas

Jovem, criança, emoção, criatividade, otimismo, sensibilidade. Irresponsabilidade, imaturidade, inexperiência.

Cavaleiro de Copas Carta de tarô cavaleiro de Copas

Romantismo, disposição, ideais nobres, sensibilidade. Sentimentalismo, atitudes dramáticas, instabilidade.

Rainha de Copas Carta de tarô rainha de Copas

Intuição, imaginação, criatividade, empatia, conexão, amor incondicional. Instabilidade emocional, negligência às próprias necessidades, falta de reflexão.

Rei de Copas Carta de tarô rei de copas

Sabedoria, liderança carismática e empática, maturidade, generosidade. Passividade, liderança instável, falta de senso analítico.

Veja também: Como é o lado sombrio dos signos?


Cartas de tarô do naipe de Espadas

As cartas de tarô do naipe de Espadas são relacionadas ao nosso pensamento, à nossa racionalidade e à nossa inspiração. Além disso, essas cartas também simbolizam o poder e a bravura, podendo, dessa forma, ser responsável por decisões sem hesitação.

O naipe de Espadas está ligado ao elemento ar, bem como seus signos do zodíaco.

Carta Palavras-chave positivas Palavras-chave negativas
Ás de Espadas Carta de tarô ás de espadas Clareza mental, discernimento, novas e boas ideias. Agressividade verbal, pensamentos obsessivos, confusão mental.
Dois de Espadas Carta de tarô dois de Espadas Escolhas, decisões, diplomacia, equilíbrio mental. Falta de clareza mental, indecisão, impasse.
Três de Espadas Carta de tarô três de espadas Cura, expressão de sentimentos reprimidos, liberação emocional. Tristeza, decepção, mágoa.
Quatro de Espadas Carta de tarô quatro de Espadas Descanso, retiro, relaxamento, meditação. Exaustão mental, isolamento, falta de progresso.

Cinco de Espadas Carta de tarô cinco de Espadas

Superação, assertividade. Manipulação, conflitos.
Seis de Espadas Carta de tarô seis de Espadas Transição, paz mental, superação, mudança. Resistência à mudança.
Sete de Espadas Carta de tarô sete de Espadas Estratégia, perseverança, pensamento astuto, planejamento. Trapaça, desonestidade, engano, falta de ética.

Oito de Espadas Carta de tarô oito de Espadas

Autoempoderamento, clareza de perspectiva, libertação de restrições mentais. Autolimitação, autossabotagem.
Nove de Espadas Carta de tarô nove de espadas Liberação de medo, autocuidado, enfrentamento de preocupações. Excesso de preocupação, ansiedade, angústia.

Dez de Espadas Carta de tarô dez de espadas

Renovação mental, fim de um ciclo de sofrimento, recuperação. Dor, traição, colapso emocional.

Valete de Espadas Carta de tarô valete de espadas

Curiosidade, agilidade mental, novas perspectivas. Irresponsabilidade, imaturidade, inexperiência.

Cavaleiro de Espadas Carta de tarô cavaleiro de espadas

Determinação, coragem, busca da verdade. Comportamento ofensivo, agressividade, impulsividade.

Rainha de Espadas Carta de tarô rainha de espadas

Inteligência, discernimento, criticidade, assertividade. Frieza, sarcasmo, manipulação.

Rei de Espadas Carta de tarô rei de espadas

Liderança intelectual, sabedoria, lógica, clareza mental. Autoritarismo, frieza, rigidez, falta de empatia.

Cartas de tarô do naipe de Ouros 

As cartas de Ouros do tarô estão bastante relacionadas com as coisas materiais, como o dinheiro, o poder e a segurança. Além disso, esse naipe também é associado à beleza e à arte.

O naipe de Ouros está intimamente ligado ao elemento terra, assim como aos seus signos do zodíaco.

Carta Palavras-chave positivas Palavras-chave negativas

Ás de Ouros Carta de tarô ás de Ouros

Riqueza, abundância, sucesso, realização, estabilidade financeira. Perda de oportunidades, instabilidade material, falta de recursos.

Dois de Ouros Carta de tarô dois de Ouros

Adaptabilidade, flexibilidade, equilíbrio. Desorganização financeira, sobrecarga de responsabilidade.

Três de Ouros Carta de tarô três de ouros

União, colaboração, amizade, comunidade, trabalho em equipe, reconhecimento. Isolamento, solidão, competição.
Quatro de Ouros Carta de tarô quatro de Ouros Segurança, estabilidade, conforto, rotina, prudência. Apego excessivo, falta de generosidade, avareza.

Cinco de Ouros Carta de tarô cinco de Ouros

Resiliência, superação de dificuldades financeiras, apoio. Escassez, sensação de exclusão e isolamento, dificuldades financeiras.
Seis de Ouros Carta de tarô seis de Ouros Generosidade, doação, equilíbrio das finanças, compartilhamento. Egoísmo, falta de generosidade.

Sete de Ouros Carta de tarô sete de Ouros

Recompensa pelo trabalho árduo, avaliação, pausa. Frustração, falta de progresso.
Oito de Ouros Carta de tarô oito de Ouros Aperfeiçoamento, aprimoramento, dedicação, progresso. Monotonia, falta de motivação, estagnação.
Nove de Ouros Carta de tarô nove de Ouros Segurança, independência financeira, gratificação. Luxo excessivo, falta de gratificação.

Dez de Ouros Carta de tarô dez de Ouros

Riqueza familiar, herança, prosperidade. Conflitos financeiros, problemas familiares.

Valete de Ouros Carta de tarô valete de Ouros

Novas oportunidades financeiras, aprendizado, diligência. Falta de ambição, falta de foco.

Cavaleiro de Ouros Carta de tarô cavaleiro de Ouros

Trabalho árduo, progresso financeiro, determinação. Teimosia, falta de flexibilidade, obsessão pelo trabalho.

Rainha de Ouros Carta de tarô rainha de Ouros

Prosperidade, praticidade, generosidade, segurança financeira. Ganância, materialismo, excesso de controle financeiro.
Rei de Ouros Carta de tarô rei de Ouros Liderança financeira, estabilidade, habilidades empresariais. Ganância, rigidez financeira, excesso de controle.

 

Como ler as cartas de tarô?

Antes de mais nada, é importante destacar que, mesmo os significados sendo bem relevantes para fazer as leituras de cartas de tarô, a interpretação depende muito da relação entre as lâminas na mesa. Ou seja, perto de uma carta, a interpretação de outra pode ser um pouco diferente. Assim como ocorre na nossa vida, em que uma área influencia diretamente outras.

Dito isso, a gente vai passar algumas dicas iniciais valiosas para quem quer iniciar mais a fundo no mundo do tarô.

1. Escolha seu baralho

É até óbvio que, para iniciar uma tiragem de tarô, seja importante ter seu deck. No entanto, a gente foca aqui no fato de existirem diferentes tipos de tarô, como o de Marselha, o Rider-Waite, o Baralho Cigano etc., além do fato de existirem decks temáticos, com ilustrações diferentes, mas seguindo a lógica de um dos tipos citados.

A gente acredita que seja muito interessante você pesquisar e encontrar o baralho que tenha mais a ver com a sua vibe, já que ele será seu companheiro e conselheiro.

2. Conheça os Arcanos Maiores

Depois de adquirido seu deck, você pode iniciar seus estudos conhecendo cada um dos Arcanos Maiores. Algumas formas de fazer isso é separando um tempo na sua rotina, seja diário seja semanal, para se dedicar a uma carta por vez.

Nesses estudos, você deve, além de se dedicar aos significados positivos e negativos, observar as imagens e cores das cartas, pois isso irá ajudar muito depois nas relações com outras lâminas durantes as leituras.

A recomendação por começar pelos Arcanos Maiores se deve ao fato de que só com eles é possível fazer uma tiragem satisfatória, uma vez que eles se relacionam com as grandes áreas da nossa vida.

3. Conheça os Arcanos Menores

Em um primeiro momento, você pode até pular essa dica e focar nos Arcanos Maiores até estar craque neles e depois, então, seguir em frente para os Arcanos Menores.

Para se aprofundar nessas cartas de tarô, você pode optar por seguir por naipes, ou seja, estudar todas as cartas de um naipe antes de ir para outro; ou você pode pegar um número e estudá-lo nos quatro naipes antes de avançar. Fica a seu critério.

4. Faça tiragens para você

Sem dúvidas, a melhor forma de aprender é praticando, não é mesmo? Por isso, a gente recomenda que você inicie sua jornada no tarô lendo para você mesma. Isso pode iniciar por meio de uma leitura simples, fazendo uma pergunta e tirando a carta e, com o passar do tempo, elaborando melhor tirando uma carta para cada área da vida etc.

5. Crie um espaço dedicado ao tarô

É bem interessante você separar um cantinho da sua casa – ou mesmo do seu quarto – para dedicar apenas ao tarô ou outras atividades esotéricas. Isso ajuda a criar uma energia própria nesse espaço e fica bem mais fácil de você se conectar assim que se dirigir até lá.

Fontes: Universa Uol, Astrolink, Marie Claire, Cartas do Destino, Clube do Tarô.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.