Casa organizada – Dicas para manter tudo arrumado e facilitar a faxina

Manter a casa organizada é o desejo de todo mundo, mas a organização pode ser um desafio, e essas dicas infalíveis vão resolver o problema.

A vida flui melhor quando estamos em um ambiente limpo e organizado. E principalmente a nossa casa que é o lugar onde passamos boa parte da vida. No entanto, manter a casa organizada pode ser uma verdadeira missão para muitas pessoas, especialmente as naturalmente desorganizadas.

A sua mãe estava certa em exigir que os filhos ajudassem com a organização da casa, limpeza e principalmente que devolvesse as coisas nos seus devidos lugares. Quando a gente cresce passa a entender melhor o porquê disso e começa a apreciar uma casa arrumada. Para muitas pessoas, ter uma casa organizada o tempo todo é uma tarefa desgastante e que leva muito tempo. Mas, na prática não precisa ser assim.

Portanto, hoje iremos conhecer algumas dicas para manter a casa organizada e facilitar a faxina. São hábitos simples, que incorporados ao dia a dia, lhe darão mais qualidade de vida em um ambiente limpo, cheiroso e organizado sem desperdiçar horas arrumando a casa.

Como manter a casa organizada

Casa organizada - Dicas para manter tudo arrumado e facilitar a faxina
Tempo Tem

Algumas pessoas criaram o costume de tirar um dia da semana ou a cada quinze dias para organizar a casa, o que não está errado. Porém, nesse esquema a pessoa tende a deixar todas as tarefas da casa para um único dia, se desgastando muito mais e perdendo um dia inteiro para arrumar a casa. Esse problema pode facilmente ser resolvido com uma mudança simples de hábitos que fará toda a diferença e manterá a casa organizada todos os dias.

Sendo assim, a organização da casa deve ser uma tarefa diária. Mas não é como se você fosse fazer uma faxina todo dia ou gastar horas para fazer isso. Na verdade, o ideal é reservar alguns minutos do seu dia para dar uma geral rápida na casa. Como será algo feito diariamente, não terá muitas coisas para fazer.

Então, 20 ou 30 minutinhos para colocar as coisas no lugar não vai te atrapalhar. Use esse tempo para guardar os calçados deixados fora do lugar, aquelas roupas soltas na cadeira do quarto, separar a peças que estão sujas. Também recolher os objetos usados e largados na mesa da sala, por exemplo. Essas coisinhas simples que todo mundo faz.

Além disso, é interessante evitar acumular coisas desnecessárias, que não tem nenhuma utilidade, além de ocupar espaço e dar trabalho. O acúmulo é um dos principais inimigos da organização, além de atrapalhar na hora de encontrar o que é de fato necessário.

Portanto, tirar um tempo diário para colocar as coisas no lugar diariamente e evitar o acúmulo são os primeiros passos para manter a casa organizada.

Lista de tarefas para manter a casa arrumada

Psicólogos Berrini

Uma dica infalível e até essencial para ter a casa organizada é ter uma lista de tarefas programadas para a semana. Além das tarefas diárias, como lavar a louça, guardar as coisas e varrer o chão, vão ter algumas tarefas programadas conforme a urgência e o tempo disponível durante a semana. Sabemos que a correria do dia a dia pode atrapalhar um pouco, mas se programar é fundamental.

Comece fazendo a lista do que precisa ser feito, e depois encontre o melhor momento para cada tarefa ser executada. Desse modo, você pode separar os dias para fazer tarefas mais específicas, como colocar a roupa para lavar, passar roupa, tirar a poeira dos móveis, lavar o banheiro e assim por diante.

Além disso, também é válido dividir essas tarefas com os outros membros da família que moram juntos. Então, para que a lista fique acessível para todos, você pode colar a lista na geladeira, que fica fácil de acesso e já anota o que foi feito para ter uma visão completa.

Por fim, com todas essas tarefas realizadas durante a semana, a casa fica arrumada, e vai lhe sobrar mais tempo e facilitar no dia que for fazer uma faxina pesada.

Nada de procrastinação

Tudo Gostoso

A procrastinação é inimiga da organização e o princípio básico da casa organizada é: sujou? Lavou. Trocou de roupa? Já coloque no cesto para lavar. Tirou o sapato na entrada? Já leve para o devido local.

Além de já deixar tudo organizado, você evita ter trabalho dobrado. Por exemplo, se você lava a louça toda vez que suja nunca terá uma pia cheia de vasilhas que dão até desanimo. Então, se quer tudo arrumado, faça na hora que bagunçar, nada de deixar para depois, porque uma coisa é fato: uma hora você terá que fazer. Portanto, quanto antes melhor e mais fácil.

Preçolandia

Outra dica de organização muito importante e básica é arrumar a cama quando levantar. Desse modo, já aproveite para arrumar o quarto antes mesmo de sair dele. Porque deixando seu cantinho organizado, fica ainda mais fácil o processo de arrumar os outros cômodos da casa.

Limpeza da casa

Archtrends

Casa organizada é também uma casa limpa. Sendo assim, organização e limpeza andam juntas. Além de manter tudo organizado no seu devido lugar, é preciso manter a limpeza em dia. Como dito anteriormente, uma lista de tarefas ajuda a manter tudo organizado, mas tem tarefas que devem ser feitas diariamente para manter a casa limpa e cheirosa.

Nada de acumular louça suja, assim que sujar já vai lavando. Terminou de cozinhar? Já aproveite para limpar o fogão, o chão da cozinha, e claro, após lavar a louça lavar também a pia. Durante a semana, varra a casa para retirar o excesso de poeira ou resíduos que acabam se acumulando. Se for necessário, vale também passar um pano úmido no chão.

Aposte em produtos e eletrodomésticos para facilitar a limpeza. Por exemplo, o aspirador de pó o melhor amigo de todo mundo que cuida da própria casa. Prático e versátil, esse aparelhinho faz toda a diferença na limpeza do ambiente, limpando além do chão, outras superfícies, como sofás, camas, cortinas e etc.

Organização dos armários e gavetas

Leia

Uma casa organizada vai além do que está exposto para todo mundo ver. É preciso também dar uma organizada nos armários, guarda-roupas e gavetas da casa com certa frequência. Sendo assim, uma vez por trimestre ou semestre se você manter tudo minimamente no lugar.

Separe um dia para se dedicar a cada cômodo para caprichar, limpar internamente os armários e de quebra ainda remover coisas que já não servem ou não são mais usadas. Nos quartos, dê uma geral no guarda-roupa, tire todas as roupas, limpe as gavetas e nichos, e depois organize tudo seguindo a lógica do que mais você usa no dia a dia,  facilitando na hora de procurar e evitando de bagunçar tudo na pressa de encontrar.

Vogue

Nesse sentido, os organizadores são fundamenteis para ajudar guardar cada coisa separadamente no seu devido lugar, especialmente em gavetas e armários. Os organizadores são ótimos para separar coisas por utilidade, tipo, cor e etc em gavetas, cômodas e guarda-roupas.

Então, com todas essas dicas, se organizando com a lista de tarefas, limpando tudo na hora que sujar, você terá uma casa sempre arrumada, limpinha e cheirosa.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como fazer faxina – Por onde começar e como organizar a limpeza.

Fontes: Viva Decora Mara Braz Westing 

Imagens: Mobly Tempo Tem Psicólogos Berrini Tudo Gostoso Preçolandia Archtrends Leia Vogue

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.