Casca de laranja – Benefícios, como ingerir e receitas para fazer em casa

A casca de laranja é rica em nutrientes e por falta de conhecimento tem sido descartada. Muitas receitas podem ser feitas com este ingrediente.

Chega de proliferar a cultura do descarte! Você sabia que podemos aproveitar até a casca de laranja, que na maioria das vezes jogamos no lixo?

Inúmeras receitas podem ser elaboradas por meio deste item, que julgamos descartável. As vitaminas presentes na crosta exterior da laranja possuem três vezes mais concentração por fora do que por dentro, nos gomos.

A natureza é realmente incrível! É possível, acima de tudo, reciclar e reaproveitar praticamente tudo. Principalmente quando o assunto é de origem orgânica.

De modo geral, todas as frutas possuem 20% de antioxidantes na região da casca, mais do que em sua polpa. Portando, os adeptos aos chás sabem muito bem disso, e aproveitam as vantagens.

Benefícios da casca de laranja

Green Me

Seu principal benefício, a princípio, está relacionado a quantidade de vitamina C presente na casca. A laranja por si já possuiu essa substância em abundância nos seus gomos, sendo que por fora sua concentração é bem maior.

Seu consumo é importante, porque o organismo por si só não consegue criar a vitamina C. Portanto, ela deve ser regularmente ingerida.

O corpo feminino precisa repor 75% dessa vitamina diariamente. Os homens, por sua vez, necessitam de uma quantidade maior chegando até 90%. A casca de laranja consegue suprir 14% deste valor diário. Aliás, de quebra o hábito do consumo já soma a sua ingestão as quantidades fibras necessárias.

Além disso, há outra substância abundante chamada de polifenol. Os polifenóis são basicamente compostos advindo de vegetais que têm a função preventiva contra doenças como: diabetes, Alzheimer e obesidade. Vitamina A é também outra fonte riquíssima da casca de laranja.

O resultado do uso contínuo deste artifício natural é uma saúde cardiovascular forte mantendo-se longe das doenças do tipo crônicas. Com efeito, fica uma dica importante: tenha preferência por laranjas orgânicas, pois a casca é um local onde se acumula muito agrotóxico usado nas grandes lavouras.

Como usar?

Coopericica

Em primeiro lugar, após descascar a laranja, reserve a casca em algum lugar. Este conteúdo pode ser usado de várias maneiras. No suco, nos doces, driks, no meio da salada ou pratos quentes como sopas e receitas marinadas. As possibilidade são sobretudos infinitas. Até mesmo chás são feitos a partir deste ingrediente.

Tomar um cházinho de casca de laranja pode trazer benefícios como regular a pressão arterial e diminuir os riscos de doenças cardíacas. Consequentemente o consumo resulta também no fortalecimento da imunidade do corpo, age como eficaz antioxidante, reduz, acima de tudo, a acidez do sangue e dá adeus a possibilidade de desenvolver gota.

Receitas

Claudia

Com o proposito de desvendar os segredos da casca de laranja na cozinha, vamos revelar algumas receitas básicas para fazer em casa. Desse modo, será possível enxergar com clareza o quanto reaproveitar a casca é eficaz para o meio ambiente, para sua saúde e para a saúde da sua família. Um bomba de vitamina C na rotina do seu dia a dia.

Bolo de casca de laranja

Natue Life

Primeiramente, o bolo de casca de laranja é a cara da casa de vovó. O intuito aqui é dar uma alternativa sustentável de desenvolver a receita e deixar de lado as famosas “essências de laranja” compradas no supermercado. Com apenas 25 minutos e poucos ingredientes o lanche da tarde estará afinal garantido com variedades de vitamina em sua mistura.

Ingredientes

  • 1 laranja média
  • 1 xícara de óleo
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 2 xícaras de açúcar

Modo de preparo

O primeiro passo é cortar a laranja em 4 partes e depositá-la no liquidificador com casca e tudo. Acrescente ao copo o óleo, os ovos e o açúcar e bata até ficar uma massa homogenia. Feito isso pegue posteriormente uma vasilha e coloque a farinha de trigo com o fermento e misture manualmente. Misture bem a massa batida no recipiente com a farinha até sumir todas as bolinhas formadas.

Deixe ao lado uma forma untada com manteiga e, acima de tudo, o forno pré-aquecido. Coloque a massa pronta no recipiente, leve ao forno por apenas 25 minutos. Por fim, após o tempo estimado, retire e sirva acompanhado de café ou outra bebida de sua preferência.

Doce de casca de laranja

Gshow

Não há a princípio sobremesa melhor do que a feita a partir da casca de laranja. Para quem tem o costume de frequentar Folias de Réis sabe que este é o doce preferido servido após as refeições. Em síntese, pode-se ver que reaproveitar os restos das frutas é uma hábito desenvolvido pelos mais velhos e veio se perdendo com o tempo.

É só parar para olhar as festas tradicionais que ainda acontecem atualmente para ver o quanto a sabedoria do reaproveitamento ainda é utilizada. Por fim, vamos a receita agregar mais este conhecimento culinário em nossos caderninhos.

Ingredientes

  • 6 laranjas
  • 10 xícaras de açúcar
  • 5 xícaras de água
  • 15 cravos da índia
  • 3 canelas em pau

Modo de preparo

Vai levar um tempo longo para a preparação do doce, porque a casca precisa estar de molho por 3 dias seguidos. Prefira laranja da casca mais grossa para que o seu rendimento seja maior. Corte-as ao meio e retiro sua polpa interior, ou seja, os gominhos. Deixe na água durante os dias indicados e passe para o próximo passo.

Passado o tempo de molho foque no preparado da calda. Em seguida, pegue uma panela despeje o açúcar e deixe derreter. Quando já estive com líquido jogue a água e deixe ferver. Acrescente portanto as cascas em tiras e espere cozinhar por 90 minutos. Apesar da indicação do tempo fique de olho, porque a casca precisa ficar com o aspecto vitrificado como a  imagem acima.

Se água da panela secar e o tempo ainda não tive chegado ao fim é só ir colocar um pouquinho durante o cozimento. Por fim, despeje em potes se o intuito é reservar em conservas. Espere esfriar e coloque na geladeira. Além de ser uma ótima sobremesa para servir aos convidados, o doce é uma perfeita opção para presentear um amigo. Fica a dica!

Geleia

Cyber Cook

Bem como esperado da nossa listinha de receitas, não poderíamos deixar de fora a geleia de casca de laranja. Ela é uma ótima pedida para servir com pães e torradas no período do café da manhã ou no lanche da tarde. Assim também fica bem mais fácil de conservar e ter, por fim, uma opção diferente para usar além da boa e velha manteiga pela manhã.

Ingredientes

  • 10 laranjas
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Antes de tudo, descasque as laranjas e pique as tiras em pedacinhos bem pequenininhos. O resultado desse procedimento são duas xícaras cheias de casca picada. Após isso coloque o conteúdo em uma tigela, acrescente água e deixe 24 horas de molho.

No outro dia, ferva as cascas em outra água limpa por cerca de 5 minutos. Coe e retire as cascas da fervura. Enquanto escorre, separe uma panela e comece a fazer a calda. Em fogo baixo derreta o açúcar e quando estiver bem líquido jogue 1 xícara de água e deixe derreter novamente. Depois de 20 minutos coloque sobretudo as cascas e cozinhe por mais 10 minutos.

Posteriormente, quando já estiver tudo resfriado, despeje em compotas e guarde. Você terá, afinal, geleia por muito tempo para saborear as refeições. Sirva com torradas, pães de várias qualidades ou bolachas de sal.

Beijinho

Brigadeiros Edgard, de Oliveira

Todo mundo já sabe que quando o assunto é festa de aniversário o tradicional é docinho de leite ninho e chocolate. Portanto é hora de dar uma variada neste cardápio e apostar no beijinho de de casca de laranja. Além de ser bem mais saudável e rico em vitamina C, o docinho é uma receita que se destaca, porque é bem mais barata que os outros tipos de preparos.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 1 copo  de suco de laranja
  • 2 xícaras de açúcar
  • 5 colheres de azeite
  • 2 gemas
  • 1 colher de raspa de casca de laranja
  • 1 colher de raspas de casca de limão

Modo de preparo

Em uma tigela bata o suco de laranja com as gema de tal forma que ambas se tornem um líquido só. Deixe ao lado enquanto faz o próximo passo a passo. Em uma panela coloque o leite, o açúcar e o azeite e vá cozinhando em fogo baixo sem parar de mexer.

Quando ferver coloque juntamente com os ingredientes cozidos as cascas de limão e laranja com as gemas batidas com o suco. Deixe por 25 minutos ainda em fogo baixo e sempre movimentando para não sopitar. Quando o conteúdo ficar bem grosso desligue o fogo e despeje em uma forma untada e espere esfriar.

Feito isso, abra os copinhos para colocar os beijinhos e com o auxílio de uma colher vá fazendo bolinhas com a massa. Cada unidade deve ser sobretudo passada no açúcar. Se caso preferir use o açúcar refinado. Por fim, sirva para os convidados.

Gelatina na casca de laranja

Terra

Os copinhos de casca de laranja para colocar gelatina é a melhor das melhores das invenções para decorar festas de crianças. A ideia deixa a mesa super colorida e incentiva as crianças a terem uma alimentação bem mais saudável e cheia de vitamina. A conscientização não é única vantagem posto que você também vai economizar um monte de copinhos plásticos com a substituição pelos copinhos de laranja.

Ingredientes

  • gelatinas de vários sabores
  • 1 copo de água quente
  • 1 copo de água gelada
  • 10 laranjas

Modo de preparo

Em primeiro lugar corte todas as laranjas em duas partes iguais e retire a polpa de dentro. Vai ficar como um copinho. Uma vez que os gomos estiverem retirados, não desperdice-os. Faça portanto um suco para servir junto ao restante do banquete de aniversário.

Em uma panela coloque um copo de água para esquentar e despeje o pózinho da gelatina. Misture com uma colher e quando ferver despeje imediatamente a água gelada para que haja um choque térmico. Coloque o líquido em cada “copinho de casca de laranja” e repita o procedimento com todos os outros sabores de gelatina.

Por fim, disponha os copinhos de gelatina sobre a mesa ao redro do bolo. Pronto! Sua decoração está perfeita para receber a criançada. Além disso, saiba que evitar o uso de copinhos plásticos com a receita é sinal de que sua atitude sustentável evitará afinal anos e anos de decomposição e de degradação ambiental.

Por fim, leia este incrível macete  Como descascar laranja usando apenas uma colher

Fontes: Cuidaí, eCycle, Cooperica, Tudo Gostoso 1, Tudo Gostoso 2, Gshow, Cyber Cook, Tudo Gostoso 3, Receita da Vovó,

Fonte de imagens: Tudo Gostoso, Green Me, Coopericica, Laranjas Online, Claudia, Natue Life, Gshow, Cyber Cook, Brigadeiros Edgard, de Oliveira, Terra, Cozinhando

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.