Centella Asiática, para que serve? Benefícios e como usar

A Centella Asiática é uma planta medicinal de origem indiana, usada para preparo de chás, pomadas e cremes terapêuticos.

Centella Asiática, para que serve? Benefícios e como usar

Também conhecida como gotu kola, pegaga ou antanan, A Centella asiática é uma planta medicinal, originada na Índia e muito usada na medicina ayurvédica. Além disso, a planta pode ser usada no preparo de chás, pomadas e cremes terapêuticos.

A Centella asiática possui um alto teor de substâncias anti-inflamatórias, portanto, é muito indicada para o tratamento de manchas e problemas na pele, como, por exemplo, celulite, queimaduras e varizes. Além disso, a planta também pode ser indicada para tratar problemas renais, formigamento e cãibras, depressão, cansaço, falta de memória e Alzheimer.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre a Centella Asiática? Então, continue por aqui que nós, da Área de Mulher, separamos todas as informações que você precisa saber antes de consumir a planta medicinal.

Benefícios da Centella Asiática

Siembre Jovem

A Centella Asiática, por ser uma planta medicinal, possui diversos benefícios para a saúde e o organismo humano. Portanto, listamos seus principais benefícios abaixo:

  • Possui propriedades cicatrizantes – Primeiramente, a Centella, por ser anti-inflamatória, ajuda a acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras;
  • Estimula a produção de colágeno, portanto, ajuda a tratar problemas de pele, como por exemplo rugas, linhas de expressão e celulites;
  • Previne varizes e hemorróidas;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhora a circulação de sangue nas pernas, portanto, evita inchaços;
  • Ajuda no tratamento da depressão e ansiedade;
  • Auxilia na prevenção de problemas neurodegenerativos
  • Ajuda a combater a insônia, melhorando portanto, o sono;
  • Tem efeito diurético.

Importante: Por fim, é importante lembrar que para obter os benefícios da Centella Asiática, deve-se consumir de 60 a 90mg, por dia, durante cerca de 4 semanas.

Como usar

A Centella Asiática pode ser usada na forma de chá, em cápsulas, cremes ou tintura. Aliás, fique abaixo com uma receita deliciosa de um chá utilizando a planta medicinal, muito indicado para o emagrecimento, aumento da circulação sanguínea e tratamento de celulites.

Chá de Centella Asiática

Receita Fit

Ingredientes:

  • 1 Colher (sopa) de Centella Asiática;
  • 500ml de água
  • 1 pedaço de gengibre;
  • Mel ou açúcar para adoçar;

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, coloque a água para ferver, assim que estiver fervendo, adicione a Centella, o gengibre e deixe no fogo baixo durante 2 a 5 minutos. Então, apague o fogo, adicione o líquido em uma xícara, tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Por fim, basta coar, adicionar o mel ou o açúcar e servir. Lembrando, que essa opção é opcional.

Contraindicações

Vix

É importante lembrar que a Centella asiática é contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, a planta não deve ser consumida por pessoas com úlcera gástrica, gastrite ou com problemas no funcionamento do fígado ou rins. Isso porque ela pode intoxicar o fígado ou até mesmo causar manchas vermelhas na pele.

Caso você tenha alguma reação na pele após o uso da Centella, como, por exemplo, vermelhidão, coceira, inchaço e sensibilidade à luz solar, suspenda o uso e procure um médico.

Então, o que achou da nossa matéria? Aproveite para conferir também: Patchouli, o que é? Para o que serve e seus benefícios.

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde 2, Conquiste sua vida.
Fontes das imagens: Magazine Avantages, Siempre Jovem, Receita Fit, Vix.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.