Chá de graviola, para o quê serve? Benefícios no corpo e receita

O chá de graviola traz diversos benefícios para o corpo devido às suas propriedades curativas: antioxidante, anti-inflamatória, entre outras.

O consumo do chá de graviola traz diversos benefícios para o corpo devido às suas propriedades curativas. No entanto, sua ingestão deve ser moderada, visto que, se consumida em excesso, pode causar náuseas e vômitos.

Este chá é feito a partir das folhas da árvore Annona muricata, que dá a fruta da graviola. Ela possui casca verde e espinhosa, semelhantemente a uma jaca, ficando assim conhecida em algumas regiões brasileiras como jaca-do-pará.

A graviola possui uma polpa interna branca, podendo ser consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces.

graviola
Ziarul Lumina

A princípio, ela é encontrada principalmente em regiões tropicais, muito popular na região nordeste. Ao passo que a graviola é rica em diversos nutrientes e possui poucas calorias.

Nesse ínterim, suas principais vitaminas e minerais são B1, B2, B6, cálcio, magnésio, manganês e potássio. Assim como essas, muitas outras propriedades são encontradas desde o fruto até o caule e folhas, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Tabela nutricional da graviola

De antemão, a graviola possui diversos componentes benéficos para o corpo humano. Bem como sua tabela nutricional mostra através da quantidade de fibras, vitaminas e potássio. Assim, suas principais propriedades são: diurética, adstringente, anti-inflamatória e anti-reumática.

tabela nutricional da graviola
Tabela nutricional da graviola – Fonte: JJ Alimentos

Benefícios da graviola no corpo

graviola
Mundo Ecologia

O chá de graviola traz uma imensa lista de benefícios para o corpo humano, segundo povos indígenas que fazem uso da bebida há muitos anos. Desde auxiliar no tratamento da diabetes a tratar insônia, as propriedades desse chá são enriquecedoras para o organismo. Vamos ver alguns desses benefícios?

1. Tratamento da Diabetes

Por ser rica em fibras, o chá de graviola ajuda na absorção mais lenta da glicose (açúcar) pelo organismo, ajudando a controlar seus níveis no sangue.

2. O chá de graviola ajuda no tratamento da insônia

O chá de graviola possui propriedades sedativas, portanto, ajudam a dormir mais fácil.

3. Ajuda no tratamento de reumatismo, osteoporose e artrite

A grande concentração de cálcio faz do chá de graviola um ótimo combatente às dores de doenças relacionadas aos ossos. Além disso, segundo estudos, a graviola apresenta propriedades antirreumáticas, anti-inflamatórias e antinociceptivas, que aliviam a dor e a inflamação.

reumatismo
Garce

4. Ajuda no tratamento de doenças no estômago

Por conter propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor, o chá de graviola é um ótimo aliado contra cólica, úlcera e a gastrite. Ademais, a graviola também possui propriedades que combatem os efeitos prejudiciais dos radicais livres, reduzem a inflamação e melhoram o funcionamento do organismo.

5. A graviola é remédio para dores no geral

Enxaqueca, dor de cabeça, dor de dente, dores nas juntas, entre várias outras podem ser tratadas com um bom chá de graviola, pelo fato dela ter ações anti-inflamatórias que diminuem a dor

6. Combate o envelhecimento da pele

Por ser um ótimo antioxidante, o chá de graviola combate os radicais livres, retardando então o envelhecimento precoce da pele.

7. Diminui a pressão arterial

A graviola é uma fruta diurética, pois possui grande concentração de potássio, propriedade que controla o sódio do sangue. Nesse sentido, ajuda a reduzir a pressão arterial. Logo, ela é indicada para quem tem hipertensão.

8. Retenção de líquidos

Como foi mencionado acima, a graviola é rica em potássio e água o que faz dela uma fruta diurética, combatendo também a retenção de líquidos.

retenção de líquidos
Loja do Suplemento

9. Acelera o metabolismo

Por ter a presença de vitamina B1, a graviola pode ajudar na aceleração do metabolismo no organismo. Assim também, ela também ativa a circulação do sangue e protege o sistema nervoso.

Contudo, a vitamina B2, atuante na produção de energia, também está presente na graviola. Assim, ela ajuda a reduzir a quantidade de gordura acumulada no corpo.

10. Prevenção e tratamento do câncer

De acordo com estudos publicados na revista científica Oxidative Medicine and Cellular Longevity, o potencial anti-inflamatório da graviola acusou que ela possui compostos anticancerígenos, auxiliando no tratamento de câncer. No entanto, este efeito ainda não foi comprovado em humanos.

11. Graviola auxilia no tratamento de herpes

Conforme um artigo científico, as propriedades fitoquímicas e farmacológicas da fruta graviola podem ser eficientes no combate ao vírus HSV-1 e HSV-2, responsáveis pela herpes.

12. Antibiótico

Primeiramente, um estudo in vitro investiga os resultados do tratamento de doenças orais que utilizaram a graviola como um dos componentes para verificar a cura. Ademais, há outro estudo onde mostra que o extrato aquoso da graviola se mostrou eficiente no combate às bactérias responsáveis por infecções como pneumonia, meningite e cólera.

fruta graviola
Natura Force

Receita do chá de graviola

À primeira vista é rapidinho e fácil de fazer.  Você pode consumir até 3 xícaras do chá de graviola por dia. Sobretudo, é recomendável que você beba após as refeições para um melhor efeito.

Ingredientes:

  • 10 (dez) gramas de folhas de graviola secas ou 6 (seis) folhas de graviola verdes.
  • 1 (um) litro de água

Modo de preparo

Primeiro, coloque a água para ferver em uma panela. Quando a água estiver borbulhando, adicione as folhas da graviola e deixe cozinhar por 10 (dez) minutos. Posteriormente, utilize um coador para coar o chá e consuma morno.

Dica: Para desidratar as folhas, deixe-as secando no sol ou leve ao forno por 5 minutos.

chá de graviola
Aramedika

Contraindicações do chá de graviola

Antes de mais nada, se você tem pressão baixa é melhor evitar ao máximo o chá de graviola. Bem como mulheres gestantes, inclusive as que ainda estão amamentando: ele pode ser abortivo.

Outrossim, pelo fato da bebida ser ácida, pessoas com ferimentos na boca ou com caxumba também devem evitar o consumo da planta.

O consumo em excesso também não é indicado, visto que, ele pode causar náuseas e vômitos. No entanto, em casos de efeitos colaterais, procure sempre um médico.

Gostou de saber todos os benefícios do chá de graviola? Veja também: Alimentos que regulam o intestino – Quais são eles e benefícios.

Imagens: JJ Alimentos, Ziarul Lumina, Mundo Ecologia, Loja do Suplemento, Nature Force e Aramedika,

Imagem destacada: I Lovo Organics

Fontes: Uol, Cidade Verde, Tua Saúde e Nutriscience.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.