Chá de jasmim – Os benefícios do chá da flor de jasmim para a saúde

O chá de jasmim é uma bebida muito tradicional na China devido as propriedades medicinais da flor de jasmim. Conheça todos os seus benefícios.

O jasmim, é uma florzinha branca, que quando cai exalada um aroma inconfundível. No continente asiático, essa flor é considerada um dos principais símbolos femininos de beleza e tentação. Mas além disso, a flor de jasmim tem um grande apelo medicinal. O chá de jasmim é uma das bebidas mais consumidas no sudoeste da Ásia, conhecida pelos vários benefícios a saúde.

Sendo assim, o consumo de chá de jasmim contribui significativamente para o bem-estar. Justamente por fornecer uma enorme variedade de nutrientes e antioxidantes. A bebida medicinal tradicional consiste na infusão de outros chás tradicionais, como o chá verde por exemplo, e a adição das flores de jasmim.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre o chá de jasmim, que além do sabor e fragrância, promovem vários benefícios para a saúde.

O jasmim

Faz Fácil

Jasmim é o nome dado a todas as plantas do gênero Jasminum. Os jasmins são plantas nativas, muito comuns na Índia e China, sendo encontrada também em todo o mundo. As flores de jasmim são caracterizadas pelas pétalas pequenas, brancas e um forte aroma doce. O seu cheiro é tão forte, que algumas pessoas podem até ter dores de cabeça ao ficar perto da planta. No entanto, para outras pessoas o seu cheiro pode ser incrivelmente relaxante.

A flor de jasmim pode ser usada para muitas finalidades, como óleo vegetal, aromatizantes e produtos cosméticos. Aliás, devido ao seu aroma forte, que estimula a libido, as flores de jasmim são reconhecidas até como afrodisíaco.

Contudo, o seu maior uso é para fins medicinais, sendo comumente utilizada na aromaterapia e também para infusão, o famoso chá de jasmim.

Chá de jasmim

Cuidaí

O chá de jasmim é uma bebida muito tradicional e consumida na China, podendo ser feito com chá verde, preto, vermelho ou branco, e a adição de flores secas de jasmim. Devido ao seu aroma suave e agradável, é um chá aromático, ideal para todas as ocasiões.

Além disso, dá para fazer o chá de jasmim utilizando somente as flores secas da planta. Apesar de fugir a receita tradicional chinesa, essa opção também é muito saborosa e oferece todos os benefícios das flores de jasmim. Tais como aliviar o estresse, melhorar a qualidade do sono e todos os que vamos conferir a seguir.

Na hora de fazer o chá, algumas dicas podem fazer a diferença no resultado da bebida. Como por exemplo, evitar que a água ferva. O ideal é que a água esteja quase em ponto de fervura, quando for adicionar as flores de jasmim. E também não deixar o chá cozinhar por muito tempo, porque se não o sabor fica comprometido.

Benefícios do chá de jasmim

Vix

Não é só pelo sabor que o chá de jasmim é famoso, mas também pelos seus vários benefícios para a saúde.

Combate o estresse

Na receita original, o efeito calmante do chá verde, aliado ao aroma do jasmim se torna incrivelmente benéfico para combater ao estresse. Isso porque o aroma do chá de jasmim oferece um efeito sedativo e calmante, induzindo um estado de relaxamento. Dessa forma, a bebida atua na atividade nervosa autonômica e também no humor, diminuindo a tensão e a ansiedade.

Bom para a saúde bucal

O chá e jasmim com chá verde é rico em catequinas, que são polifenóis que auxiliam no combate as cáries. Além disso, o chá também é muito eficaz para reduzir a proliferação de bactérias que causam mal hálito. Ou seja, além do sabor e aroma agradável, o chá de jasmim também combate o mal odor bucal.

Controle do colesterol

O chá de jasmim ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim e outras gorduras não saudáveis no organismo. Isso devido a sua grande quantidade de polifenóis, que diminuem a produção do colesterol ruim. Ou seja, contribui para evitar os riscos de doenças cardíacas, como derrame e ataque cardiovascular.

Analgésico

O chá da flor de jasmim contém ácido salicílico e por isso ajuda a aliviar diversas dores, como de cabeça, muscular entre outras.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em compostos antioxidantes as flores de jasmim ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, o consumo do seu chá reduz os riscos de doenças como gripe e resfriado.

Ajuda no emagrecimento

Além de adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e atividades físicas, o consumo de chá de jasmim ajuda no processo de emagrecimento. Isso porque a grande concentração de catequina, ajuda na oxidação da gordura, consequentemente, contribuindo para a perda de peso. Não é como se o chá somete emagrecesse, mas é uma forma de potencializar a perda de peso.

Protege a microbiota intestinal

O chá da flor de jasmim contribui para o desenvolvimento de bactéricas boas, que ajudam no bom funcionamento do organismo. Sendo assim, o consumo de chá ver com flores de jasmim tem ação prebiotica, e ajuda a proteger a microbiota intestinal, prevenindo o surgimento de doenças digestivas.

Melhora a circulação sanguínea

O consumo regular de chá verde com flor de jasmim se mostrou muito benéfico para a circulação sanguínea. Outro benefício decorrente dos polifenóis, que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Ajuda na digestão

Tomar uma xícara de chá de jasmim após as refeições ajuda na digestão dos alimentos ingeridos. Além de acelerar o metabolismo, melhorando a queima calórica.

Diminui o risco de diabetes

O chá de jasmim com chá verde contribui para diminuir os riscos de desenvolver diabete do tipo 2. Isso porque seus compostos otimizam o efeito da insulina e reduzem os níveis de glicose no sangue.

Ressalvas

Dicas de Mulher

Apesar de ser uma bebida natural e repleta de benefícios, o consumo do chá de jasmim deve levar em consideração alguns fatores. Isso porque em alguns casos pode resultar em efeitos colaterais.

Como por exemplo, pessoas que estão em tratamento para doenças, deve ver com o médico se o consumo do chá não pode fazer mal. O mesmo com pessoas com doenças crônicas. Além disso, o chá de jasmim não é indicado para mulheres grávidas.

Sendo assim, o ideal é consultar um médico antes de começar a tomar qualquer chá ou remédio caseiro.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os benefícios do chá de hibisco.

Fontes: GreenMe Melhor com Saúde Aromaflora

Imagem destacada: Cozinhando 

Imagens: Faz Fácil Cuidaí Vix Dicas de Mulher

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.