Chá de orégano: conheça os mitos, verdades e benefícios

O chá de orégano tem propriedades medicinais muito usadas para aliviar os sintomas de várias doenças, bem como tem muitos benefícios à saúde.

Chá de orégano: conheça os mitos, verdades e benefícios

O orégano é uma planta aromática, muito popular, usada principalmente na cozinha, como tempero para diversos alimentos. No entanto, apesar de ter seu uso principal na culinária, o orégano também é rico em propriedades que trazem diversos benefícios para a saúde. Por isso, o chá de orégano é indicado para várias coisas.

Então, como o orégano tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, o seu chá promove uma série de benefícios. Sendo assim, o chá de orégano pode melhorar a imunidade, ajuda a combater a retenção de líquidos e também a desidratação, bem como é bom para o coração de modo geral.

Portanto, vamos conhecer mais sobre os benefícios de chá, aprender como prepará-lo e desmistificar alguns mitos ao seu respeito.

Benefícios do chá de orégano

Então, como dito anteriormente, o orégano possui muitas propriedades nutricionais. Aliás, a bebida é usada há muitos anos para fins medicinais. Portanto, o chá de orégano é uma ótima forma de usufruir de todos os seus benefícios que incluem:

  • Contribui para fortalecer o sistema imunológico;
  • O chá de orégano é rico em vitaminas, como A e C, além de antioxidantes;
  • Também tem uma boa quantidade de fibras;
  • Ideal para o combate da retenção de líquidos;
  •  Previne a desidratação;
  • Bom para o coração, já que ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Auxilia no tratamento da insônia;
  • Tem ação antibacteriana e anti-inflamatória;
  • Possui grande quantidade de cálcio, ferro, vitamina K e manganês;
  • Contribui para a digestão
  • E pode ser um aliado no tratamento de gripes e resfriados.

Mitos e verdades sobre o chá de orégano

Chá de orégano: conheça os mitos, verdades e benefícios

Assim como muitos outros chás e remédios caseiros, o chá de orégano também é cercado por muitas dúvidas e também por muitas informações que nem sempre são verdadeiras. Por isso, vamos desmistificar as principais informações sobre essa bebida.

1. Ajuda no fortalecimento ósseo?

Sim, isso é uma verdade sobre o chá de orégano. Isso porque a planta possui uma boa concentração de minerais como ferro, cálcio e manganês, que ajudam no fortalecimento dos ossos. Então, o seu chá também tem esse feito. Aliás, a bebida pode ser uma ótima alternativa para o tratamento de osteoporose, por exemplo.

2. Elimina as toxinas do corpo?

Outra verdade, uma vez que o orégano tem propriedades antioxidantes. Portanto, o seu chá é ótimo para eliminar as toxinas do organismo, proporcionando um efeito detox mesmo.

3. Chá de orégano para tratamento de candidíases?

Não, esse é um mito. Apesar do chá ter propriedades antifúngicas e até mesmo aliviar a coceira na região genital, somente ele não é capaz de tratar a candidíase. Nesse caso, um médico pode oferecer o melhor tratamento.

Aliás, confira 10 receitas de remédios caseiros para candidíase.

4. Bom para refluxo?

Sim, isso é verdade. Como o chá de orégano é rico em fibras, ele ajuda na digestão e também combate a retenção de líquido, bem como a desidratação. Então, tudo isso ajuda a combater o refluxo.

5. Chá emagrecedor?

Um grande mito. O que acontece é que as fibras do chá ajudam a prolongar a saciedade e também combate o inchaço. Contudo, apenas o consumo do chá de orégano não é garantia de emagrecimento a longo prazo. No entanto, isso não quer dizer que ele não possa ajudar no processo de emagrecimento. Você pode unir o consumo do chá, com uma dieta equilibrada e claro, a prática de atividades físicas.

6. Bom para a pele?

Isso é uma verdade. Como o orégano tem propriedades com ação antibacteriana, ele ajuda na defesa de possíveis bactérias que poderiam atacar a pele. Além disso, a planta tem ação antioxidante, que acaba prevenindo o envelhecimento precoce. Inclusive, apenas com algumas dicas e mudanças de hábitos é possível retardar o envelhecimento.

7. Combate infecção urinária?

Também é uma afirmação verdadeira. Pesquisas científicas já mostraram que o orégano pode sim, combater doenças do trato urinário. Isso graças as suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

8. O chá de orégano ajuda a regular o ciclo menstrual?

Sim, é verdade. O consumo regular do chá pode ser muito benéfico para regular o ciclo menstrual das mulheres. Aliás, o chá de orégano é um dos 5 chás para a menstruação descer.

Além disso, o chá também ameniza os sintomas da menstruação, como cólicas e inchaços. Além de prevenir a menopausa precoce.

Como preparar o chá de orégano

Então, agora você já conhece os benefícios do chá de orégano e também já esclareceu algumas afirmações a seu respeito.  Portanto, vamos aprender a preparar o chá de orégano para poder aproveitar de todos esse benefícios. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano seco;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, em uma xícara adicione as folhas de orégano secas. Em seguida adicione água fervente e deixe em infusão tampado por alguns minutos. Por fim, coe o chá, adoce com açúcar ou mel e pode consumi-lo morno ou frio.

Além disso, você pode unir o chá de orégano com outro ingredientes, como hortelã, erva-cidreira, limão e etc. Aliás, você pode tomar o chá antes de dormi, que assim ele ajuda no relaxamento do corpo para uma melhor noite de sono.

Precauções e contraindicações

Apesar de ser uma planta bem comum e que raramente causa reações adversas, o chá de orégano também tem suas contraindicações. Por exemplo, pessoas que são alérgicas ou intolerantes ao orégano pode sofrer reações alérgicas, como irritações na pele, vômito e diarreia.

Além disso, no caso de gestantes, o consumo da bebida deve ser feito apenas com indicação médica. Sem isso é melhor evitar beber o chá de orégano. Inclusive, confira aqui a lista de chás proibidos na gravidez.

Por fim, é importante frisar que sim, o chá ajuda a prevenir e tratar sintomas de várias doenças. Contudo, apenas o chá não é tratamento para nenhuma enfermidade. A recomendação é procurar um médico para um tratamento mais adequando.

LEIA MAIS:

Para que serve o chá de erva-doce e como fazer

Chá de cavalinha: para que serve e como fazer

Benefícios do chá de gengibre – Poder medicinal e receita

Chá de camomila: 16 benefícios e como fazer

Chá de maracujá, como fazer? Benefícios e propriedades

Chá de boldo, o que é? Benefícios, como fazer e contraindicações

Fontes: Dicas de Mulher Tua Saúde 

Bibliografia:

  • CHO Soomin, CHOI Youngshim et al . Carvacrol prevents diet-induced obesity by modulating gene expressions involved in 3 adipogenesis and inflammation in mice fed with high-fat diet. Journal of Nutritional Biochemestry. 23. 2; 192-201, 2012
  • DA SILVA Milena, QUINTANS-JÚNIOR Lucindo et al. Anti-inflammatory effects of carvacrol: Evidence for a key role of interleukin-10. European Jornal of Pharmacology. 699. 112-117, 2013
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?2288>. Acesso em 29 ago 2019
  • EXAMINE.COM. Origanum vulgare. Disponível em: <https://examine.com/supplements/origanum-vulgare/>. Acesso em 29 ago 2019

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.