Chá verde – O que é, como consumir e principais benefícios

O chá verde é uma bebida extremamente benéfica que ganhou muita fama por funções emagrecedoras, relaxantes, estimulantes e até estéticas

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios

O chá verde é uma bebida muito antiga. Os orientais tomam esse chá há séculos, porém só nos últimos anos que ele ganhou muita visibilidade. E isso por conta de suas várias propriedades e boas ações no corpo. A bebida é repleta de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.

O chá verde é oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá preto e o chá branco. Ele tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Em suma, a planta possui grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro que proporcionam mais saúde.

Contudo, existe uma famosa lenda na mitologia chinesa para o chá verde. No ano de 2737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida para ter longevidade e uma vida mais saudável. Em uma tarde, enquanto ele fervia sua água de sempre, algumas folhas voaram e caíram em seu pote. Ele experimentou e adorou o sabor, batizando esse chá de “bebida dos céus”. Para o paladar de hoje, porém, o gosto do chá é considerado amargo.

Veja os principais benefícios do chá verde

1- Ajuda a emagrecer

Médium

Sobretudo o chá verde ficou muito conhecido por sua aptidão em facilitar o emagrecimento. Isso acontece porque a bebida tem efeito termogênico, ou melhor, eleva a temperatura do corpo, acelerando, assim, a queima de calorias.

Então para emagrecer, o indicado é aproximadamente cinco xícaras por dia – isso se não houver contraindicações, como a existência prévia de problemas no fígado.

Basta aliar a bebida à rotina de atividades físicas e à boa alimentação. Com isso, as propriedades diuréticas e a forcinha que ele pode dar no metabolismo auxiliam a reduzir medidas.

2- Traz saciedade

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Mega curioso

De acordo com algumas pesquisas, as catequinas (componente com forte ação antioxidante) interagem com os receptores da leptina, o hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

3- Afasta as doenças neurodegenerativas

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Brasilia neuro clinica

Segundo pesquisas, o chá verde protege os neurônios e previnem doenças neurodegenerativas, que são doenças como Parkinson, Alzheimer e a doença de Huntington. Pois algumas substâncias do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro.

4- Reduz a pressão arterial

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Info escola

Mais uma vez com base em pesquisas, o chá verde vem trazendo benefícios. Um estudo realizado na população chinesa indicou que até 65% dos participantes com pressão alta tiveram os níveis reduzidos ao consumir o produto.

5- Aumenta a expectativa de vida

Blog maconequi

Um estudo realizado com mais de 40 mil adultos japoneses, mostrou que aqueles que beberam mais chá verde (cerca de 5 ou mais xícaras por dia) tiveram menos risco de morrer durante um período de 11 anos.

6- Otimiza a digestão

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Blog nature center

Basicamente há alguns compostos bioativos em sua composição, e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas.

7- Reduz os riscos de infarto e AVC

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Folha Vitória

A bebida reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo, que é um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade antioxidante do sangue.

Além disso, a bebida pode reduzir a pressão arterial nos pacientes com hipertensão, que é um fator de risco para essas condições. Cerca de 40% dos infartos e até 80% dos AVCs são causados ou favorecidos pela pressão alta.

8- Diminui o risco de diabetes

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Advancecare

Uma pesquisa mostrou que os polifenóis presentes no chá verde ajudam a regular a glicose de pessoas com diabetes. A bebida pode atuar através de 2 mecanismos: redução das taxas de glicemia (açúcar no sangue) ou promovendo o aumento da sensibilidade à insulina.

9- Melhora o humor

Mundoe

Em síntese, existe um aminoácido no chá verde chamado L-teanina que é exclusivo dessa planta e deve consistir em cerca de 2% do seu peso. Quando ele é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar. Juntamente com isso ele também aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, o que eleva a sensação de relaxamento, de acordo com um estudo feito no Japão em 2005.

10- Combate o colesterol

Noticias r7

Uma pequena fração do colesterol que temos é produzido no corpo, mas a maior parte vem da alimentação. Diante disso um estudo publicado no periódico Arquivo Brasileiro de Cardiologia, em 2009, realizou análise de amostragem sobre a ação da Camellia sinensis e os efeitos no colesterol. E os resultados foram que sim o chá verde pode reduzir as taxas.

11- Reduz os riscos de câncer

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Panorama farmaceutico

Resumidamente estudos apontam que os riscos de câncer possam ser minimizados com o consumo regular do chá verde, sobretudo o câncer de mama. Portanto aponta-se que componentes presentes na bebida possam reduzir ou inibir a formação de nitrosaminas, que são agentes cancerígenos.

O periódico científico Life Sciences publicou uma pesquisa em 2004 que reforça a ação do chá verde na prevenção ou inibição da proliferação de câncer.

12- Combate infecções

Planserv

De acordo com alguns estudos, o chá verde pode eliminar bactérias e inibir alguns vírus, o que contribui para diminuir o risco de infecções. As catequinas do chá verde também inibem o crescimento de uma das bactérias que causa cárie.

Riscos

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Sindaspi

Como vimos anteriormente definitivamente esse chá faz muito bem, porém é necessário alguns cuidados. Consumir quantidades excessivas de alguns chás, como o verde, podem prejudicar os rins devido a quantidade de oxalato.  Pessoas com glaucoma e irritações gástricas devem consumir com moderação.

Bem como aqueles que usam medicamentos que ativam o sistema nervoso. É de suma importância consultar um médico antes de ingerir a bebida.

Como consumir?

Chá verde- para que serve, como consumir, e seus principais benefícios
Terra

De antemão já digo que existem diversas formas de consumo. Definitivamente as mais conhecidas e mais comercializadas são as versões em pó, em saquinho, em cápsulas e ervas.

Sobretudo a erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Apesar de possuírem as mesmas substâncias, eles têm concentrações diferentes.

Porém o sabor é bastante forte e amargo, mas os especialistas não aconselham a adoçar o chá verde com açúcar branco ou adoçante. Portanto para suavizar o gosto, é possível acrescentar outros alimentos como hortelã, erva-doce e até frutas secas.

Por fim, a forma de preparo também altera as propriedades da bebida. Contudo, cada 1 grama de folha inclua 100 ml de água. Em seguida deixe em infusão por cinco minutos em temperatura alta e consuma logo após o preparo para não perder os antioxidantes. Em conclusão é de suma importância salientar que a água não precisa ferver tanto, é preciso evitar que as folhas fiquem cozidas, pois ficam com gosto ainda mais amargo.

Gostou do conteúdo? leia também: Chá de hibisco – Benefícios, contraindicações e dieta

Fontes: Minuto saudável Uol Minha Vida Abril

Imagem de destaque: Boa forma

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.