10 chás para desinchar ideais para combater a retenção de líquidos

Você está se sentindo inchada e incomodada com isso? Se sim, chega mais, pois separamos 10 receitas de chás para desinchar eficazes.

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos

Barriga inchada, certamente, é uma situação pela qual as mulheres enfrentam com frequência, especialmente na TPM. Assim sendo, para lhe ajudar nesses dias cruéis e irritantes, nós separamos 9 dicas de chás para desinchar. Inclusive, alguns deles, além de ajudar a desinchar, ajudam ainda a te acalmar têm outros benéficios para a sua saúde.

Sobretudo, esses chás para desinchar são mais conhecidos como chás diuréticos. Basicamente, eles se tornam úteis para combater a retenção de líquidos. Até porque favorecem a produção de urina. Portanto, ajudam a eliminar o excesso de água e líquido retido no seu organismo.

Contudo, antes de começar a tomar todos esses chás para desinchar, nós indicamos que você entenda primeiro o por quê as pessoas retém líquidos. E, certamente, que se informe sobre todas as possíveis causas que provocam o inchaço. Inclusive, indicamos também que você procure um médico, caso o seu inchaço continue por muito tempo.

Afinal, por que nós retemos líquidos?

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Notícias ao minuto

Primeiramente, o nome retenção de líquido é popularmente usado para descrever o inchaço em algumas partes do corpo. Normalmente, é mais comum o inchaço na barriga.

Sobretudo, esse inchaço do copo pode ser causado por inúmeros problemas. Inclusive, todos são responsáveis por provocar um tipo específico de edema.

Basicamente, o edema é o resultado do extravasamento de um líquido, o qual inclusive é pobre em proteínas. De modo geral, eles saem dos vasos sanguíneos e vão para o tecido subcutâneo. Assim sendo, eles causam o aspecto inchado e brilhante da pele.

Sobretudo, é importante ressaltar que o inchaço corporal normalmente aparece quando ocorre o desequilíbrio dos mecanismos existentes no nosso organismo. Os quais, inclusive, são os responsáveis por manter o equilíbrio de líquido no nosso corpo.

Dentre os responsáveis por provocar esse desequilíbrio e, consequentemente, o aparecimento do edema, podemos citar: variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, e outros.

Outras causas possíveis de retenção de líquidos:

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Foco em vida saudável
  • Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  • Doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema;
  • Remédios, como alguns anti-hipertensivos. Inclusive, conseguem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
  • Reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas. Normalmente, elas alteram a capacidade dos vasos de se manterem competentes contra o extravasamento líquido;
  • Ou então, pode ocorrer como na maioria das vezes, pequenos inchaços com causa local. Como por exemplo, a circulação regional insuficiente.

10 receitas de chás para desinchar

Então, agora vamos conhecer algumas receitas de chás para desinchar para resolver o problema da retenção de líquidos. Vamos lá!

1- Chá-verde com abacaxi

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Simões filho online

A priori, o chá verde com abacaxi além de saboroso é também um dos melhores chás para desinchar. Isso ocorre pois, ele funciona como diurético, consequentemente é uma bebida potente para desinchar. Além do mais, o chá verde por si só, tem propriedades antioxidantes. Enquanto o abacaxi ajuda a melhorar a digestão.

E para completar o sabor do chá nós indicamos colocar algumas folhas de hortelã picadas. Contudo, procure respeitar a quantidade máxima de 100 ml, para não atrapalhar a digestão e não engordar.

Ingredientes
  • 500 ml de água
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de chá-verde
Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água em uma chaleira com as rodelas de abacaxi. Logo após, adicione o chá-verde e deixe em infusão por 10 minutos. Assim sendo, você já pode coar e servir. caso queira você pode servir também como chá gelado. Sobretudo, indicamos tomar de 2 a 3 vezes por dia.

2- Chá de salsinha

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Arquitetando estilos

Vale destacar que a sala tem propriedades medicinais. Como por exemplo, ela é capaz de melhorar a digestão e ainda contribui para eliminar o ácido úrico do organismo. Além do mais, ela consegue estimular os rins na liberação de excesso de líquidos do corpo e prevenir a retenção.

Sobretudo, esse chá é mais indicado para quem sofre com inchaço nas pernas, gota ou reumatismo. Assim sendo, caso queira facilitar a sua produção de chás para desinchar, a salsa pode ser facilmente cultivada em casa. E ainda se adapta muito bem em pequenos vasos.

Ingredientes
  • 1 ramo de salsinha fresca com talos (cerca de 25 g)
  • 1 copo de água
  • 1/4 de xícara de suco de limão
Modo de preparo

Primeiro em uma chaleira, ferva a água com a salsinha picada. Logo após, quando ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Assim sendo, coe, acrescente o limão e sirva. Nós indicamos que você tome no mínio 4 vezes ao dia

3- Chá de cavalinha

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Ativo saúde

Sobretudo, o chá de cavalinha é considerado como um dos melhores chás para desinchar. Pois, a cavalinha é considerada como uma das melhores ervas diuréticas. Além do mais, ela é capaz de livrar o corpo do excesso de água e ainda filtrar e preservar os minerais essenciais existentes no corpo.

Basicamente, a cavalinha é uma erva poderosíssima. Até porque, ela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por esses motivos, o chá de cavalinha pode funcionar como uma drenagem linfática natural. Contudo, antes de usar ele, nós indicamos que você procure orientação médica.

Pois, esse chá não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas que sofrem com insuficiência cardíaca ou renal. Além do mais, esse é um dos poucos chás para desinchar, que não se recomenda beber mais que duas xícaras por dia.

Ingredientes
  • 2 colheres bem cheias (sopa) de cavalinha
  • 1 litro de água
Modo de preparo

Primeiramente, leve a água para ferver em uma chaleira.Logo depois, adicione a cavalinha e deixe em infusão por 10 minutos. Assim sendo, sirva morno e se quiser, adicione gotinhas de limão para ficar mais saboroso.

4- Chá de cabelo de milho

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Tua saúde

Acima de tudo, cabelo de milho é também conhecido como barba de milho. Sobretudo, é uma planta bastante indicada para tratar inchaço. Basicamente, ela consegue aliviar a retenção de líquido. E ainda possui propriedades anti-inflamatórias.

De modo geral, essa planta é muito indicada para quem quer tratar cistite. Até porque, ela é capaz de aumentar a produção de urina. Contudo, ele não é indicado para mulheres grávidas. Enfim, caso queira dar um toque mais saboroso no seu chá nós indicamos que você coloque algumas gotas de limão.

Ingredientes
  • 2 colheres (sopa) de cabelo de milho
  • 2 xícaras de água
Modo de preparo

Junte os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Logo após, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos.Assim que passar os 10 minutos coe e sirva morno. E claro, procure beber de 2 a 3 xícaras por dia.

5- Chá de hibisco

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Boa forma.Abril

A priori, o chá de hibisco de modo geral, é um dos chás para desinchar mais famosos. Basicamente, o hibisco tem inúmeras propriedades benéficas ao organismo. Como por exemplo, é considerado para quem faz dieta de emagrecimento, para quem quer combater o inchaço e a retenção de líquido.

Além do mais, ele serve também como termogênico. Ou seja, ele pode melhorar o metabolismo. e ainda, pode servir como digestivo e laxante. Ou seja, ele também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. O que consequentemente, ajuda também a deixar a pele mais limpa de impurezas.

Ingredientes
  • 2 colheres de hibisco seco
  • 1 litro de água
Modo de preparo

Para preparar o chá primeiro coloque a água para ferver. Após ferver, retire do fogo e adicione o hibisco seco. Assim sendo, deixe em infusão por 10 minutos, coe e sirva morno. Vale destacar que você pode bebê-lo ao longo do dia.

6- Chá de gengibre com canela e limão

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Chá benefícios

Basicamente, esse chá atua como termogênico, estimula o organismo a queimar calorias, acelera o metabolismo e ainda serve como pré-treino. Pois, ele além de dar bastante energia, auxilia na queima de gordura corporal. Além do mais, ele tem ação antioxidante, anti-inflamatória e digestiva.

Contudo, não é indicado que consuma esse chá durante a gravidez. Pois, ele pode provocar contração uterina, o que pode ser perigoso para o bebê.

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1/2 pau de canela
  • 3 rodelas de limão com casca
Modo de preparo

Primeiro, coloque a água para ferver com o gengibre e a canela. Logo após ferver, coe e acrescente o limão. Assim sendo, deixe em infusão por 5 minutos. Aliás, caso não queira, ele pode ser consumido sem o limão.

7- Chá de dente-de-leão

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Remédio caseiro

A priori, o dente-de-leão é repleto de nutrientes e tem ação diurética. Consequentemente, ele ajuda o corpo a desinchar. Sobretudo, ele é mais indicado para quem sofre de gota ou reumatismo. Pois, ele alivia o inchaço das mãos, braços, pernas e pés.

Ingredientes
  • 15 g de folhas de dente-de-leão
  • 250 ml de água
Modo de preparo

Primeiramente, leve a água para ferver. Em seguida, quando começar a borbulhar, adicione as folhas de dente-de-leão. E por fim, deixe em infusão por 10 minutos, coe e sirva. Vale destacar que nós indicamos que você beba de 2 a 3 vezes por dia.

8- Chá de chapéu-de-couro

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Vix

Basicamente, o chapéu-de-couro é considerado como um ótimo anti-inflamatório natural, e também ótimo diurético. Sobretudo, normalmente ele é mais indicado para quem sofre de inflamações cutâneas como espinhas. Além do mais, vale destacar que ele pode agir como digestivo e é excelente pra quem sofre com gastrite.

Ingredientes
  • 1 litro de água
  • 2 colheres bem cheias de folhas de chapéu-de-couro
Modo de preparo

Leve a água para ferver, como todo chá. Assim sendo, quando começar a borbulhar, adicione as folhas de chapéu-de-couro. E por fim, deixe em infusão por 10 minutos, coe e sirva.

9- Chá de Funcho

Chás para desinchar - Por que retermos líquidos e 9 receitas potentes
Lifestyle ao Minuto

O nome pode parecer um pouco estranho, mas o funcho é uma planta medicinal muito antiga. Ela é usada principalmente para tratar problemas de bexiga e pressão alta. Isso devido a sua forte ação diurética, que aumenta a produção de xixi e assim elimina os líquidos em excesso.

Ingredientes
  • 1 colher (de chá) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

O seu preparo é muito simples, assim como os demais chás diuréticos dessa lista. Basta adicionar as sementes de funho à água fervente e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Após esse perído é só coar a bebida e ingerir 3 vezes ao dia.

10- Chá de ervas

Chás para desinchar- 9 receitas de chás + o por quê de retermos líquidos
Fonte: Tua saúde

A priori, essa receita envolve várias ervas, e é mais indicada para quem deseja emagrecer e eliminar o inchaço e a retenção de líquidos. Contudo, os resultados desse chá normalmente são mais vistos no fim do dia com os pés e mãos menos inchados.

Ingredientes
  • alcachofra
  • cavalinha
  • sabugueiro
  • louro
  • anis
Modo de faze​r

A princípio, misture 10 gramas de todas as ervas e reserve. Assim sendo, coloca em uma panela 1 litro de água para ferver. Logo após, apague o fogo e adicione a seleção das ervas. Indicamos que você abafe por cerca de 5 minutos e coe.

Caso queira beber ao longo do dia, o que aliás, é o mais recomendado nós indicamos que você coloque em uma garrafa térmica, para que ele mantenha aquecido. Além do mais, vale ressaltar que esse chá deve ser consumido todos os dias, durante 15 dias.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Quais dos chás para desinchar você mais gostou?

Confira mais matérias do Área de Mulher: Chá de amora ajuda a perder até 1,5 kg por semana

Fontes: Drauzio Varella, Tua saúde, Tudo gostoso

Imagem de destaque: Tudo gostoso

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.