Cheiro de mofo – Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema

Existem diversas maneiras de eliminar o cheiro de mofo e o melhor, com receitinhas caseiras e, principalmente, sem gastar muito.

O mofo é muito mais comum do que pensamos e, certamente, pode acontecer em qualquer lugar. Por isso, sempre devemos tomar cuidado mas caso aconteça, não há motivo para pânico, pois existem diversas formas e várias dicas para eliminar não apenas ele, mas também o cheiro de mofo.

Basicamente, o que causa esse problema é a a proliferação de fungos, especialmente em ambientes quentes e úmidos, locais mais do que propícios para que eles se instalem e se reproduzam. Apesar do cheiro de mofo ser forte e bastante incomodo, também pode ser um transtorno para a saúde, principalmente à quem tem problemas respiratórios.

Sendo assim, o Área de Mulher separou para você as melhores dicas e receitas caseiras para que você elimine de vez o cheiro de mofo da sua casa.

Qual a origem do cheiro de mofo?

Cheiro de mofo - dicas e receitas caseiras para eliminar esse problema
Fonte: chronoshare

Para conseguir eliminar o mofo, é necessário saber também de onde veio o problema. Pois assim, poderá também evitar que se repita. Geralmente, esses fungos e bactérias se aglomeram em locais úmidos e pouco ventilados.

É comum encontrar mofo dentro de guarda roupas, especialmente naquelas áreas pouco usadas como maleiros e prateleiras altas, ou em lugares úmidos como o banheiro e a lavanderia.

Caso você não encontre nesses lugares, procure atrás dos móveis ou em locais mais altos.

Evite o mofo

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: ocp.news

Para previnir do mofo, é indicado que deixe o ambiente sempre arejado e nunca deixe as coisas molhadas por muito tempo. Outra dica é colocar giz nos cantos dos cômodos, pois ele ajuda a reter o acúmulo de umidade. Além do mais, dê sempre preferencia para tintas impermeabilizantes ou use anti-mofo para evitar a umidade e manchas nas paredes.

Inclusive, também é importante observar se há vazamentos e infiltrações. E claro, higiene é fundamental, por isso limpe os armários com frequência e tenha uma rotina de limpeza da casa.

Como limpar e tirar o mofo

Cheiro de mofo - dicas e receitas caseiras para eliminar esse problema
Fonte: lojascasasol

Na parede

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: agazeta

Para retirar o mofo das paredes é utilizamos os mesmos ingredientes que dos móveis. Primeiramente faça a solução, mas dessa vez, adicione em um borrifador. Logo depois aplique sobre as manchas de mofo na parede e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, repita a operação. Enfim, para finalizar passe um pano limpo na parede.

Em móveis

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: henn

Por ser um fungo, para limpar manchas de mofo dos móveis, por exemplo, é necessário uma solução de álcool, vinagre ou água sanitária e água.

  • 100ml de água sanitária;
  • 1 litro de água;
  • 1 pano para molhar;
  • 1 pano seco.

Em um balde adicione a  água sanitária na água e molhe o pano nessa solução para limpar os pontos manchados em paredes, azulejos e móveis. Em seguida seque com o outro pano. Se as manchas forem difíceis, repita a operação com uma esponja macia.

Em tecidos

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: tudogostoso

No caso dos tecidos é um pouco mais complicado retirar manchas de mofo. Isso porque o uso da água sanitária pode causar danos às roupas. Sendo assim, opte por produtos específicos ou use vinagre branco.

No caso de roupas, você pode usar a seguinte receita caseira:

  • misture 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água;
  • 1 xícara de chá de amaciante de roupas;
  • 1 xícara de chá de álcool;
  • 1 litro de água.

Ferva as roupas nessa solução por mais ou menos 1 hora, enxágue bem em água corrente fria e seque-as normalmente. Misture o amaciante de roupas e o álcool em 1 litro de água. Agora aplique essa solução com um borrifador nas peças de roupa antes de passa-las a ferro. Deixe secar totalmente antes de guardar as roupas.

Em colchões

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: pinterest 

Se o seu colchão acabar mofando, espalhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do colchão. No entanto, é preciso esperar passar pelo menos 30 minutos. Sendo assim, é só aspirar com um aspirador de pó e os fungos e o mau cheiro terão desaparecido.

Como acabar com o cheiro de mofo

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: tudoela

As vezes, mesmo depois de termos eliminado o problema, o cheiro de mofo continua lá. Sendo assim, para eliminar totalmente esse mal cheiro você vai precisar de:

  • 1 litro de álcool
  • 650g de cravo-da-india

Para preparar, misture o álcool e o cravo-da-índia e deixe descansar por 24 horas. Além de ter  propriedades antifúngicas, o cravo-da-india também perfuma o ambiente. Use essa mistura num borrifador e aplique dentro dos armários para tirar o cheiro de guardado.

Contudo, cuidado na hora da aplicação! Se for usar no guarda-roupa, espere secar bem antes de guardar objetos. Isso porque o cravo solta uma coloração escura que pode manchar suas roupas.

Você também pode espalhar sachês feitos de tule ou TNT com cravos dentro ou ainda bolinhas de madeira de cedro no ambiente. As bolinhas de cedro eliminam o mau cheiro e absorvem a umidade.

Outra dica excelente é utilizar o vinagre branco. Principalmente se for em ambientes fechados ou dentro de móveis. Para isso, coloque um recipiente com vinagre branco dentro do armário e deixe uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o móvel e espere secar bem antes de guardar os itens.

Como fazer um anti-mofo caseiro

Cheiro de mofo - Origem, limpeza e receitas para eliminar o problema
Fonte: cleanipedia

Normalmente, a base dos anti-mofos são feitas com cloreto de cálcio. Esse produto químico absorve a umidade do ambiente. No entanto, é possível preparar esse tipo de produto em casa com os seguintes materiais:

  • Copinhos plásticos, sendo um maior que o outro para que fiquem encaixados (você pode usar potes de iogurte, copos descartáveis e até mesmo reutilizar as embalagens dos anti mofos comprados no mercado);
  • Cloreto de cálcio em pó ou granulado (é possível encontrar em lojas de produtos químicos);
  • Filtro de papel para coar café;
  • Agulha, alfinete ou outro objeto perfurante;
  • Elásticos para amarrar;

Primeiramente, você precisará fazer furos no fundo do pote menor e encha-o com cloreto de cálcio. Encaixe no pote maior de forma que fique um espaço vazio no fundo. Posteriormente, é nesse espaço que vai se acumular a água proveniente da umidade do ambiente.

Sendo assim, coloque um pedaço de filtro de papel por cima e amarre em volta com um elástico. Está pronto o seu anti-mofo.

Por outro lado, se quiser reutilizar aquele que foi comprado no mercado, abra e desmonte toda a embalagem. Assim, jogue o que sobrou do cloreto granulado no lixo e jogue fora a água acumulada na parte de baixo. Evite contato com essa água.

Monte de novo a embalagem, preencha com cloreto de cálcio e passe um pedaço de filtro de papel por cima amarrando com um elástico. Está pronto pra usar!

Afinal, gostou dessa matéria? Leia também: Acabar com formigas – O que fazer e como prevenir o surgimento.

Fontes: decorfacil, dicasdemulher, vivadecora.

Imagem de destaque: politintas

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.