Clara de ovo – Benefícios e como usar no cabelo, na pele e na alimentação

A clara do ovo é um um alimento rico em proteína que pode ser líquido, em pó ou pasteurizado. Seus nutrientes são ideais para a musculatura.

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações

Constantemente, nos deparamos com uma receitinha, aqui ou ali, com clara de ovo. Costumam dizer que essa parte clarinha do interior do ovo é a mais saudável para consumo.

Porém, o que pouca gente sabe é que a clara de ovo não é apenas uma excelente opção proteica na alimentação. Ela também pode ser um truque e tanto na hora de cuidar da beleza. Isso mesmo, cabelos e pele passam por um verdadeiro milagre quando se usa essa parte do ovo.

E, seus benefícios não param por aí. Ela também é o verdadeiro segredo da cozinha, especialmente no caso de receitas doces. Isso tudo, claro, sem contar que é muito saudável.

O que é a clara do ovo?

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Cura Verde

Esta parte transparente envoltória da gema do ovo é também chamada de albúmen. Se você, cozinheira, ou cozinheiro, encontrar alguma embalagem com esse nome, saiba que isso se trata da clara do ovo.

A concentração mais abundante é de albumina. Ou seja, proteína que pode ser dissolvida em água. Para os mundos da estética e da indústria alimentícia essa informação é valiosíssima.

Benefícios da clara de ovo

Clara de ovo - benefícios, modo de usar, para quem é mais indicado
Tudo Ele

São inúmeros os benefícios do ovo para a saúde do corpo, do cabelo, da pele. Além disso, este é o alimento mais usado na dieta dos atletas, ou dos adeptos as academias.

Tudo isso por simplesmente ter muita proteína, conter 0% de gorduras em sua composição e, ainda por cima, suprir a necessidade de ingesta da vitamina B2  e B5 do organismo. Veja alguns desses benefícios:

Clara do ovo na pele

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Saúde Curiosa

Por mais mal cheiroso que seja, a mulherada não dispensa a clara do ovo no tratamento da pele. Claro, já que este líquido gelatinoso é eficiente para tratar inchaço nos olhos, tratar a flacidez, ou seja, retardar o envelhecimento. Ou, regular a oleosidade e acabar de vez com a acne. Este adstringente natural é perfeito para o uso semana das hidratações e remoções de impurezas dos poros faciais.

Clara do ovo no cabelo

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Karly Marques

Antes de mais nada, saiba que o seu cabelo é formado de 65 a 90% de proteína. Já é o motivo maior para se usar a clara do ovo na hidratação. Sabe as pontas quebradiças dos fios? É exatamente ai que este líquido entra em ação.

A textura é melhorada, porque é nutrida por esse alimento. Após o uso puro, ou associada a outras receitas de hidratação, o resultado sempre será cabelos macios e saudáveis.

Clara de ovo para os músculos

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Força e inteligência

A princípio, você pode notar: todo atleta da musculação inclui o ovo na dieta. A clara do ovo ajuda na sintetização da proteína durante a musculação, porque é aí onde está a maior abundância proteica.

Afinal, quem não quer ficar com o corpinho totalmente sem gorduras, mas sem perder a saúde? Vá com tudo se estiver afim de fazer esse tipo de dieta e investir nas suas atividades físicas.

Receitas com clara de ovo

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Receitas sem fronteiras

Primeiramente, uma boa cozinha sempre vai ter ovos na geladeira. E, muito mais, uma boa cozinheira ou bom cozinheiro usa da clara do ovo em suas receitas.

E, sabe quando dá aquela preguiça de cozinhar? O bom e velho ovo frito, ou cozido salva a refeição, principalmente quando o objetivo é diminuir o consumo da carne.

Agora, bom mesmo são os doces feitos a partir desse ingrediente.

Pudim de claras

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Receitas Nestlé

Ingredientes

  • 10 claras
  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 leite condensado
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • raspas da casca de laranja para decora

Modo de preparo

A princípio, separe as 10 clara das 1o gemas de ovos e coloque tudo no liquidificador. Vá batendo afim de deixar o conteúdo bem firme. Por fim, desligue para poder acrescentar os outro ingredientes. Do mesmo modo, despeje com cuidado o lei condensado e bata mais uma vez no menor volume do seu eletrodoméstico.

Na sequência, unte uma forma com manteiga e deposite tudo que bateu dentro dela. Leve ao forno em banho maria e espere sobretudo por 50 minutos seguidos a uma temperatura de 200 graus. Enquanto isso, misture em uma panela o suco de laranja, o açúcar, o amido de milho e as raspas. Em fogo baixo, misture até virar uma calda. Este processo demora cerca de 10 minutos.

Por fim, após ambos os procedimentos prontos, retire o marinado do forno, espere esfriar e coloque na geladeira até gelar. Posteriormente, com o pudim já frio, jogue por cima a calda de laranja. Está pronto, essa porção serve 10 pessoas.

Pavlova

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Um Como

A princípio, a pavlova é um tipo de doce muito muito leve e com uma história bem curiosa. Antes de tudo, saiba que esse prato foi feito em homenagem a uma bailarina. Isso mesmo! Muitos acham que essa comida neozelandesa foi feita no século XIX e recebeu o nome da grande dançarina do balé Anna Pavlova. Não é de hoje que a clara do ovo é ingrediente de comidas tão gostosas como essa sobremesa.

Ingredientes

  • 4 claras
  • 16 colherese (sopa) de açucar ou seja (4 colheres para cada clara)
  • 2 colheres de (sopa rasa) de amido de milho
  • 1 colher de (chá) de vinagre branco de maçã
  • 1 colher de (café) de baunilha.
  • chantilly
  • morangos para decoração

Modo de preparo

A princípio, separe a clara das gemas e coloque no liquidificar. Logo depois, acrescente o açúcar e bata até chegar ao ponto de suspiro. Ao passo que este primeiro procedimento fique pronto, desligue a máquina e coloque o amido de milho, a maça e a baunilha junto as claras batidas. Bate com total delicadeza e reserve.

Nesse ínterim, pegue uma forma com furo no meio unte com manteiga e despeje todo o conteúdo. Na temperatura de 180º, coloque a forma no forno e espere até ficar bem moreninho. Enquanto isso, bata o chantilly com um pouco de baunilha e reserve. De acordo com o tempo estipulado, retire do forno, espere esfriar e desenforme. Após isso, confeite com o chantilly e decore com os morangos.

Merengue

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Marcela Maia

Bem como previsto, essa é a receita mais fácil de todos, porém não menos gostosa. Dá só uma conferida nesse merengue e tente reproduzir em casa. Com toda certeza, os convidados vão adorar.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Este é bem fácil de fazer, mas prepare os braços, porque leva um pouquinho de tempo. Quebre os ovos em uma tigela de vidro e encaixe-a entre as pernas para não escorregar. Colo que o açúcar e com um fouet bata a clara até os grãos sumirem. Isso vai durar cerca de 4 minutos. Você conferir a textura com um garfo. Assim que acabar, despeje em uma batedeira elétrica e bata por 10 minutos da velocidade mais alta.

Pronto, agora é só colocar em um recipiente bem bonito e servir. Você pode acrescentar o merengue em doces, bolos e outros tipo de comidas doces. Não se bloqueie na hora de experimentar!

Como separar a clara da gema

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Allrecipes Brasil

Parece simples, mas muita gente erra na hora de separar a clara de ovo da gema. Portanto, saiba como fazer e não erra esse procedimento. O primeiro jeito é com as mãos. Quebre o ovo em uma das mãos e peneire com os dedos de modo que a clara caia e a gema fique por cima.

Outra maneira é usar a própria casca do ovo, mas é um pouquinho mais complicado. Quebe ao meio a casa, mas controle para não descer o conteúdo interior totalmente. Vá abrindo aos pouquinhos de forma que caia também somente a clara do ovo.

E por fim, a última forma é usar os utensílios adequado para separar a clara da gema. Você pode encontrar essas vasilhas adequadas em supermercados, ou lojas de objetos domésticos.

O que é clara pasteurizada?

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Netto Alimentos

Com o tempo, a clara do ovo foi se industrializando e sendo disponibilizada de várias formas. A clara de ovo pasteurizada é umas dessas inovações tecnológicas. Mas, o que se sabe é que esse modo não feito só para facilitar a vida das pessoas. Ela também é fruto do medo das famigeradas salmonelas. Essa substância não é nada boa para saúde e pode aparecer quando os ovos não são cozidos corretamente.

Portanto, veja as formas de produção da clara pasteurizada e quais formas são disponibilizados no mercado.

Clara pasteurizada resfriada líquida

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Mercado Livre

Um kilo desse produto, aliás, é feito a partir de cerca de 30 ovos. A clara pasteurizada líquida, portanto, é muito usada para o ganho da massa muscular. Este produto pode ser usado em qualquer momento do dia, mas vá logo sabendo que ele dá sensação de saciedade. Portanto, é uma ótima opção para quem está querendo entrar na dieta.

Clara de ovo pasteurizada em pó

Clara de ovo - o que é, benefícios, modo de usar e indicações
Ingredientes Online

Em resumo, a albumina é fonte proteica na clara de ovo em pó. Esse modo desidratado é mais comum durante ser consumido posteriormente aos treinos, porque, com a atividade física, as proteínas são melhores absorvidas. A princípio, você pode acrescentar um pouco do pó em um copo de água, ou em um copo de leite, bater beber tranquilamente a hora que desejar. Ou de acordo com a sua dieta.

Por fim, leia mais sobre os ovos em 7 coisas que acontecem no seu corpo se você comer 2 ovos por dia

Fontes: L’officielForça e Inteligência, Receitas Nestlé, Tudo Gostoso, Panelinha, Proteína Pura, Madrugão Suplementos, Precolandia, Monta Encanta, Cuidaí, Nova Safra, Nutue, Cozinha da Marcia

Fontes de imagens: Tudo Ele, Cura Verde, Receitas sem Fronteiras, Receitas Nestlé, Um Como, Allrecipes Brasil, Marcela Maia, Receiteria, Mercado Livre, Meu Mundo Fit, Netto Alimentos, sina Alimentos, Ingredientes Online, Saúde Curiosa, Karly Marques, Força e Inteligência, Vix

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.