Colágeno em pó, o que é? Para o que serve e como consumir

O colágeno em pó além de ser benéfico para a saúde e funcionamento do organismo, atua também no fortalecimento de unhas e cabelos.

Colágeno em pó, o que é? Para o que serve e como consumir

O colágeno em pó é uma das formas mais recomendadas por médicos(as) para repor a proteína estrutural do corpo que, depois dos 30 anos, diminui sua produção natural e, por consequência disso, deve ser estimulada através de uma alimentação saudável ou suplementação.

Para quem não sabe, o colágeno representa parte de um terço da proteína do nosso corpo e é responsável por manter a aparência jovem da pele, unhas e cabelos. Além disso, ajuda no fortalecimento dos ossos, músculos e articulações.

Além do envelhecimento, fatores como o hábito de fumar, o excesso de exposição ao sol e o consumo exacerbado de alimentos industrializados e carboidratos refinados também podem interferir na produção da proteína. Portanto, o consumo de colágeno em pó nesses casos se faz mais que necessário.

Mas, afinal, como tomar essa suplementação? Isso você irá descobrir ao decorrer dessa matéria. Então, continue por aqui.

O que é?

O colágeno é uma proteína composta por 3.000 aminoácidos e é responsável por fortalecer os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. Além disso, essa proteína é o que mantém a pele elástica e com a aparência jovem, e também fortalece as unhas e cabelos.

Tipos de colágeno e seus benefícios

Colágeno em pó, o que é? Para o que serve e como consumir
Orion

Segundo pesquisas, existem mais de 20 tipos de colágeno no corpo, cada um com uma estrutura e função diferente, por exemplo: nos tendões o colágeno tem forma de fibras e em órgãos vem como um gel. No entanto, existem 3 tipos mais comuns e mais presentes no colágeno em pó, confira:

Tipo I – Também chamado de colágeno hidrolisado, esse tipo representa cerca de 90% da proteína no organismo. É encontrado nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum e denso.

Tipo II – Esse colágeno pode ser encontrado nos olhos, nas cartilagens e nos discos intervertebrais. Aliás, é uma ótima opção para ajudar no tratamento de artrite ou artrose.

Tipo III – Esse tipo de colágeno é o segundo mais encontrado no corpo, no entanto, é o primeiro a diminuir sua produção natural. Ele está presente na pele, músculos e vasos sanguíneos.

Como consumir colágeno em pó

Pinterest

Antes de iniciar o consumo de colágeno em pó, é importante se consultar com um(a) nutricionista para que ela te indique a dose correta e necessária para o seu corpo. No entanto, na maioria dos casos, é recomendado que a suplementação seja feita diariamente, junto das refeições.

A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias, o que equivale a 2 colheres de sopa de colágeno em pó. Essa quantidade pode ser diluída em sucos, leite ou até mesmo iogurtes.

Além disso, vale lembrar que o colágeno também pode ser encontrado em forma de cápsulas e em alimentos como peixes, castanhas e folhas verdes.

Então, o que achou dessa matéria? Aliás, é importante lembrar que não há contraindicações para o colágeno em pó, no entanto, o excesso do uso pode oferecer danos à saúde, principalmente em gestantes ou mulheres em fase de amamentação.

Aproveite que ainda está por aqui e confira também: Suplementos para mulheres – Tipos, benefícios e como usar.

Fontes: My Ocean Drop, Cidade Verde.

Fontes das imagens: Pinterest, Orion, Yahoo. 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.