Combinação de cores – Entendendo como funciona o círculo das cores

Fazer combinação de cores não é algo simples e demanda mais técnica do que bom senso, por isso a importância do círculo das cores.

Para muitas pessoas, fazer a combinação de cores – círculo das cores – pode ser uma tarefa muito complicada e até complexa. Mas diferentemente do que muita gente pensa, saber como combinar cores e tonalidades diferentes está muito além de apenas ter bom senso.

Na prática, existe uma técnica própria para fazer isso. E obviamente, que isso demanda um certo conhecimento básico das cores e principalmente do círculo das cores.

A combinação de cores é muito importante para muitas coisas, afinal, tudo depende disso. Ela está em absolutamente todos os lugares, na moda, na maquiagem, na decoração, na arte, na fotografia, em produtos, no design e etc.

Você já deve ter ouvido falar sobre o poder das cores, ou como elas tem forte influência sobre a nossa percepção das coisas. Por isso, é muito importante saber como fazer combinação de cores para qualquer que seja a finalidade.

Enfim, hoje iremos entender melhor sobre a técnica de combinação de cores, conhecer o círculo das cores e aprender como criar as mais bonitas e diversas combinações. Tudo isso para valorizar ainda mais os seus looks, decoração ou para o que a sua imaginação mandar.

Importância da combinação de cores

Arquitetura Simone Pedreschi

Pode parecer algo fútil para alguns, mas a verdade é que saber como combinar as cores é muito importante para tudo. Com certeza alguma vez na vida você já se viu nesse dilema: que cor combina com qual? Seja para um look mais elaborado, uma make ou até mesmo a decoração da sua sala.

Desse modo, a falta de conhecimento sobre as cores e combinações pode resultar em combinações nada harmoniosas ou até mesmo te deixar refém dos mesmos tons de sempre. E engana-se quem pensa que esse tipo de conhecimento é exclusivo dos profissionais que trabalham com isso ou artistas.

Saber como fazer combinação de cores é importante para todo mundo. Mas é claro que você não precisa saber a fundo tudo sobre isso, basta conhecer o básico para usar no seu dia a dia.

E para aprender isso, o ponto de partida é conhecer o círculo das cores, ou círculo cromático, como também é conhecido. É através dele que surgem todas as combinações.

Entendendo o círculo das cores

Arquitetando Estilos

Nesse círculo, podemos notar que existem 12 cores com tonalidades distintas. Essa é a base para começar a aprender sobre combinação de cores. Ao observar o círculo já é possível perceber quais cores apresentam combinações mais agradáveis e harmoniosas.

Dentro da teoria das cores, temos as três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), as três cores secundárias que são a mistura entre as primárias (verde, laranja e violeta) e seis cores terciárias, que são o resultado da mistura entre as cores primárias e secundárias.

Desse modo, toda combinação é feita a partir da posição dessas cores dentro do círculo, sendo as mais comuns: monocromáticas, análogas, complementares e tríades. Além disso, as cores contam ainda com outras propriedades que contribuem para a combinação, que no caso são a matiz, a luminosidade e saturação.

E por último, você já deve saber que todas elas são divididas entre cores quentes e cores frias. Sendo as cores quentes os tons vermelhos, amarelos, laranjas e rosas que são mais chamativos e alegres. Já as cores frias que são os tons azuis, verdes, e roxos são mais sóbrias. O branco, preto e cinza por sua vez são consideras cores neutras, o que faz delas mais simples de combinar.

Como fazer combinação de cores

Pinterest

Então, sabendo disso é hora de conhecer a técnica de combinação de cores, as quais citamos anteriormente.

Combinação monocromática

Denim Zero

Essa é uma das combinações mais simples de se fazer, além de ser muito elegante. Como o próprio nome diz, se trata de uma variação de tonalidades da mesma cor. Justamente por isso é mais fácil de fazer e geralmente agrada a maioria das pessoas.

Entenda Antes

Nesse tipo de combinação, pode-se acrescentar detalhes em cores neutras para diversificar sem mudar muito a paleta. Lembrando que isso vale para várias finalidades, seja na decoração, na escolha de roupas, maquiagem, fotografias e etc.

Combinação de cores análogas

Denim Zero

Uma combinação de cores análogas consiste em juntar uma cor primária com outras duas cores “vizinhas”, ou seja, que estejam na sequência dentro do círculo das cores. Nesse caso, uma das cores deve prevalecer na combinação, enquanto as outras duas fazem o papel de coadjuvantes incrementando a composição geral. Se trata de uma mistura muito comum na natureza, e que traz uma maior sensação de harmonia e naturalidade.

A Revista da Mulher

No entanto, é preciso ter cautela a fazer combinações de cores análogas e não abusar das cores. Duas no máximo três cores já são suficientes. Assim como a monocromática, essa combinação também é mais simples de se fazer e não possui cores de contraste. Uma dica importante é: procure não misturar cores quentes e frias na mesma composição.

Combinação complementar

Denim Zero

A combinação complementar já é um pouco mais ousada e mistura duas cores oposta no círculo das cores e que apresentam maior contraste entre si. Então, nesse caso está liberado combinar cores frias com cores quentes. Inclusive essa mistura proporcionam combinações criativas e chamativas, sendo muito usada em composições de looks, uma aposta bem vivida e energética.

Versar

Sendo assim, por chamar muito a atenção, a dica é escolher apenas uma das cores para destacar a composição. Desse modo, teremos uma cor dominante e outras cores complementares, ideais para destacar os detalhes. Contudo, ao contrário das composições monocromáticas e análogas, encontrar um equilíbrio na combinação complementar é um pouco mais difícil. Só tenha cuidado para não escolher cores muito vibrantes, uma vez que elas podem se ofuscar. Como na imagem acima, a cor predominante é o azul, mas o amarelo da cadeira e da almofada contrasta bem no quadro completo.

Combinação tríade

Denim Zero

É chamada de combinação tríade a mistura de três cores com a mesma distância entre si dentro do círculo das cores. Portanto, as cores escolhidas devem formar um triângulo equilátero dentro do círculo das cores. Desse modo, a junção dessas cores forma uma tríade moderna, ousada e cheia de contrastes, ao mesmo tempo que mantém o equilíbrio entre as cores.

Tinto Max

Sendo assim, o segredo para harmonizar essa combinação é escolher uma das cores para ser o destaque, e as outras duas para contrastar nos detalhes. Ao contrário das demais combinações, a tríade é com certeza a mais informal e descolada. Funciona muito bem na decoração de ambientes com uma pegada leve e divertida e em propostas criativas e chamativas.

Dicas de combinação com cores individuais

Web Insider

Então, agora que você já conhece mais sobre o círculo das cores e as técnicas de combinações já está pronta para fazer as mais variadas composições, de look, make, decoração e etc. E para te ajudar ainda mais nisso, confira a seguir dicas de combinação com cores individuais:

  • Branco: por ser uma cor neutra, o branco é muito versátil na hora de fazer combinações e combina literalmente com tudo, especialmente com preto, vermelho e azul.
  • Bege: o bege por sua vez contrasta bem com azul, marrom, verde esmeralda, preto, branco e vermelho.
  • Cinza: outro tom dentro da paleta neutra, combina muito bem com tons violeta, rosa, azul e vermelho.
  • Rosa: combina bastante com marrom, branco, verde menta e oliva, turquesa e azul claro.
  • Vermelho: uma cor quente muito vívida que combina muito com amarelo, verde, azul, preto e branco.
  • Marrom: uma paleta com tons em creme, rosa, bege e verde funcionam bem em composições com o marrom.
  • Laranja: contrasta muito com tons lilás, violeta, azul, branco e preto.
  • Amarelo: é uma cor quente que combina muito bem com azul, violeta, lilás, cinza e preto.
  • Verde: combina com laranja, marrom, amarelo, creme, cinza, preto e branco.
  • Lilás: funciona muito bem com tons em laranja, rosa, violeta, amarelo e branco.
  • Preto: a cor universal, combina com todas as cores existentes, tendo destaque para tons laranja, verde, vermelho, amarelo e branco.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pantone – O que é e história da marca que padronizou as cores.

Fontes: Blog Edu K Etiqueta Única Jornal Cruzeiro

Imagens: Ariana Nasi Arquitetura Simone Pedreschi Arquitetando Estilos Pinterest Entenda Antes A Revista da Mulher Versar Tinto Max Denim Zero Insider

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.